gengiva sangrando

→ Minha gengiva está sangrando. O que fazer?

Rate this post

Você está escovando os dentes e percebe uma cor vermelho ou rosa na pasta de dente? A gengiva sangra quando usa fio dental bucal? É possível que você esteja com gengivite.

Embora a quantidade de sangue que sai da gengiva seja muito pequena, não é por isso que você vai deixar para lá. Vamos entender:

Gengivite – por que minha gengiva sangra?

A gengivite é uma inflamação na gengiva que possui diversas causas, sendo a mais comum a placa bacteriana que deixa a gengiva inchada e inflamada. De maneira geral, os sinais sintomas da gengivite são:

  • Gengiva inflamada;
  • Gengiva sangrando;
  • Gosto metálico ruim na boca;
  • Gengiva inchada;
  • Gengiva com aspecto vermelho brilhante ou até mesmo roxa;
  • Coceira na gengiva;
  • Gengiva solta.

 

Outras condições que deixam a gengiva inchada:

  • Tabagismo;
  • Uso de drogas;
  • Diabetes;
  • HIV;
  • Herpes Labial;
  • Leucemia;
  • Câncer;
  • Epilepsia.

Contudo, há algumas estratégias que podem ser feitas caso perceba que está com gengivite. Veja abaixo o que fazer quando a gengiva estiver sangrando:

Reforce a higiene bucal se perceber que está com gengiva sangrando

Muitas pessoas, quando percebem o sangramento da gengiva, deixam de escovar os dentes. É para fazer exatamente o inverso.

A principal causa do sangramento das gengivas é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Se você não remover a placa imediatamente, ela endurecerá e formará o tártaro nos dentes.

O tártaro dental é uma placa calcificada que adere nos dentes e está constantemente irritando as gengivas, o que faz com que elas sangrem e possam evoluir para tipos mais complicados doenças gengivais.

A maneira mais simples de reduzir o acúmulo de placa, juntamente com o risco de sangramento nas gengivas, é sempre ter uma excelente rotina de higiene bucal, que inclui:

  • Escovar os dentes com pasta dental que contenha flúor pelo menos 3x ao dia ou sempre após as refeições;
  • Usar o fio dental bucal pelo menos 2x por dia;
  • Limpar a língua pelo menos 1x por dia.

Cheque SEMPRE sua escova de dentes e seu fio dental

Se você realiza escovação dental e uso do fio dental regularmente e via ao dentista regularmente e, mesmo assim, ainda está com a gengiva sangrando, talvez suas ferramentas para a higiene bucal não estejam boas. 

Embora possa parecer que a escova de dentes com cerdas médias ou firmes (duras) limpa os dentes e as gengivas muito mais profundamente ou completamente, as cerdas mais duras normalmente causam irritação – o que pode ser o motivo das suas gengivas estarem sangrando.

Use escova de dentes com cerda macias. Associado a isso, faça movimentos suaves, sem a necessidade de colocar força na escovação. A limpeza dos dentes ocorre por fricção e não por força excessiva.

Mantenha dieta equilibrada e saudável

A quantidade e, principalmente, a FREQUÊNCIA que você come influencia bastante no desenvolvimento da gengivite. Alimentos que contêm muito açúcar ou carboidratos simples aumentam o risco de problemas nos dentes e gengivas, já que o açúcar resulta em um ambiente perfeito para a produção da placa, uma vez que as bactérias se alimentam dele.

Reduza o açúcar da dieta e diminua a frequência. Ao invés de comer açúcar várias vezes ao dia, coma uma maior quantidade uma ou duas vezes.

Entenda que Você não precisa banir doces da sua existência. Certifique-se de comê-los moderadamente, e escovar após esses lanches, pois, o açúcar não pode ficar muito tempo disponível na boca.

Medicações podem contribuir para o sangramento gengival

Certos medicamentos também podem aumentar a possibilidade de as gengivas sangrarem. Alguns analgésicos vendidos, como a aspirina e anticoagulantes, diluem o sangue e, portanto, podem aumentar a chance de sangramento.

Também é possível que qualquer medicamento prescrito leve ao sangramento da gengiva. Se esse for o problema, o seu médico pode aconselhar uma dose diferente ou possivelmente outra medicação.

Sempre consulte o seu médico se achar que os medicamentos causam efeitos indesejáveis, mesmo que pareçam leves.

Vá ao seu consultório odontológico

Se mudar seus hábitos de higiene dental, modificar seus medicamentos e procurar uma dieta balanceada e saudável não melhorar o quadro de sangramento na gengiva, o segundo passo deve ser o de ir ao consultório odontológico.

O dentista  examinará seus dentes e gengivas e e saberá se a causa do sangramento gengival é algo que não se pode tratar em casa ou até algo mais sério.

O dentista também pode fazer um raio-x nos dentes e nas gengivas, caso haja necessidade. Se ele acredita que as soluções de tratamento são necessárias, assim como uma limpeza profunda ou cirurgia periodontal, você provavelmente vai visitar um periodontista, que se concentra no tratamento das gengivas.

Às vezes, sangramento nas gengivas não é problema, no entanto, por vezes, pode justificar o tratamento por parte do dentista. Através de um diagnóstico e os cuidados adequados, o sangramento das gengivas tenderá a sumir!


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]