escovar os dentes

→ Como escovar os dentes da forma correta e não ter cáries?

Rate this post

Sabe aquela pessoa que tem um sorriso lindo e saudável? Que não tem cárie no dente? Pronto! Pode ter a certeza de que ela tem uma higiene bucal excelente e frequente. E isso inclui escovar os dentes.

Apesar de ser ter muita informação sobre o assunto, muitas pessoas não sabem escovar os dentes corretamente.

Para escovar os dentes de uma forma efetiva, deve-se ter uma boa escova de dentes. Além.disso, usar o fio dental nas regiões nas quais a escova de dentes não chega é importante para evitar carie entre os dentes. Vamos conhecer o passo a passo para escovar os dentes?


  1. Qual a melhor escova de dentes?

Não se pode pensar em escovar os dentes corretamente sem ter uma boa escova de dentes.Na hora de escolher a escova de dentes, leve em conta estes fatores abaixo:

  • Escova de dentes com cabeça pequena, para alcançar todas as superfícies dos dentes, incluindo os dentes posteriores;
  • Cabeça da escova de dentes arredondada, para evitar traumas nos tecidos na hora de escovar os dentes;
  • A haste da escova de dentes tem que ter uma leve angulação, para facilitar a escovação dos dentes posteriores;
  • As cerdas da escova de dentes devem ser macias e de náilon, para evitar traumas nos tecidos;
  • Ter uma boa empunhadura, para evitar que a escova de dentes escorregue na hora da higiene bucal.

Vale lembrar que a escova de dentes deverá ser trocada a cada três meses ou quando perceber que as cerdas estão desgastadas (foto abaixo), porque este desgaste das cerdas diminui a eficácia na hora de escovar os dentes.

escova de dentes velha

Para pacientes que usam aparelho dentário fixo devem trocar as escovas a cada dois meses ou quando perceberem as cerdas desgastadas.

Além disso, em caso de infecções ou gripes, recomenda-se a troca da escova de dentes, a fim de evitar que um novo problema apareça.


  1. Qual a melhor pasta de dentes?

Com tanta propaganda e promessas milagrosas que vemos, é natural que o paciente tenha dúvida na hora de escolher seu creme dental (pasta de dentes).

De maneira geral, para uma boa higiene bucal, pede-se que a pasta de dentes tenha flúor e numa concentração de 1000 a 1500 PPM (esta informação está no rótulo da pasta de dentes).

pasta de dentes

O flúor ajuda no processo de remineralização do esmalte atacado pelos ácidos bacterianos e interrompe o avanço da cárie no dente no seu estágio inicial.

A quantidade de creme dental que se deverá colocar na escova de dentes é do tamanho de uma ervilha, como mostra a foto abaixo:

pasta de dentes quantidade

Para crianças abaixo de 2 anos, recomenda-se o uso de pasta de dentes sem flúor pois, mesmo com a mãe escovando os dentes e tomando todo o cuidado para a criança não engolir, ainda há a possibilidade grande de um pouco de creme dental ser engolido, o que pode fazer mal à criança.


  1. Qual a melhor técnica de escovação?

Após escolher a sua escova de dentes e o creme dental, é hora de escolher a melhor técnica de escovação.

Primeiramente, é importante saber que uma boa técnica de escovação inclui um tempo médio de 2 minutos. Deve-se passar a escova de dentes em cada dente pelo menos 15 vezes.  Não se esqueça que deverá escovar a parte de cima, de dentro e de fora dos dentes.

Separe a boca por partes. É natural que as pessoas escovem os dentes sem uma sequência. Por exemplo, começa nos dentes da frente, depois vai aos dentes de trás, depois volta aos da frente, etc.

Isso faz com que determinadas áreas da boca não sejam bem higienizadas. Então, separe a boca em quatro partes. Por exemplo, comece todos os dentes do lado superior direito. Depois, todos os dentes do lado superior esquerdo. E por aí vai.

A ideia é literalmente varrer os dentes, sempre do sentido da gengiva para o dente. Desta forma, isso evita que haja traumas na gengiva e facilite com que haja retração gengival (gengiva retraída). Deve-se escovar os dentes pelo menos 3x ao dia ou após as refeições.

Para manter a escova de dentes limpa, é importante guardá-la SEMPRE com a cabeça para cima e protegendo com alguma capa, que pode cobrir a escova de dentes toda ou só a cabeça, como mostra a foto abaixo.


Principais técnicas de escovação

Técnica de escovação de Fones

Bastante utilizada em crianças pequenas principalmente pela facilidade da técnica. É a famosa técnica de escovação de fazer bolinha.

Como fazer:

1- Faça movimentos circulares nas faces  de dentro e de fora de todos os dentes;
2- Nas faces oclusais, (parte de cima do dente onde se faz a mastigação) o movimento é de vai e vem. o movimento é no sentido ântero-posterior.

técnica de escovação de fones


Técnica de escovação de Bass

A técnica de escovação de Bass é a mais recomendada pelos dentistas. Veja como fazer abaixo.

Na hora de escovar os dentes, posicione a escova de dentes em um ângulo de 45º, como mostra a foto abaixo.

como escovar os dentes


Como escovar os dentes com aparelho?

Uma das dúvidas que muitos pacientes possuem é sobre como escovar os dentes com aparelho. Na verdade, não existem grandes diferenças entre escovar os dentes com e seu aparelho fixo.

Acrescentamos apenas um movimento da escova de dentes a mais, que consiste em colocar a escova paralela aos dentes e fazer o vai e vem, como mostra a foto abaixo:

como escovar os dentes com aparelho

Caso tenha dificuldades em na hora de escovar os dentes com aparelho usando a escova comum, o paciente pode usar a escova de dentes em forma de tufo, como mostra a foto abaixo:

como escovar os dentes com aparelho

Para o uso do fio dental, opta-se pelo uso do passa fio (foto abaixo), que nada mais é do que uma peça de plástico que facilita o uso do fio na hora de escovar os dentes com aparelho.

como escovar os dentes com aparelho


A boa higiene bucal previne diversos problemas de saúde, inclusive o mau hálito

Vários problemas de saúde bucal são prevenidos quando se há uma boa higiene bucal. Dentre eles, encontramos a cárie dentária, a gengivite e o mau hálito.

Escovar os dentes fará com que a placa bacteriana presente e a formação de tártaro no dente fique sob controle, impedindo que ela cresça e provoque a liberação de gases pelas bactérias, que causam o mau hálito.

E, por falar em mau hálito, não esqueça também de escovar a língua, a fim de se evitar que haja a formação da saburra lingual, principal causa do mau hálito.


Mesmo com uma boa higiene bucal, não deixe de ir ao dentista 

Absolutamente ninguém está livre de problemas de saúde bucal, como o tártaro no dente, a cárie e a gengivite (gengiva inflamada), por mais que se tenha uma higiene bucal satisfatória.

 

visita dentista

Por isso, é importante fazer visitas periódicas ao dentista a cada 6 meses ou quando perceber que algo está errado na boca.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Apoio: Telefone Amil Dental

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]