dente podre fotos 5

→ Dente podre: causas | tratamento | como prevenir

5/5 - (1536 votes)

Em meu consultório, toda semana escuto algum paciente reclamando que está com o dente podre. Colocando-se no lugar do paciente, o dente podre, em geral, refere-se a problemas comumente vistos pelo dentista, que iremos discutir adiante.

Na maior parte dos casos, os problemas de saúde bucal podem causar um gosto ruim e um mau cheiro na boca (mau hálito). Por isso que o paciente usa o termo dente podre.

O que o paciente não sabe é que o dente podre, em um número considerável dos casos, tem tratamento.

O que é o dente podre?

Quase sempre, o paciente diz que o dente está podre quando ele apresenta algum problema que provoque algo que ele possa sentir, como dor, mau gosto ou até mesmo mau hálito, tais como:

  • À cárie dentária;
  • A um resto de raiz de dente;
  • A um dente quebrado;
  • A um dente furado que retém comida na hora de alimentação, não sendo possível removê-la em boa parte dos casos;
  • A um dente com necessidade de tratamento de canal que se encontra aberto;
  • A uma inflamação na gengiva (gengivite);
  • A um abscesso no dente;
  • Apresenta mobilidade dental causada pela doença periodontal (perda do osso que sustenta o dente);
  • A uma bolha na gengiva ou no pé do dente.

Ou quando ele apresenta uma aparência de dente estragado, como mostra a foto abaixo:

dente podre fotos

Em alguns casos, realmente, o dente está tão estragado que não é possível salvá-lo ou a solução para recuperar o dente comprometido é bem complicada.

Apesar do paciente achar que o dente está podre ou perdido, somente o dentista poderá confirmar se é possível salvar o dente ou não.

Veja abaixo algumas situações que o dente, com grande chance, está condenado:

  • Fraturas dentárias muito extensas, que não possuem suporte para receber uma restauração dentária (obturação) comum nem uma prótese fixa (coroa);
  • Cáries muito extensas que comprometem profundamente as raízes dos dentes;
  • Dentes cujas raízes foram separadas pela cárie ou até mesmo por uma fratura no dente.

Em outras palavras: nem sempre um dente podre tem indicação de extração. O dentista, através da consulta e de exames complementares (radiografias odontológicas) saberá se será possível recuperar o dente podre.

dente podre fotos radiografia dentista

Por mais que estejamos no século 21, ainda é comum encontrarmos pacientes que, mesmo assim, ainda querem arrancar o dente. Acredite: em boa parte dos casos, é MUITO mais fácil e BARATO tentar salvar o dente do que extraí-lo.

Quais são os tratamentos para o dente podre? Tem como salvá-lo? O que fazer com o dente podre?

Como mencionei, o primeiro passo é saber se o dente realmente está podre ou perdido. O dentista pode fazer isso facilmente.

E quanto mais cedo procurar, melhor, pois o dente pode se quebrar cada vez mais, ficando impossível recuperá-lo, terminando na necessidade de  extrair o dente (arrancar o dente), como mostra a foto abaixo:

dente podre fotos 2

Por exemplo, cáries dentárias muito extensas podem reter comida durante a alimentação, como mostra a foto abaixo.

dente podre fotos 3

Contudo, é perfeitamente possível salvar este dente a partir da remoção da cárie no dente, inclusive muitas vezes sem a necessidade de ter que se fazer o canal do dente.

No caso, após as remoção da cárie no dente, faz-se a restauração (obturação),que pode ser na hora mesmo ou em mais de uma consulta (restauração dentária indireta).

Dependendo do estrago no dente, o dentista colocará uma coroa dentária (prótese fixa dentária) no dente do paciente.

Em boa parte dos casos, valerá apena recuperar o dente podre porque ele pode não estar tão podre como o paciente imagina!

Isso sem falar que recuperar um dente estragado, muitas vezes, é bem mais barato do que extrair o dente e colocar uma peça (prótese dentária) ou um implante dentário.

Quanto custa para recuperar um dente estragado? Dente podre tem conserto? Vale a pena recuperar?

O preço para recuperar um dente estragado, de fato, pode variar bastante. Tudo vai depender do tratamento odontológico que será realizado.

Para se ter uma ideia, o tratamento de um dente estragado pode se resumir apenas a uma restauração dentária (obturação).

Outro aspecto importante é que a Odontologia, nos dias atuais, apresenta uma alta tecnologia, favorecendo não só a recuperação do dente estragado como também a durabilidade deste dente recuperado.

Um dente podre fede?

Sim, o dente podre fede!

Um dos motivos nos quais o paciente procura o dentista é o mau cheiro exalado daquele dente podre.

De fato, o dente estragado pode causar mau hálito porque, durante a alimentação, a comida pode ficar presa dentro do dente, sendo bem difícil a remoção.

Logo, haverá um ambiente propício para o desenvolvimento bacteriano, havendo também a liberação de gases com odor ruim, provocando o mau hálito por causa do dente que está podre.

Como evitar que o dente fique estragado?

Na maioria esmagadora dos casos, o dente fica podre por causa de uma higiene bucal ruim. Desta forma, problemas de saúde bucal como a cárie dentária e periodontite podem contribuir para estragar o dente.

Além disso, consultas periódicas ao dentista ajudam a identificar possíveis problemas que o paciente não veja e que podem evoluir para um dente podre, como uma cárie entre os dentes, como mostra a foto abaixo:

Curiosidade: O que significa sonhar com dente podre?

Primeiramente, não ache estranho sonhar com dente, ainda mais com dente estragado! Os dentes podem aparecer moles, caindo, podres, quebrados, etc.

Segundo especialistas neste assunto, sonhar com dente podre pode passar vergonha em alguma situação, medo de ser rejeitado e até medo de assumir ou atuar em uma nova tarefa no trabalho.

Outros relatos mencionam que sonhar com dente podre pode indicar algum alerta para a saúde ou que algum parente próximo


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

 

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]