Um dos assuntos da Odontologia que está em muito em alta é o uso das lentes de contato dental. Afinal de contas, é possível conseguir um sorriso perfeito de artista em poucos dias.
E esta facilidade é um desejo de milhares de pessoas. É possível ter dentes alinhados e brancos de uma forma muito rápida. Quem não quer isso?
Há uma quantidade enorme de pessoas que possuem vergonha do sorriso. Imagine ter um sorriso perfeito em poucos dias? Imaginou? Pronto. As lentes de contato dental poderão fazer isso por você!
O uso de lentes de contato nos dentes cresceu bastante entre os famosos. Artistas, cantores, jogadores de futebol, modelos, etc. De uma hora para outra, vários famosos começaram a desfilar um sorriso perfeito e branco!
E isso potencializou a divulgação deste tratamento odontológico estético na população.
De maneira geral, as dúvidas que mais escuto no meu consultório sobre este assunto são:
- Quanto custa as lentes de contato dental?
- As lentes de contato nos dentes mancham?
- A lente de contato dental é resistente? Desgasta?
- Qualquer pessoa pode colocar lente de contato nos dentes?
Pelo menos 40% dos meus pacientes procuram informações sobre lente de contato nos dentes. E aqui no site também. Por isso que decidi escrever este artigo para sanar todas as dúvidas em relação às lentes de contato dental.
Afinal de contas, o que são as lentes de contato dental?
A lente de contato dental nada mais é do que uma pequena e super fina lâmina de porcelana que é colocada nos dentes, com a finalidade de tornar a estética do sorriso MUITO mais bonita e harmoniosa em poucos dias.
Para se ter uma ideia, a espessura das lentes de contato dental varia entre 0,2mm e 0,5mm. Isto mesmo! Milímetros.
Porque as lentes de contato dental possuem este nome?
Este nome foi dado à lente de contato dental pela semelhança que há com as lentes de contato oculares no que diz respeito à espessura.
Qual a diferença entre as lentes de contato dental e as facetas de porcelanas?
Na cimentação das facetas de porcelana, é necessário um desgaste na superfície dos dentes, algo que não ocorre na colocação das lentes de contato nos dentes.
Há alguns casos nos quais um desgaste mínimo nos dentes é necessário para o uso das lentes de contato dental. Mas quando eu digo mínimo é mínimo mesmo!
Além disso, O fato de não promover ou promover um desgaste mínimo nos dentes na hora de colocar as lentes de contato faz com que o paciente relate menos sensibilidade após o procedimento.
Vale lembrar que muitas dores de cabeça são desencadeadas de uma má oclusão.
Quando se indica o uso da lente de contato dental?
Como qualquer tratamento odontológico, há indicações para a colocação das lentes de contato nos dentes:
- Fechamento de pequenos diastemas (espaços entre os dentes);
- Dentes desgastados ou quebrados;
- Dentes com forma irregular ou má formação dentária
- Correção de pequenos desalinhamentos dentários cujo tratamento seria com o uso de aparelho ortodôntico. Contudo, lembro que o uso de lentes de contato para corrigir desalinhamento dos dentes tem uma indicação bem restrita, sendo necessário realmente o uso do aparelho dentário;
- Alguns casos de retrações gengivais;
- Melhora da forma dos dentes, tornando-os maiores ou mais arredondados, conforme o tipo facial do paciente;
- Restaurações de dentes extensas e escuras;
- Dentes com leves alterações de cor.
Quais as principais vantagens benefícios das lentes de contato dental?
O principal benefício é o estético pois, na maioria dos casos, há uma mudança radical na aparência do sorriso do paciente. Em geral, temos como principais mudanças:
- Dentes com a tonalidade clara;
- Os dentes que receberam as lentes de contato possuem um aspecto natural, sendo muitas vezes impossível perceber se a pessoa está com lentes de contato nos dentes ou se os dentes são naturais;
- Modificação da forma dos dentes, melhorando consideravelmente a estética do sorriso;
- Perfeito alinhamento dos dentes.
Como vantagem das lentes de contato dental, temos:
- Técnica rápida (é possível já colocar as lentes de contato em 2 a 4 dias;
- Técnica pouco invasiva, preservando a estrutura dos dentes;
- Resultado excelente, tanto na forma quanto na cor dos dentes;
- Estabilidade da cor devido às propriedades da porcelana.
Em quais dentes podemos usar lentes de contato?
Na maior parte dos casos, coloca-se lente de contato nos dentes anteriores, porém leva-se em conta também os dentes que aparecem no sorriso.
Diante disso, há alguns casos nos quais pode-se colocar lentes de contato nos dentes molares.
Como ocorre o processo de colocação das lentes de contato nos dentes?
Antes de mais nada, é importante ter uma saúde bucal satisfatória. Por exemplo, caso haja a presença de gengivite (gengiva inflamada), é necessário trata-la. A mesma coisa ocorre com a cárie dentária.
Todos os problemas de saúde bucal existentes devem ser tratados para não comprometer o resultado final do tratamento e perder todo o dinheiro investido.
Com a boca em plena saúde, o dentista faz a moldagem do paciente, com o objetivo de fazer uma cópia dos seus dentes, como mostra a foto abaixo.
Após a moldagem, é realizada a confecção das lentes de contato pelo protético sob orientações do dentista. Todo processo é indolor (o paciente não sente dor) e não é necessário o uso de anestesia odontológica.
Juntamente com o paciente, o dentista vai discutir alguns aspectos importantes como cor dos dentes, formato dos dentes (inclusive compatível com a forma do seu rosto), dentre outros detalhes.
Após isso, o dentista te mostrará o resultado final através de uma demonstração. Quando o paciente aprova, inicia-se a fase final do tratamento, findando na colocação das lentes de contato nos dentes.
Exames complementares, como fotografias e radiografias, são solicitados pelo dentista para ajudar na elaboração do plano de tratamento.
As lentes de contato são literalmente coladas na superfície dos dentes
Quanto tempo dura as lentes de contato nos dentes? Elas são resistentes?
Apesar de possuírem um aspecto frágil devido a sua espessura (0,2mm a 0,5mm), após a colocação nos dentes, as lentes de contato possuem uma alta resistência e durabilidade.
Estudos clínicos mostram que a durabilidade das lentes de contato pode ultrapassar os 20 anos. A resistência dela é comparada a do esmalte do dente, que é o tecido mais duro do corpo humano.
Claro que o comportamento do paciente influencia diretamente na durabilidade, como por exemplo a higiene bucal e a existência de hábitos deletérios, como roer unhas ou canetas.
Além disso, consultas periódicas a cada 6 meses são necessárias para acompanhar o caso e atuar previamente caso haja o surgimento de algum problema.
Contudo, isto não dá ao paciente carta branca para ele comer ou roer o que quiser, como uma tampa de garrafa, por exemplo. Até dentes naturais podem quebrar diante destes hábitos deletérios.
Outro aspecto importante é que as lentes de contato não mancham, diferente de uma restauração de resina composta ou uma faceta de resina, que pode absorver pigmentos dos alimentos, o que fatalmente levaria ao manchamento.
Quais foram os famosos que colocaram lentes de contato nos dentes?
Ficou curioso para saber quem são os famosos que colocaram lentes de contato nos dentes? Veja abaixo alguns deles:
Ronaldinho Gaúcho (jogador de futebol)
Nicolas Cage (ator)
Flávia Alessandra (atriz)
Belo (cantor)
Alexandre Frota (ator)
Ronaldo fenômeno (jogador de futebol)
Qualquer pessoa pode colocar lentes de contato dental?
Há determinadas situações que contraindicam o uso das lentes de contato. Por exemplo, uma pessoa que possui uma higiene oral deficiente ou apresenta grande destruição dos dentes.
Problemas como cárie dentária e gengivites devem ser tratados antes do início do tratamento.
Pacientes que possuem bruxismo (ranger os dentes) ou hábitos deletérios como roer unhas, canetas ou outras coisas devem mencionar isso ao dentista para que se possa discutir a viabilidade da colocação das lentes de contato nos dentes.
Cada caso será avaliado pelo dentista na consulta odontológica e através de radiografias.
Quais são as desvantagens da lente de contato dental?
Como tudo na vida, as lentes de contato possuem vantagens e desvantagens:
- Preço: por ser um tratamento estético (alta responsabilidade para o dentista) e ter os custos laboratoriais altíssimos, as lentes de contato dentais possuem preços um pouco altos. Em média, cada dente sai por volta de R$ 2.500,00;
- Necessidade de troca da lente de contato em caso de fratura: mesmo sendo bastante resistentes, as lentes de contato não estão livres de fraturas. Diferente das facetas de resina, que podem ser reparadas, uma fratura na lente de contato dos dentes trará a necessidade de substituir a lente;
- Apenas alguns casos de desalinhamento dentário permite o uso das lentes;
- Determinadas alterações de cor, como os dentes escuros causados pelo uso de tetraciclina usada na fase de formação dentária, podem não ficar bem disfarçadas.
Quanto custa uma lente de contato para comprar?
Apesar de encontrarmos alguns picaretas vendendo na internet, as lentes de contato são individuais, isto é, há uma série de elementos que o dentista analisa na hora de coloca-las.
Isso sem falar que os dentes possuem formas e posicionamentos diferentes. Não é feito um sapato número 38 que vai calçar diversos pés com este número. Cada lente é confeccionada para cada paciente individualmente.
A colocação das lentes de contato dentais é exclusivamente realizada pelo dentista.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.