Está com a Gengiva sangrando? Então este artigo te ajudará bastante a tirar todas as suas dúvidas sobre sangramento gengival.
Gengiva sangrando: causas | tratamento
Uma das queixas mais comuns que escuto dos pacientes no consultório é quando eles relatam que estão com a gengiva sangrando. E acredite: isso é mais comum do que se possa imaginar.
O sangramento gengival é uma sintoma muito comum na gengivite, que nada mais é do que uma inflamação gengival causada pela placa bacteriana localizada nas paredes dos dentes.
Para se ter uma ideia da prevalência do sangramento gengival, estima-se que mais de 90% da população brasileira apresentam algum grau de gengiva inflamada.
O paciente que possui gengivite na relata apenas a gengiva sangrando. Há outros sintomas que são encontrados, tais como:
- Halitose ( mau hálito );
- Gosto ruim com sabor metálico na boca;
- Coceira na gengiva;
- Gengiva solta;
- Gengiva inchada;
- Gengiva com aspecto vermelho brilhante.
Por que fico com a gengiva sangrando?
Na nossa boca, há bactérias que já fazem parte do ambiente oral. Essas bactérias pode iniciar a formação de uma fina película chamada biofilme bacteriano.
Esta película fica grudada na.superfícies dos dentes. O desenvolvimento desta película é controlado pela higiene bucal, que se dá pelo uso da escova de dentes e fio dental bucal.
Quando a escovação dental é deficiente, ocorre a formação da placa bacteriana nos dentes, com liberação de ácidos que atacam não somente os dentes como também os tecidos ao redor, como a gengiva.
Diante disso, desenvolve-se um quadro de inflamação gengival, com todos os sinais e sintomas discutidos acima, incluindo o sangramento gengival.
E quando a gengiva sangra do nada? Devo me preocupar?
De fato, o sangramento gengival espontâneo nem sempre poderá ter relação com uma má higiene bucal. Algumas doenças podem trazer este sintoma, como:
- Leucemia (fase aguda da doença);
- HIV;
- Determinadas síndromes;
- Medicações (fenitoína, por exemplo);
- Deficiência de vitaminas;
- Traumas;
- Diabetes Mellitus;
- Período de gestação (alterações hormonais podem ocasionar sangramento gengival);
- Reações alérgicas aos componentes das obturações (restaurações dentárias) ou a próteses dentárias;
- Periodontite de progressão rápida;
- Doenças autoimunes (Lupus, Eritema Multiforme, Líquen plano, etc.).
É possível tratar o sangramento gengival?
A boa notícia é que a gengiva sangrando tem tratamento e é realizado pelo dentista no consultório. O tratamento consiste na realização de uma raspagem (limpeza) a superfície dos dentes, a fim de remover toda a placa bacteriana que está causando a inflamação na gengiva.
Após alguns dias, a gengiva ficará saudável novamente. Contudo, caso a Higiene bucal esteja ruim, o sangramento gengival voltará rapidamente após alguns dias.
Na internet, é possível encontrar diversas receitas e remédios caseiros que prometem acabar com a gengivite. Contudo, estes tratamentos são apenas paliativos, isto é, o tratamento não é feito na placa bacteriana, principal causadora da inflamação gengival.
Medicações vendidas em farmácias podem ajudar no combate, porém desde que estejam associadas ao tratamento feito pelo dentista.
Como evitar que minha gengiva fique sangrando?
O prevenção é simples: bastará ter uma boa higiene bucal, que inclui o uso da escova de dentes, do fio dental bucal e do limpador de língua.
Além disso, visitas periódicas ao dentista a cada seis meses são fundamentais para prevenir ou até mesmo evitar o aparecimento de problemas de saúde bucal.