A halitose, conhecida como mau hálito, afeta milhões de pessoas em todo o Brasil. Há mais de 50 causas para o mau hálito e, constantemente, estudos vêm sendo feitos para aprimoramento contínuo do tratamento deste inconveniente problema.
Recentemente, estudos mostraram que a resposta para o combate ao mau hálito pode estar dentro do supermercado local, com base em pesquisas feitas por microbiologistas japoneses.
Em um pequeno estudo parcialmente financiado com um fabricante de iogurte japonês, os pesquisadores descobriram que um plano de alimentação que inclui três porções de iogurte sem açúcar, todos os dias, podem atacar bactérias que se reproduzem em torno da língua.
Vale salientar que a saburra lingual, principal causa do mau hálito de origem bucal, é composta de restos alimentares, descamações dos tecidos orais e bactérias bucais.
Como essas bactérias se alimentam de partículas de alimentos, elas são capazes de liberar odores desagradáveis através da boca, causando assim um mau hálito terrível.
Participantes da pesquisa que comeram o iogurte no período determinado demonstraram uma redução de 80% em suas quantidades de sulfeto de hidrogênio – um composto que causa a halitose – após 6 semanas de tratamento.
Manter uma boa higiene dental é importante para manter a boca saudável e o hálito fresco. A maioria dos tipos de halitose pode ser controlada através de uma excelente higiene bucal, escovando os dentes três vezes ao dia, usando o fio dental e limpando a língua.
Agende visitas odontológicas regulares para limpezas e exames profissionais. Discuta questões de saúde, por exemplo, cirurgias recentes ou doenças e medicamentos que você está tomando em conjunto com seu dentista.
Porém, embora a maior parte das causas do mau hálito estejam na boca, é importante saber que há outros fatores que também podem provocar a halitose no indivíduo.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.