“João, você está com uma cárie no dente 36”. Quando um dentista fala algo sobre a numeração dos dentes, logo o paciente pensa: que dente é esse?
A numeração dos dentes tem por objetivo facilitar a vida do dentista e estabelecer um meio de identificação dos dentes de forma rápida e direta. Mas antes de aprender mais sobre a numeração dos dentes, é importante saber de alguns detalhes! Vamos lá?
Termos relacionados com este artigo:
- Numeração dos dentes;
- Numeração dos dentes permanentes;
- Numeração dos dentes da boca;
- Numeração dos dentes e nomes;
- Numeração dos dentes decíduos;
- Numeração dos dentes na arcada dentária;
- Numeração dos dentes superiores e inferiores.
QUANTOS DENTES TENHO NA BOCA?
Em geral, as pessoas possuem 32 dentes na boca, que se dividem assim:
- 2 incisivos centrais superiores (11 e 21);
- 2 incisivos laterais superiores (12 e 22);
- 2 caninos superiores (13 e 23);
- 4 pré molares superiores (14,15, 24 e 25);
- 6 molares superiores (16, 17,9 18, 26, 27, e 28);
- 2 incisivos centrais inferiores (31 e 41);
- 2 incisivos laterais inferiores (32 e 42);
- 2 caninos inferiores (33 e 43);
- 4 pré molares inferiores (34, 35, 44 e 45);
- 6 molares inferiores (36, 37, 38, 46, 47 e 48).
Perceba que, acima, mencionei que geralmente as pessoas apresentam 32 dentes. Há casos nos quais não há formação de alguns dentes, o que chamamos de agenesia dentária. Algumas síndromes, a síndrome de Down, pode haver a não formação de diversos dentes.
Além disso, nem sempre todos os dentes nascem na boca, como é o caso do dente siso, que pode ficar incluso e não nascer.
Os dentes estão localizados nos ossos da face. Na arcada superior, os dentes se localizam na maxila e, na arcada inferior, na mandíbula.
QUAL A FUNÇÃO DE CADA DENTE?
As pessoas não sabem, mas cada grupo de dentes possui uma função na hora da mastigação:
- INCISIVOS CENTRAIS (CONHECIDOS COMO DENTES DA FRENTE)
Sua principal finalidade é a de cortar os alimentos. São conhecidos como dentes da frente e são parte importante da estética do sorriso e pela articulação de determinados fonemas. Os incisivos centrais inferiores são os menores dentes da boca.
- INCISIVOS LATERAIS
Os dentes incisivos laterais se parecem com os incisivos centrais, só que são um pouco menores. Também possuem a mesma função de cortar os alimentos.
- CANINOS (CONHECIDOS POPULARMENTE POR PRESAS DA BOCA)
O Canino superior é o dente mais longo da boca. Sua forma facilita na hora de exercer a função de cortar e rasgar os alimentos.
Já o canino inferior apresenta uma forma menor e mais estreita, quando comparado com o canino superior, porém tem as mesmas funções de cortar e rasgar os alimentos.
- PRÉ MOLARES
Há 4 pré molares em cada arcada (2 de cada lado). A diferença entre o primeiro e segundo pré molar é que este último apresenta um tamanho ligeiramente menor. Os pré molares possuem a função de moer / esmagar os alimentos.
- MOLARES
Os molares, conhecidos como dentes de trás, são os dentes mais volumosos da boca, justamente porque apresentam a função de triturar o alimento e recebem a maior pressão mastigatória. Cada arcada dentária apresenta 6 molares (3 em cada lado).
Para se ter uma ideia, cada mastigação simples passa uma força de 90kg na região dos molares. Diante disso, eles têm que ter estrutura dental forte para suportar a alta carga mastigatória.
Entre os molares, encontramos os terceiros molares, conhecido por siso, dente siso, dente queiro ou dente do juízo.
Como mencionei, pelo fato de ser os últimos dentes a nascerem, nem sempre os dentes sisos aparecem por completo na boca, como mostra a foto abaixo:
NOME E NUMERAÇÃO DOS DENTES DECÍDUOS (CONHECIDOS COMO DENTES DE LEITE)
Nos dentes de leite, encontramos pequenas diferenças quando comparamos com os dentes permanentes
- Tamanhos dos dentes consideravelmente menores;
- Ausência de pré molares decíduos.
Além disso, na dentição decídua, os quadrantes começam do número 5 até o número 8, justamente para distinguir dos dentes permanentes. Nos dentição decídua, temos:
- Incisivos centrais superiores (51 e 61)
- Incisivos laterais superiores (52 e 62)
- Caninos superiores (53 e 63)
- Primeiro molar superior (54 e 64)
- Segundo molar superior (55 e 65)
- Incisivos centrais inferiores (71 e 81)
- Incisivos laterais inferiores (72 e 82)
- Caninos inferiores (73 e 83)
- Primeiro molar inferior (74 e 84)
- Segundo molar inferior (75 e 85)
Veja a foto abaixo para entender melhor:
Por que os dentes são numerados? De onde veio esta ideia?
Na verdade, a numeração dos dentes faz parte de uma convenção internacional chamada Notação Dentária ou Notação dentária FDI (sigla para Federação Dentária Internacional). Esta numeração segue padrões estabelecidos pelo sistema ISO (Notação ISSO 3950)
A ideia da padronização da numeração dos dentes é que seja utilizada em escala mundial, isto é, aonde você for, o molar superior direito será chamado de dente 16.
Isso é importante principalmente para pessoas que se mudam para outro país, caso o dentista peça a ficha clínica do paciente.
Como saber o número dos dentes?
Na hora de numerar os dentes, há a divisão da boca em quadrantes, cujo primeiro quadrante começa no lado superior direito e segue no sentido horário, como mostra a foto abaixo:
Quadrante 1: Superior Direito
Quadrante 2: Superior Esquerdo
Quadrante 3: Inferior Esquerdo
Quadrante 4: Inferior Direito
Ou seja, todos os dentes do quadrante 1 começarão com 1. Por exemplo, o incisivo central superior direito está no quadrante 1 e é o primeiro dente deste quadrante, partindo do início do quadrante (centro do rosto). Logo, este dente receberá a numeração 11.
Partindo do início do quadrante até o último dente, temos:
1: Incisivo Central
2: Incisivo Lateral
3: Canino
4: 1º Pré-molar
5: 2º Pré-molar
6: 1º Molar
7: 2º Molar
8: 3º Molar
Sabendo que, em uma arcada dentária completa com todos os dentes, todas as pessoas possuem exatamente estes dentes acima na mesma sequência (salvo exceções), fica fácil saber o número de um dente.
Por exemplo, você quer saber o número do dente primeiro pré molar inferior esquerdo. Olhando para a boca abaixo, vemos que primeiro pre molar inferior esquerdo está no quadrante 3. Logo, ele começará com o número 3.
Levando-se em conta que os incisivos centrais recebem o número um SEMPRE, bastará contar a partir dele.
- incisivo central inferior esquerdo;
- incisivo lateral inferior esquerdo;
- canino inferior esquerdo;
- pré molar inferior esquerdo. (Aeeeeeeeeeeeeee!! Parabéns!!)
Lembrando que, na hora de preencher a ficha clínica e marcar os dentes no odontograma, o dentista está de frente para o paciente. Ou seja, o que é esquerdo para o dentista é direito no paciente.
Veja abaixo um resumo do que foi explicado aqui:
Viu que não é tão difícil conhecer a numeração dos dentes? Agora não precisa ficar viajando quando o dentista falar aquele monte de números!
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.