Tratar língua branca, conhecida cientificamente como saburra lingual, de fato, é um dos mais importantes passos para eliminar o mau hálito.
Há muitos mitos sobre o tratamento da língua saburrosa, que alcança 80% dos casos de pacientes com halitose, segundo pesquisas.
A halitose, mais conhecida como mau hálito, consiste em um problema que acomete 40% da população brasileira.
O mau hálito não deveser considerado uma doença, uma vez que o mau hálito é um sintoma de que há alguma coisa errada no corpo.
A saburra lingual, também conhecida como língua saburrosa, língua esbranquiçada ou língua branca, é acúmulo de resíduos alimentares, bactérias e células oriundas da descamação dos tecidos orais. É eleita uma das principais causas do mau hálito.
Em geral, a saburra lingual se localiza no dorso (parte posterior) da língua. O metabolismo bacteriano que ocorre neste local resulta em gases CSV (compostos sulfurados voláteis) responsáveis pelo mau hálito.
Por que este problema torna a língua branca?
A “mudança de cor” da língua é ocasionada pelo acúmulode resíduos alimentares associado à redução do fluxo de saliva e uma descamação anormal dos tecidos da boca.
Nesta ocasião, há um desenvolvimento bacteriano que, além da desenvolvimento de gases CVS, existe a geração de uma camada branca na superfície da língua.
Há muitas causas que geram a alteração do fluxo salivar, como por exemplo:
- Baixa ingestão de água ao longo do dia;
- Determinada categoria de medicamentos;
- Remoção das glândulas salivares;
- Tratamentos com radioterapia nas regiões da cabeça e pescoço.
Outras situações que originam o desenvolvimento da saburra lingual, tornando a língua branca e contribuindo para o desenvolvimento do mau hálito
Existem situações que podem contribuir para a modificação negativa do fluxo salivar e o crescimento da descamação dos tecidos orais, ajudando na formação da língua branca:
- Uso de aparelhos dentários;
- Hábitos como morder lábio, canetas e bochechas;
- Ronco;
- Respiração bucal;
- Uso de enxaguantes bucais com álcool;
- Problemas no sistema digestivo;
- Refluxo gastroesofágico;
- Doenças sistêmicas (Diabetes Mellitus).
Identificando a existência, agora é hora de tratar a saburra lingual e combater o mau hálito. Existem diversos artifícios que podem e DEVEM ser usados para tratar a saburra lingual e recuperar o aspecto róseo da língua.
Limpeza daHigiene da língua através do uso do limpador de língua
O primeiro e mais importante passo para tratar a saburra lingual é a remoção mecânica pelo uso limpador de língua, que nada mais é do que um objeto que permite a limpeza da língua (foto abaixo).
É relevante também, caso exista este problema, identificar outros aspectos que contribuem para algum agente que influencia de forma direta na formação da saburra lingual, como determinadas medicações que reduzem o fluxo salivar na cavidade bucal.
A escova de dentes poderá ser para amolecer a saburra lingual, porém é importante usar o limpador de língua também.
Contudo, não é recomendado higienizar a língua com a escova de dentes pois ela nem tem o formato ideal como tende a gerar mais vontade de vomitar no indivíduo.
Determinadas escovas de dentes possuem, na parte de trás da cabeça, um limpador lingual, que também pode ser usado para eliminar a saburra lingual, entretanto, sabendo que, em decorrência do tamanho do limpadorde língua ser menor, é necessária uma limpeza mais demorada.
Lembre que, quando for limpar a língua, deve-se escovar com muita cautela para evitar injúrias aos tecidos. A ideia não é higienizar até sangrar que haja sangramento.
Doenças associadas à língua branca
A língua possui, na sua superfície, pequenas entradas denominadas sulcos (foto abaixo), que alojam uma quantia enorme de bactérias.
Estas bactérias podem ocasionar desordens que vão mais além do que apenas a simples formação do mau hálito:
- Problemas cardíacos;
- Problemas no estômago;
- Problemas respiratórios (como pneumonia);
- Partos prematuros;
- Problemas bucais (ex.: gengivite).
Na internet, pode-se encontrar diversas “receitas caseiras” para tratar a saburra lingual.
De fato, existem chás ou ervas que podem contribuir para o combate da saburra lingual, entretanto, nunca de forma isolada, pois não existem comprovações científicas do sucesso.
É fundamental usar métodos confirmados cientificamente e utilizados no cotidiano do profissional de saúde para conseguir êxito no combate à língua branca e no mau hálito.