Os terceiros molares, também conhecidos como dente do juízo, dente queiros ou sisos, nem sempre nascem na boca sem causar grandes problemas.
Às vezes, quando o siso está nascendo, bactérias e resto de alimentos podem ficar entre a gengiva que cobre o dente siso e o dente, sendo mais frequente nos dentes sisos inferiores.
Quando isso ocorre, pode-se ocorrer uma inflamação na região do siso que está nascendo chamada pericoronarite, que pode causar desde um siso inflamado até uma infecção mais grave.
PERICORONARITE SINAIS E SINTOMAS
Em geral, encontramos estes sinais e sintomas:
- Dor na região do dente siso de moderada à intensa;
- Dificuldade de se alimentar por causa da dor;
- Dificuldade em abrir a boca;
- Dificuldade de engolir;
- Trismo (contração dos músculos da mastigação);
- Febre (quando há infecção);
- Aparecimento de linfonodos infartados (conhecidos popularmente como landras) na região do pescoço;
- Moleza no corpo;
- Dificuldade de realizar a higiene bucal;
- Inchaço na região do dente;
- Dor de ouvido;
- Dor no pescoço;
- Sangramento gengival;
- Presença de pus.
PERICORONARITE SISO INFLAMADO TRATAMENTO
A dor de siso inflamado não desaparecerá até que uma de duas coisas aconteçam:
- Haja combate da inflamação ou infecção, que será feito com o uso de remédios para dor de dente inflamado prescritos pelo dentista;
- Haja remoção do dente siso, caso esteja ocorrendo mais casos de pericoronarite.
Na hora da consulta, caso o paciente consiga abrir a boca, o dentista irá enxaguar embaixo do retalho de tecido com água para lavar a região. Quando a área está infectada, o dentista provavelmente prescreverá antibióticos.
Durante a fase de eliminação dos sintomas da pericoronarite, o dentista explicará como você pode manter sua área limpa. Deixar de escovar os dentes daquela região é um erro MUITO comum dos pacientes com o siso inflamado. Nessas horas é que a higiene bucal deverá ser redobrada.
Para prevenir a pericoronarite, você terá que escovar e usar fio dental todos os dias e enxaguar a área da boca várias vezes por dia. Isso ajuda a evitar que itens de comida se acumulem na região. Apesar da boa higiene dental, o problema pode acontecer novamente.
Caso haja mais casos de inflamação do siso, o dentista poderá optar por extrair o dente, uma vez que a presença dele é a causa das pericoronarite.
Há casos que é possível remover apenas a gengiva em cima do dente siso, contudo, nem sempre funcionará.
Quando o dente siso for removido, o problema da pericoronarite sumirá. Se o problema for causado por um dente siso superior que esteja mordendo a gengiva que cobre um dente siso inferior ou somente a gengiva, caso não haja mais siso inferior, pode-se optar por remover o siso superior., você pode removê-lo.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.