como eliminar o mau halito

→ 6 dicas caseiras para eliminar o mau hálito – COMPROVADO

5/5 - (121 votes)

Eliminar o mau hálito é o objetivo de muitas pessoas. Para ser mais específico, mais de 50 milhões de brasileiros sofrem para eliminar o mau hálito.  Na internet, há muitas informações erradas sobre o tratamento deste inconveniente problema.

Estas informações erradas não só serão inúteis para eliminar o mau hálito como podem até piorar o problema, principalmente se não estiverem atuando na causa do problema.

Escuto muito no meu consultório diversas dúvidas sobre receitas e dicas caseiras para acabar com o mau cheiro da boca. Diante disso, resolvi escrever este artigo para ajudar mais e mais pessoas.

Dentre as causas mais frequentes da Halitose (mau hálito), mais de 80% se encontram na boca. Problemas de higiene bucal que causarão o desenvolvimento da cárie dentária, gengivite (gengiva inchada e inflamada), saburra lingual (língua branca), dentre outros, associado também com a presença de caseos amigdalianos, podem causar um mau hálito considerável.

Contudo, é possível já iniciar o tratamento deste chato e inconveniente problema em casa e gastando pouco, desde que seja atuante na causa. Vamos lá conhecer?

COMO ACABAR COM O MAU HÁLITO

1. Beba pelo menos 2,5L de água por dia

A saliva humana tem diversas funções, e uma delas é preservar a saúde bucal através da atuação nas bactérias que causam diversos problemas, incluindo o mau hálito. Quando não há a ingestão da quantidade ideal de água por dia (8 copos de 300ml por dia), há uma diminuição da formação de saliva do organismo.

Com pouca saliva na boca, há um aumento da proliferação bacteriana e do ressecamento e descamação da mucosa oral, que podem causar o mau hálito.  Se policiar para beber pelo menos 8 copos com água por dia é primeiro e mais simples passo para eliminar o mau hálito.

2. Alimente-se de frutas e chás que facilitam a digestão e o trabalho intestinal

Poucas pessoas sabem, mas a prisão de ventre pode causar o mau hálito. Isto ocorre porque os gases oriundos das fezes ficam que ficam aprisionados são jogados na corrente sanguínea e, quando chegam aos pulmões, são eliminados através da respiração.

Frutas fibrosas como maçãs ajudam bastante na limpeza natural na boca.  Maçãs, pepinos e cenouras, por exemplo, são considerados alimentos detergentes porque, durante a mastigação destes alimentos crus, há a realização de uma espécie de raspagem na superfície dos dentes, removendo a placa bacteriana que pode causar diversos problemas, incluindo o mau hálito.

Além disso, há diversos alimentos, como o chá de bodo e o suco de frutas cítricas  (limão ou hortelã, por exemplo), que auxiliam na digestão, eliminando os gases que podem causar o mau hálito. Veja abaixo alguns alimentos que podem ajudar a eliminar o mau hálito.

A. Canela e erva Doce (funcho)

Estes alimentos possuem propriedades antimicrobianas, isto é, combatem os microorganismos e bactérias que podem causar problemas à saúde. Realizar a mastigação de uma colher de sopa de erva doce estimulará a produção de saliva, agente que combate o mau hálito.

Também é possível fazer um chá de erva doce ou de canela, adicionando uma ou duas colheres de chá de sementes de erva-doce em um copo de água quente por 5 a 10 minutos.

B. Cravo e Sala

O cravo e a salsa também combatem as bactérias e são muito eficientes para eliminar o mau hálito, mesmo que seja momentaneamente. Basta mastigar alguns pedaços e pronto.

É possível também fazer um chá com o cravo, adicionando uma colher de chá deixar ferver por 5 a 10 minutos.

C. Suco de limão

O limão tem sido utilizado como método caseiro para tratar o mau hálito durante muito tempo. Primeiro porque ele contribui para a eliminação dos gases que causam o mau hálito. Segundo porque o limão possui propriedades adstringente e bactericida, eliminando bactérias no boca e em todo o sistema digestivo.

E, como mencionei acima, o limão possui uma função reguladora no intestino, diminuindo a quantidade de gases com mau cheiro que caem na corrente sanguínea e são eliminados pela respiração.

D. Chá de todo

Há mais de 50 causas para o mau hálito. Um percentual destas causas são originadas por problemas na digestão. Os gases produzidos na digestão são desviados para a corrente sanguínea e eliminados pela respiração.

O chá de boldo ajuda bastante no processo de digestão dos alimentos, prevenindo que os gases pútridos sejam eliminados através da boca.

O consumo de alguns alimentos como o café, o álcool, o alho ou a cebola, assim como fumar, “ajudam” a piorar o mau cheiro na boca. Também existem medicamentos que apresentam como um dos efeitos colaterais diminuírem a produção de saliva e apresentar uma boca seca, o que é sinônimo de mau hálito.

Outra das causas pode ser uma dieta pobre em carboidratos. Estes nutrientes se encontram no macarrão, no pão, no arroz e nos legumes e faz com que o corpo utilize as gorduras como fonte de energia.

COMO ACABAR COM O MAU HÁLITO

3. Diminua a ingestão de alimentos ricos em proteínas, gorduras e alimentos ricos em enxofre

Já que estamos falando de alimentação, vale salientar que há alimentos que favorecem a formação do mau hálito. Aqui lembro que a proposta não é cortar de vez, mas não exagerar no consumo, como por exemplo:

  • Cebola ou alho;
  • Queijo;
  • Cafés;
  • Salames;
  • Pepperoni.

4. Ficar horas sem se alimentar

O organismo usa glicose para produzir energia, e esta vem da alimentação. Se uma pessoa passa muito tempo sem se alimentar, o organismo começa a degradar proteínas para produção de energia.

A degradação das proteínas do organismo provocam a formação de gases que serão exalados pela boca, causando o mau hálito.

Por isso que é interessante que haja ingestão de alimentos (frutas, por exemplo) a cada 3 horas, a fim de evitar que o organismo use as proteínas do corpo para gerar energia.

5. Realize atividades físicas que diminuem a ansiedade e o stress

Poucos sabem disso, mas a ansiedade e o stress diminuem o fluxo salivar, o que pode contribuir para a formação do mau hálito. Focar-se em ter uma vida mais tranquila e realizar atividades físicas contribuirão para a diminuição do stress e ansiedade.

COMO ACABAR COM O MAU HÁLITO

6. Ter uma higiene bucal regular e saudável ajuda MUITO a prevenir e eliminar o mau hálito

Como mencionamos, não se pode falar em eliminar o mau hálito sem mencionar a higiene bucal. Problemas bucais como a cárie dentária, gengivite ou saburra lingual promovem a liberação dos compostos sulfurados voláteis (CSV), que causam o mau hálito.

É importante realizar a higiene bucal pelo menos 3x ao dia ou após as refeições. Higienizar os dentes através da escova de dentes e do fio dental e a língua através do limpador é fundamental. Escolher uma escova dental e fio dental bucal também é importante. Veja abaixo algumas dicas:

A escova de dente deve possuir uma cabeça pequena

Nos dentes de trás da boca (dentes posteriores), há uma dificuldade maior na higiene bucal, uma vez que há uma dificuldade de se visualizar e pouco espaço para manusear a escova de dente.

escova de dente 2

Diante disso, faz-se necessário escolher uma escova de dente com a cabeça pequena, visando a higiene dos dentes posteriores de uma forma adequada. Logo, evite aquelas escovas de dente com os cabeções!

A escova ideal tem que ter, de maneira geral, cabeça pequena (para promover o  melhor alcance e limpeza nos dentes posteriores) e cerdas macias (para evitar maior desgaste do esmalte dentário e trauma nos tecidos gengivais).

As cerdas da escova de dente devem ser MACIAS e de NAILON

Na maioria esmagadora dos casos, o paciente tende a achar que a escovação dental é associada à força. Muito pelo contrário. A higiene bucal ocorre por FRICÇÃO e não pelo uso da força excessiva. Diante disso, não é necessário ter uma escova de dentes cujas cerdas são duras.

Resultado de imagem para cerda escova de dente

As cerdas devem ser macias para evitar traumas nos tecidos orais, como por exemplo a gengiva, e para alcançar com mais facilidade aquelas regiões entre os dentes e entre a gengiva e o dente. Além disso, suas cerdas devem ser de náilon, por apresentar maior resistência e durabilidade.

A escova de dente deve ter uma cabeça flexível

Uma escova dental com a cabeça flexível permitirá uma higiene bucal mais eficaz, principalmente na região dos dentes posteriores, já que a escova de inclinará na região e limpará melhor a superfície dos dentes.

O cabo da escova dental deve possuir uma boa empunhadura

Você já usou aquela escova dental que, na hora de higiene bucal, ela escorrega da sua mão? Pois é. Escovas de dente com cabos muito finos dificultam a empunhadura. Opte por escovas com cabos adequados para a sustentação.

O design na escova de dente influencia no resultado da escovação?

Não. Embora seja algo mais voltado para o marketing (isso faz parte do processo de vendas), o design das escovas de dente não influenciam de maneira significativa na higiene bucal.

Quanto tempo dura uma escova de dente? Quando deverei trocá-la?

A troca da escova dental deve ocorrer:

  • A cada 3 meses;
  • Quando as cerdas estiverem desgastadas, caindo ou abertas.

Quanto mais tempo você passa com a escova, menor será a eficácia dela na higiene bucal. Algumas escovas disponibilizam cerdas com corantes que desaparecem à medida que a escova é utilizada. Desta forma, é possível saber qual a época ideal pra troca.

O desgaste da escova dental em pacientes que usam aparelho dentário é bem maior. Diante disso, faz-se necessário trocar a escova de dente a cada 30 ou 45 dias.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Conheça o nosso programa de combate ao mau hálito. Clique na imagem abaixo e saiba MAIS.

→ Mau hálito: causas e tratamento. O guia definitivo para acabar com este problema

 → Mau hálito: causas e tratamento. O guia definitivo para acabar com este problema
Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]