A halitose, termo utilizado para o mau hálito, atinge milhões de pessoas em todo o Brasil e no mundo. É bastante comum associar o tratamento ao uso de remédios para o mau hálito.
Na verdade, há remédios para o mau hálito existentes no mercado, porém atuam como agentes complementares, isto é, em combinação com o tratamento que está combatendo a causa para potencializar os resultados.
Em outras palavras: fazer uso de remédios para o mau hálito não vai trazer resultados efetivos, visto que haverá apenas um tratamento paliativo.
Vamos raciocinar: uma pessoa está com febre. Esta febre está sendo causada por uma infecção. Se a pessoa tomar um analgésico, a febre vai baixar, mas logo volta porque a infecção não foi tratada.
Logo, a pessoa pode e deve fazer uso de analgésicos para baixar a febre, desde que seja feito o uso de antibióticos para tratar a infecção.
Ocorre a mesma coisa com a halitose. Não adianta nada tomar um remédio para o mau hálito se não tratar a causa. Por falar nisso, há mais de 50 causas do mau hálito. Veja algumas abaixo com seu respectivo tratamento:
- Gengivite: inflamação gengival que causa diversos sintomas como sangramento gengival, gengiva inchada e mau hálito. O tratamento consiste na remoção da placa bacteriana, e esta remoção é realizada pelo dentista;
- Doença periodontal (periodontite ou piorreia): evolução da gengivite que causa sintomas mais graves, como a destruição óssea e perda do dente. Assim como a gengivite, o tratamento da doença periodontal consiste na remoção do tártaro e da placa bacteriana, e esta remoção é realizada pelo dentista;
- Saburra Lingual (língua branca): acúmulo de células mortas, restos alimentares e bactérias na parte posterior da língua. A saburra lingual é uma das principais responsáveis pelo mau hálito. O diagnóstico é feito pelo dentista e o tratamento e controle poderá ser feito pelo paciente.
Perceba que os três problemas acima requerem a intervenção de um dentista para acabar com o mau hálito. Ou seja, não adianta nada tomar remédios para o mau hálito se a causa do problema não for tratada.
Do outro lado, tratamentos feitos simultaneamente tendem a ser mais efetivo. Vamos criar uma situação na qual a pessoa tinha um mau hálito originado de uma gengivite. Além de tratar a gengivite com o dentista, o paciente pode fazer ao mesmo tempo:
- Uso de enxaguantes bucais (desde que indicado por dentistas);
- Realizar a higiene bucal correta (3x ao dia ou após cada refeições), realizando a escovação dental, uso do fio dental e limpeza da língua;
- Beber pelo menos 2,5L de água por dia para favorecer a formação de saliva;
- Fazer uso de alimentos detergentes, como a maça;
- Ingerir sucos com propriedades antibacterianas, como suco de limão;
- Fazer uso de chás que auxiliam na digestão, como chá de boldo.
Há remédios para o mau hálito tanto caseiros quando industrializados. Os remédios para o mau hálito possuem valor, desde que sejam utilizados de forma complementar ao tratamento principal!