escova de dente curaprox

→ Descubra qual a melhor escova de dente para a higiene bucal

5/5 - (272 votes)

Uma pergunta bastante frequente no consultório é: qual a melhor escova de dente para realizar a higiene bucal da melhor forma possível?

Sem rodeios: há diversos tipos de escova de dente no mercado. Algumas delas prometendo até milagres! A melhor escova de dente é aquela que apresenta alguns requisitos que facilitam ou potencializam a higiene bucal, reduzindo assim a chance de desenvolver problemas bucais, como a cárie dentária e a gengivite (gengiva inflamada).

De antemão, menciono que de nada adianta ter uma escova de dentes feita pela NASA e não utilizá-la. Ela por si só não faz milagres. Faça a higiene bucal regulamente.

Que características uma escova de dente tem que possuir para ser considerada adequada para a melhor higiene bucal?

A escova de dente deve possuir uma cabeça pequena

Nos dentes de trás da boca (dentes posteriores), há uma dificuldade maior na higiene bucal, uma vez que há uma dificuldade de se visualizar e pouco espaço para manusear a escova de dente.

escova de dente 2

Diante disso, faz-se necessário escolher uma escova de dente com a cabeça pequena, visando a higiene dos dentes posteriores de uma forma adequada. Logo, evite aquelas escovas de dente com os cabeções!

A escova ideal tem que ter, de maneira geral, cabeça pequena (para promover o  melhor alcance e limpeza nos dentes posteriores) e cerdas macias (para evitar maior desgaste do esmalte dentário e trauma nos tecidos gengivais).

As cerdas da escova de dente devem ser MACIAS e de NAILON

Na maioria esmagadora dos casos, o paciente tende a achar que a escovação dental é associada à força. Muito pelo contrário. A higiene bucal ocorre por FRICÇÃO e não pelo uso da força excessiva. Diante disso, não é necessário ter uma escova de dentes cujas cerdas são duras.

Resultado de imagem para cerda escova de dente

As cerdas devem ser macias para evitar traumas nos tecidos orais, como por exemplo a gengiva, e para alcançar com mais facilidade aquelas regiões entre os dentes e entre a gengiva e o dente. Além disso, suas cerdas devem ser de náilon, por apresentar maior resistência e durabilidade.

A escova de dente deve ter uma cabeça flexível

Uma escova dental com a cabeça flexível permitirá uma higiene bucal mais eficaz, principalmente na região dos dentes posteriores, já que a escova de inclinará na região e limpará melhor a superfície dos dentes.

O cabo da escova dental deve possuir uma boa empunhadura

Você já usou aquela escova dental que, na hora de higiene bucal, ela escorrega da sua mão? Pois é. Escovas de dente com cabos muito finos dificultam a empunhadura. Opte por escovas com cabos adequados para a sustentação.

O design na escova de dente influencia no resultado da escovação?

Não. Embora seja algo mais voltado para o marketing (isso faz parte do processo de vendas), o design das escovas de dente não influenciam de maneira significativa na higiene bucal.

Quanto tempo dura uma escova de dente? Quando deverei trocá-la?

A troca da escova dental deve ocorrer:

  • A cada 3 meses;
  • Quando as cerdas estiverem desgastadas, caindo ou abertas.

Quanto mais tempo você passa com a escova, menor será a eficácia dela na higiene bucal. Algumas escovas disponibilizam cerdas com corantes que desaparecem à medida que a escova é utilizada. Desta forma, é possível saber qual a época ideal pra troca.

O desgaste da escova dental em pacientes que usam aparelho dentário é bem maior. Diante disso, faz-se necessário trocar a escova de dente a cada 30 ou 45 dias.


Como mencionei, a escolha da escova de dente deve seguir os parâmetros discutidos neste artigo. Há diversas escovas dentais que apresentam todos estes requisitos necessários para uma efetiva higiene bucal. Do outro lado, é importante que haja o USO da escova de dente.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

falecono[email protected]