Como já sabemos, os dentes são fundamentais para a funcionalidade e estética do sorriso. Através de uma boa higiene bucal, é possível ter um sorriso lindo e saudável.
Contudo, absolutamente ninguém está livre de problemas dentários, com a cárie no dente, que necessita de uma intervenção do dentista para eliminar o problema. É aí onde entram as dúvidas dos pacientes, incluindo a obturação de dente.
Entenda como ocorre a recuperação do dente
Por diversos motivos, sendo o mais comum a cárie dentária, os dentes podem ser acometidos por problemas que danificam ou destroem sua estrutura, podendo inclusive comprometer o nervo do dente.
Quando isso ocorre, o dentista realiza procedimentos que visam recuperar tanto a saúde como a estrutura do dente comprometido. Aqui entram a restauração de dente e a obturação de dente.
Porém, apesar da maioria esmagadora dos pacientes achar que restauração e obturação de dente são a mesma coisa, na verdade, são procedimentos completamente diferentes.
O dentista ainda usa o termo obturação para se referir à restauração de dente apenas para facilitar o entendimento do paciente.
Mas qual é a diferença entre obturação de dente e restauração de dente?
Apesar dos dois procedimentos odontológicos atuarem na salvação do dente, há uma diferença entre eles que muitos pacientes não sabem: veja abaixo quais são:
A restauração de dente visa recuperar a estrutura do dente que foi comprometida por algum motivo, sendo o mais comum a cárie no dente.
Por exemplo, veja a foto abaixo e perceba que a estrutura do dente foi comprometida pela cárie, contudo, sem comprometer o canal do dente. A restauração recupera a coroa do dente (parte branca).
Além disso, a restauração de dente pode ser feita por motivos estéticos, como é o caso da substituição da restauração prateada (amálgama) pela restauração da cor do dente (resina), como mostra a foto abaixo:
Logo, como o nome já sugere, a restauração de dente visa restaurar a estrutura do dente, recuperando sua função mastigatória e estética no sorriso.
Já a obturação de dente está relacionada ao tratamento de canal. Quando há algum problema que envolva a polpa dentária, causando muita dor de dente, será necessário fazer o tratamento de canal.
No tratamento de canal, todos os canais do dente são descontaminados e, logo em seguida, o nervo do dente é substituído por um material biocompatível com os tecidos dentais, recuperando assim a raiz do dente. E o preenchimento do canal do dente com este material é chamado de obturação.
Ou seja, enquanto a restauração de dente tem por objetivo recuperar a estrutura do dente, a obturação de dente consiste no preenchimento do canal.
Inclusive, os dois procedimentos podem ser feitos no mesmo dente. Quando há necessidade de fazer um tratamento de canal, faz-se a obturação do canal do dente e, em seguida, a restauração dentária.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.