A doença periodontal, também conhecida como periodontite ou piorréia (nome popular), consiste em um problema de saúde bucal no qual há uma destruição dos tecidos de suporte do dente, o que inclui o osso ao redor.
Ainda há muitas dúvidas em relação aos sinais e sintomas da doença periodontal bem como suas consequências não somente na saúde bucal como na saúde como um todo.
Para se ter uma ideia, as bactérias que causam a doença periodontal podem alcançar as válvulas do coração, resultando em uma infecção grave chamada endocardite bacteriana.
Há algumas alterações bucais que podem caracterizar a presença da doença periodontal (periodontite) no indivíduo. Vamos discuti-las abaixo:
1. Sangramento gengival provocado (por escovação dentária) ou espontânea
O sangramento gengival é um achado clínico encontrado tanto na gengivite (inflamação gengival) quanto na periodontite. A gengiva pode sangrar após a higiene bucal pela escovação dentária, através da alimentação ou até mesmo sangrar do nada.
2. Gengiva com aspecto vermelho vivo brilhante ou roxo
É comum também o indivíduo apresentar alterações de cor na gengiva, com a mesma ficando bastante vermelha e, em determinados casos, até roxa. Tal situação ocorre pela evolução da inflamação gengival. Outro aspecto visível é o fato da gengiva inflamada ter um aspecto vermelho brilhante.
3. Presença de Halitose (mau hálito)
Na maioria esmagadora dos casos, tanto a gengivite quanto a periodontite apresentam a presença da placa bacteriana como agente causador. Tal processo inflamatório provoca a liberação de gases que causam o mau hálito no indivíduo.
4. Gengiva inchada
Na doença periodontal, o processo inflamatório nos tecidos gengivais provocarão aumento de volume na gengiva, que ficará com aspecto de gengiva inchada. Dependendo do caso, a gengiva inchada poderá até cobrir uma parte do dente envolvido.
5. Dentes soltos ou moles
Quando a doença periodontal não é tratada, evolui para um quadro infeccioso que provocará a destruição do osso que segura os dentes na boca. Por isso que é tão comum o paciente relatar que os dentes estão soltos ou moles.
Dependendo do grau da perda óssea, é possível reverter o quadro infeccioso através da raspagem e remoção da placa bacteriana e tártaro realizada pelo dentista. Porém, há casos que a destruição óssea é tão severa que não é mais possível salvar o dente, sendo necessário realizar a extração dentária.
Como na maioria esmagadora dos casos a periodontite é causada pela placa bacteriana, é possível entender que a doença periodontal se instalou mediante uma falha na higiene bucal.
Logo, é perfeitamente possível evitar a instalação tanto a gengivite quanto da periodontite através de uma higiene bucal adequada e frequente associada a visitas regulares ao dentista!
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.