mau hálito tem cura

→ Mau hálito com cheio de naftalina: o que fazer?

5/5 - (478 votes)

O mau hálito está entre aqueles problemas com os quais as pessoas se preocupam de vez em quando. Segundo a Associação Brasileira de Halitose, mais de 50 milhões de pessoas têm halitose, termo científico para o mau hálito.

Em alguns casos, o mau hálito pode ter o aroma de naftalina? Será que isso indica alguma coisa sobre o seu estado de saúde geral? Felizmente, caso sua respiração tenha esse odor incomum e ruim, há meios de diminuir este cheiro horrível.

Mau Hálito Causas

Bactérias e partículas de alimentos dentro da garganta e da boca causam a maioria dos casos de mau hálito, e comer refeições odoríferas, como alho e cebola, é outra causa comum.

As bactérias prendem-se aos dentes, gengivas, língua e garganta, onde se alimentam de alimentos açucarados e ricos em amido.

O controle dessas bactérias faz com que a pessoa tenha um hálito fresco. Além disso, uma xerostomia (diminuição do fluxo de saliva) ajuda a piorar o problema.

A saliva combate as bactérias e ajuda a criar condições onde eles não possam se desenvolver, no entanto, dentro do quadro de uma xerostomia, a bactéria aumenta a liberação dos gases sulfurados voláteis, responsáveis pelo mau hálito.

Outras razões comuns para o mau hálito incluem fumar e doenças crônicas como diabetes, doença renal e distúrbios gastrointestinais.

E quando o hálito cheira à naftalina? O que fazer?

Às vezes, o mau cheiro exalado pela respiração dá pistas do que pode estar ocorrendo no organismo. Certas bactérias dentro da boca que se alimentam de proteínas no muco criam uma substância química conhecida como escatol.

Segundo pesquisas, o escatol, uma espécie de diamina, não é o responsável direto pelo mau hálito, mas pode contribuir para isso. O cheiro de escatol lembra muito a naftalina, portanto, se sua respiração tiver o aroma de naftalina, você pode ter algum distúrbio que causa excesso de muco dentro da boca.

Você pode, por exemplo, uma infecção sinusal (sinusite), reações alérgicas ou qualquer outra condição que leve a um fluxo de muco mais baixo na parte posterior da garganta, também conhecido como gotejamento pós-nasal.

Como eliminar o mau hálito e se livrar do cheiro de naftalina?

O primeiro passo é identificar, na cavidade bucal o que pode estar causando o mau hálito. Como a maior parte dos casos de halitose tem origem na boca, é interessante procurar o dentista para tratar este problema.

Se seu hálito  tiver com o aroma de naftalina, você precisa ir ao seu médico para qualquer check-up e encontrar a causa desta produção excessiva de muco.

A prescrição de antibióticos ou anti-histamínicos poderá ser necessária. Sempre que o excesso de muco desaparece, naturalmente aquele aroma de naftalina tenderá a sumir.

Ter uma higiene bucal, o que inclui escovar os dentes (três vezes ao dia pelo menos), usar o fio dental uma vez por dia e limpar a língua duas vezes ao dia contribui MUITO para eliminar o mau hálito.

Além disso, você pode ajudar a tratar seu mau hálito em sua própria casa, consumindo muita água, evitando alimentos açucarados e ácidos, e buscando remédios surpreendentes, como comer erva-doce.

Alimentos que ajudam na digestão, como chás, também são interessantes para combater o mau hálito.

Pode ser complicado e chato saber que você possui mau hálito, porém, o dentista e/ou médico podem  ajudar a descobrir a causa e fazer um tratamento que deve resultar no desaparecimento mau hálito.

Depois, para ter certeza de que seu hálito permanece fresco e agradável, cuide de sua saúde bucal com uma rotina diária de atendimento odontológico e vá ao seu dentista a cada seis meses para fazer as consultas preventivas!


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]