como acabar com o mau hálito da garganta

→ Caseos amigdalianos: como acabar com o mau hálito da garganta?

5/5 - (285 votes)

A halitose, nome científico do mau hálito, atinge uma parcela considerável de pessoas em todo o país. A maioria das causas do mau hálito tem origem na cavidade bucal (boca).

Diante disso, é bem comum ouvir dos meus pacientes se pode existir um mau hálito da garganta. A resposta é: não só pode como existe!

É importante saber que o mau hálito na garganta está entre as três principais causas da halitose, segundo estudos científicos.

O que causa o mau hálito da garganta?

De maneira geral, o mau hálito na garganta é ocasionado por bolinhas amareladas ou brancas denominadas caseos amigdalianos que tem uma aparência de bolinhas de queijo devido a cor, são compostos por restos de comida e bactérias. 

Resultado de imagem para amigdala caseum

Estas bolinhas da garganta se localizam dentro de pequenas cavidades nas amígdalas chamados criptas amigdalinas. 

Durante a alimentação, os resíduos alimentares ficam presos nestas pequenas cavidades e, associado às bactérias presentes da boca, que possuem um mau cheiro horrível, ocasionando o mau hálito na garganta, como é conhecido popularmente.

Nem todas as pessoas que possuem amígdalas têm estas criptas que facilitam a formação das bolinhas na garganta

De forma geral, estas cavidades são cicatrizes de quadros recorrentes de amigdalites (inflamação ou infecção nas amígdalas). 

Além da halitose, estas bolinhas na garganta podem causar problemas de saúde, já que estas bolinhas na garganta estão compostas por muitas bactérias.

Os cáseos amigdalianos podem ser literalmente expulsos durante uma conversa ou uma simples tossida, o que pode causar um horrível constrangimento, segundo relatos que já ouvi no meu consultório de diversos pacientes.

O desenvolvimento dos cáseos amigdalianos também pode ser acelerado ou até mesmo causado por determinados problemas de saúde, como é o caso de um resfriado, rinite e sinusite, pelo fato de que há uma formação considerável de muco,favorecendo a formação do mau hálito na garganta.

Outra questão importante que poucas pessoas sabem é que a saburra lingual, conhecida como língua branca, língua saburrosa ou língua esbranquiçada, possui influência direta na formação do mau hálito da garganta, já que a saburra lingual fica localizada na parte de trás da língua, bem próximo às amígdalas.

Esta proximidade faz com que as bactérias da saburra lingual migrem para as criptas amigdalianas, favorecendo a formação dos cáseos amigdalianos e o mau hálito na garganta.

Outras fontes de bactérias para os cáseos amigdalianos são:

  • Cárie dentária;
  • Gengivite (gengiva inflamada);
  • Periodontite (doença periodontal ou piorreia);
  • Restos de raízes dentárias;
  • Abscessos dentários. 

Como acabar com o mau hálito na garganta?

Na rede de internet, há muitos gurus com inúmeras receitas ditas milagrosas para acabar com os cáseos amigdalianos e acabar com o mau hálito na garganta. É possível acabar com o  mau hálito da garganta, mas é necessário um controle de determinados fatores, como a higiene bucal.

Não existem remédios e medicamentos caseiros que acabem com os cáseos amigdalianos. No máximo eles diminuem a quantia de bactérias que podem se acumular nas criptas amigdalianas e causam um leve frescor no hálito, como é o caso do suco de limão.

Estes tratamentos caseiros são, na verdade, complementares ao tratamento principal do mau hálito da garganta.

O primeiro e principal passo é ter uma excelente higiene bucal, principalmente limpando a língua, já que a formação da língua branca ajuda bastante para a formação dos cáseos, logo, para a formação do mau hálito da garganta.

Para remover estas bolinhas na garganta, pode-se e deve-se fazer gargarejos com água morna (não quente para não causar queimaduras), pois a temperatura da água causará a dilatação (aumento) das criptas, ajudando na remoção dos caseos amigdalianos..

Cáseos amigdalianos originados por processos infecciosos (amigdalites, sinusites ou rinites) devem ser tratados com o otorrinolaringologista.

Tanto a gengivite como a saburra lingual e os cáseos amigdalianos são responsáveis pelo mau hálito. É importante saber lidar com estes problemas. Clique na imagem abaixo e conheça nosso programa de eliminação do mau hálito.

 

mau hálito na gargantaPrograma Hálito Fresco

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]