No dia a dia do consultório, escuto alguns pacientes perguntarem como acabar com o mau hálito que vem do estômago. Então, vamos debater sobre a halitose que vem do estômago para não restar mais dúvida sobre este assunto.
A halitose, nome científico do mau hálito (o famoso bafo de onça), afeta milhões de pessoas em todo o Brasil. Há mais de 50 causas para a formação da halitose, e muitas delas são desconhecidas pelas pessoas.
A halitose, nome científico do mau hálito (o famoso bafo de onça), afeta milhões de pessoas em todo o Brasil.
MAU HÁLITO ESTÔMAGO CAUSAS
Outras delas requerem uma explicação melhor, como é o caso do mau hálito que vem do estômago. Isso existe mesmo ou é mais um mito na internet?
É natural que as pessoas associem a halitose ao estômago, principalmente quando a pessoa apresenta algum grau de gastrite ou de refluxo gastroesofágico, criando assim este mito do mau hálito do estômago.
Em um quadro de refluxo, a pessoa fica com um gosto ruim na boca, sendo este o motivo pelo qual as pessoas tendem a associar o mau hálito ao estômago.
Como mencionei, há mais de 50 causas para o mau hálito, porém nem o estômago nem o refluxo gastroesofágico fazem parte desta lista.
O gosto ruim que é lançado na boca pelo refluxo gastroesofágico causa uma halitose momentânea, que tende a passar após alguns segundos.
E de onde vem este mito do mau hálito que vem do estômago?
O pensamento de que o mau hálito vem do estômago ocorre quando as pessoas passam muito tempo sem comer, sem beber água ou quando ingerem algum alimento com cheiro forte, como é o caso da cebola ou alho.
Na verdade, quando o organismo passa muito tempo sem receber alimentos, ele degradará proteínas do corpo para gerar energia.
Nesta degradação, há a formação de gases com odor ruim, que caem na corrente sanguínea e, na troca gasosa que ocorre nos pulmões, eles serão liberados pela boca através da respiração. Ocorre algo semelhante na ingestão dos alimentos com alto teor de gordura ou enxofre.
Logo, perceba que o mau hálito do estômago, na verdade, não existe, por mais que se acredite nisso. A questão é a digestão de alimentos que produzem gases causadores do mau hálito, e não do estômago.
Além disso, o cheiro exalado pelo refluxo é diferente do que é encontrado nos casos clássicos de halitose, que é composto por compostos sulfurados voláteis. Neste caso, não encontramos compostos derivados do enxofre no refluxo gastroesofágico.
Outra confusão que os pacientes fazem é com a questão de possíveis problemas intestinais, como é o caso da prisão de ventre. Durante a consulta, o paciente menciona o mau hálito estômago, mas logo em seguida fala sobre prisão de ventre.
Neste caso, o fato de não eliminar as fezes normalmente faz com que o mau cheiro originado delas seja literalmente empurrado contra as paredes do intestino, caindo assim na corrente sanguínea, passando pelos pulmões e sendo exalado pela boca.
Veja abaixo algumas causas da halitose:
- Cárie dentária (cárie no dente);
- Gengivite (inflamação gengival);
- Periodontite (doença periodontal ou piorreia);
- Saburra lingual (língua branca);
- Caseos amigdalianos (bolinhas brancas na garganta);
- Ingestão frequente de alimentos gordurosos e com alto teor de proteínas;
- Problemas intestinais (prisão de ventre);
- Boca seca;
- Boca amarga.
Então, esqueça este mito sobre o mau hálito que vem do estômago. Há outras causas MUITO mais prováveis para a origem da halitose.