Você notou suas gengivas sangrando durante ou depois de escovar os dentes? Isso geralmente é um sintoma de gengivite ( gengiva inflamada ) ou o primeiro estágio da doença periodontal ( periodontite ).
Quando a placa bacteriana não é removida, ela pode infectar as gengivas e levar aos sintomas de gengivite, que deixa a gengiva inflamada.
As complicações com gengivite seriam: as gengivas ficam inchadas, sensíveis, podem ter gosto ruim na boca, ter mau hálito ou sangramento durante a escovação ou o uso do fio dental.
Gengiva inflamada? Saiba o que fazer
A principal causa da doença periodontal é a inflamação. Quando as gengivas ficam inflamadas, as bactérias invadem o tecido gengival e tornam-se destrutivas para os dentes e gengivas.
Uma vez que a inflamação é desencadeada, a placa bacteriana cobre os dentes particularmente na linha da gengiva.
Ela precisa ser removida por escovação dental diária, uso do fio dental e manutenção de exames e limpezas dentárias através das visitas periódicas ao dentista. Fumar, certos medicamentos e muitas doenças crônicas, como diabetes, também podem aumentar a suscetibilidade à gengivite.
A prevenção é fundamental para evitar a doença periodontal. É fundamental praticar bons hábitos de higiene bucal, como: escovação regular, uso do fio dental, lavagem antimicrobiana e manutenção de exames e limpezas regulares para otimizar a saúde bucal.
Existem repercussões severas se a doença periodontal não for diagnosticada e tratada, incluindo a dor de dente durante a mastigação e a perda dos dentes, uma vez que há destruição do osso que segura os dentes.
Há opções para o tratamento de doenças periodontais, como raspagem dos dentes, que combate cáries e doenças nas gengivas. A ideia é remover todo conteúdo contaminado ( placa bacteriana e tártaro no dente ) a fim de eliminar a inflamação na gengiva.
Uma vez que o tecido infectado é erradicado, a placa bacteriana que está localizada abaixo da linha da gengiva e na raiz é removida mecanicamente. Quaisquer bolsas irregulares ou ásperas também serão suavizadas para ajudar a evitar infecções ou acúmulo de bactérias no futuro.
Essa forma de terapia ajuda a regenerar a área entre a gengiva e a raiz e permite que ela se cure. Na maioria dos casos, a anestesia geral não é necessária, o tempo de cicatrização é geralmente rápido, o sangramento gengival, a dor e o inchaço, com o passar do tempo, cessarão.
Do outro lado, faz-se necessário manter uma boa higiene bucal para evitar que haja acúmulo de placa bacteriana e tártaro dental, que causaria novamente a inflamação gengiva.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.