A gengivite, como o nome já sugere, consiste em uma inflamação gengival que provoca alguns sintomas facilmente percebidos pelos pacientes, que inclusive chegam relatando o sintoma mas não tem ideia de que se trata de uma inflamação gengival.
Conhecendo estes sintomas que podem sugerir uma inflamação gengival, o paciente pode perceber que há algo de errado na boca e procurar o dentista o quanto antes, evitando assim que o problema cresça mais, pode comprometer inclusive a saúde geral do paciente.
Veja abaixo 7 sinais de que você pode estar com gengivite (inflamação gengival)
1. Sangramento gengival
Trata-se de uma das principais queixas dos pacientes no consultório. O sangramento é um sinal clássico gengivite, pois há uma inflamação em um tecido bastante vascularizado. A gengiva pode sangrar durante a alimentação, a escovação dos dentes ou até mesmo sangrar espontaneamente (do nada).
2. Gosto de metal na boca
A inflamação gengival pode ocasionar o aparecimento de um gosto metálico na boca, que vem em decorrência do sangramento gengival. Este é um dos sintomas que o paciente possui mas, por se tratar de algo que ele sente mas não vê, ele termina por não procurar um dentista para tratar.
3. Gengiva inchada na boca
Numa inflamação, há o aumento do volume do tecido inflamado, e na inflamação gengival não seria diferente. O paciente relata que a gengiva está inchada (foto abaixo). E não é uma sensação. Realmente a gengiva fica inchada, podendo até cobrir uma parte dos dentes em determinados casos.
4. Dor (ardência) ou coceira na gengiva inflamada
Embora não seja um sintoma muito comum, o paciente pode relatar que a gengiva dói (ou arde) ou que sente uma coceira em alguns pontos do tecido gengival.
Aqui é MUITO importante realizar o diagnóstico diferencial com outros problemas, já que as dores podem vir dos dentes, como por exemplo uma cárie dentária profunda ou até mesmo a necessidade de tratamento de canal do dente.
5. Gengiva bastante vermelha e brilhante
Outro sinal clínico bastante comum na gengivite é o aspecto brilhoso e vermelho dos tecidos gengivais (foto abaixo).
Uma gengiva saudável (livre de inflamação) possui um aspecto róseo com textura de casca de banana (foto abaixo).
6 – Aparecimento de Halitose (mau hálito)
Outro problema que pode ser encontrado nos pacientes que apresentam gengivite é a halitose (mau hálito). Partindo do pressuposto que, na maioria esmagadora dos casos, a gengivite é causada pela presença da placa bacteriana, ocorre a liberação de gases por parte das bactérias.
Tal liberação pode provocar um mau hálito, que geralmente é percebido por outras pessoas que avisam ao paciente sobre o problema.
7 – Gengiva Solta
Outro sinal que o paciente pode relatar é que a gengiva está solta. De certa forma, é exatamente como ele menciona. A inflamação gengival faz com que haja uma perda da inserção gengival no dente, fazendo com que a gengiva fique solta, podendo expor a raiz do dente, deixando os dentes sensíveis.
Na maioria dos casos, estes sinais e sintomas discutidos acima estão relacionados à gengivite. No aparecimento deste sinais e sintomas, mesmo que isoladamente, procure um dentista.
É importante lembrar que, caso seja confirmado o diagnóstico de gengivite, é importante ter em mente que quase sempre ela aparece em decorrência de uma higiene bucal deficiente.
Uma gengivite não tratada poderá evoluir para uma doença periodontal (periodontite), podendo ocasionar destruição óssea e perda dos dentes.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.