gengiva retraída

→ Gengiva retraída : Causas | Tratamento | Prevenção

Rate this post

Sabe aquela sensibilidade nos dentes que muitas pessoas relatam? Ela pode ser causada pela gengiva retraída, conhecida tecnicamente entre os dentistas por retração gengival.

A ocorrência da retração gengival é mais comum do que se possa imaginar e está mais presentes em adultos jovens e idosos, embora possamos ver retração de gengiva em qualquer idade.

O que é a gengiva retraída ( retração gengival )?

Em um dente comum e saudável, a gengiva no final do dente cobre a raiz (foto abaixo), protegendo-a de agentes externos, como alimentos frios ou gelados.

sonhar com dente

Porém, em decorrência de algum problema na dentição, a gengiva pode se direcionar para o pé do dente, causando a retração de gengiva ou retração gengival, como mostra a foto abaixo.

retração gengival dentes sensíveis

Gengiva retraída causas

A retração gengival apresenta diversas causas, sendo a maior parte delas causada pela placa bacteriana e tártaro no dente. Veja abaixo algumas causas:

  • Placa bacteriana;
  • Tártaro dental;
  • Escovação dental feita com muita força;
  • Problemas de oclusão (mordida errada);
  • Tratamentos com aparelho dentário fixo;
  • Traumas dentais;
  • Doenças na gengiva, como a gengivite ( gengiva inflamada ) e a periodontite;
  • Restaurações dentárias deficientes;
  • Próteses mal adaptadas.

Que problemas a retração gengival pode causar à pessoa?

Uma vez que identificamos a retração gengival, é comum que o paciente relate os problemas abaixo:

  • Dentes sensíveis: quando há retração de gengiva, a raiz dentária, que contém nervos, fica exposta. Logo, quando um alimento gelado, quente ou doce toca nesta raiz, o paciente poderá ter sensibilidade dentária;
  • Comprometimento da estética do sorriso: há casos nos quais encontramos gengiva retraída nos dentes da frente, e esta retração gengival aparece quando a pessoa ri.
  • Dor de dente;
  • Carie na raiz do dente.

A gengiva regenera? A retração gengival volta ao normal?

Não naturalmente. Quando há gengiva retraída, também há perda do osso que fica abaixo desta gengiva e daria suporte a ela. Por isso que a retração no dente não volta ao normal.

Tratamento da gengiva retraída

Na consulta odontológica, o dentista irá identificar a causa da retração gengival. Após achar a causa, haverá o tratamento para a remoção do agente causador da gengiva retraída para evitar que a retração gengival aumente.

Eliminada a causa, agora é hora de discutir com o paciente as possibilidades de tratamento da gengiva retraída.

Na maior parte dos casos, o tratamento da retração gengival consistirá no recobrimento da raiz, que é realizado com resina composta.

Há no mercado algumas resinas que possuem a cor da gengiva, isto é, não passa a impressão que é uma obturação no dente.

Contudo, o recobrimento da retração de Gengiva com resina deverá ser limitado a casos cuja retração gengival apresenta, no.máximo, uma tamanho intermediário, principalmente se esta gengiva retraída for nos dentes da frente.

No caso de retrações muito grandes, o recobrimento através da cirurgia gengival pode ser indicado.

Na internet, há blogs que indicam tratamentos caseiros para gengiva retraída. Estes tratamentos, além de não causarem efeito benéfico algum, podem inclusive piorar a retração de gengiva.

Como prevenir a gengiva retraída?

Levando-se em conta que principal causa da gengiva retraída é a placa bacteriana e o tártaro no dente, faz- se necessário ter uma boa higiene bucal ( escovar os dentes e usar o fio dental ).

Escovar os dentes com muita força pode contribuir para o aparecimento da gengiva retraída. Lembre que a limpeza dos dentes se dá por fricção (esfregar levemente) e não por força. Visitas periódicas ao dentista ajudam a identificar problemas que podem causar a gengiva retraída.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]