Você sabia que a gengivite pode ser combatida com uma dieta balanceada? Foi o resultado de uma pesquisa feita na Alemanha. Leia abaixo na íntegra.
“Pesquisas anteriores mostraram um efeito profundo de intervenções dietéticas na inflamação gengival. Esses estudos não mostraram correlação entre placa e inflamação gengival, então isso foi bastante revolucionário. No entanto, os mecanismos por trás disso são amplamente desconhecidos ”, disse o principal autor Dr. Johan Wölber do Departamento de Odontologia e Periodontologia, Centro de Medicina Dentária, Centro Médico Universitário, Freiburg, Alemanha.
“Desde que sabemos que há uma associação entre os parâmetros inflamatórios sistêmicos como CRP, IL-6 e TNF-a, queríamos descobrir como uma dieta otimizada por saúde bucal poderia afetar a inflamação periodontal e sistêmica”, disse Wölber.
“Para isso, conduzimos um ensaio clínico randomizado usando o delineamento do nosso estudo anterior, com um grupo de pacientes solicitados a seguir uma dieta especial com baixo teor de carboidratos processados e proteínas animais, mas rica em ácidos graxos ômega 3, vitaminas C e D, antioxidantes, nitratos de plantas e fibras ”, disse Wölber.
“As pessoas do grupo de controle não mudaram seus hábitos alimentares, seguindo uma dieta ocidental comum, rica em carboidratos processados e ácidos graxos saturados e pobre em micronutrientes. Pedimos a ambos os grupos que não limpassem entre os dentes durante o estudo. Avaliamos os parâmetros clínicos periodontais e parâmetros inflamatórios sistêmicos no início e após quatro semanas ”, disse Wölber.
“Ficamos surpresos ao descobrir que, após apenas quatro semanas, uma dieta saudável reduziu substancialmente a inflamação das gengivas. No geral, encontramos uma redução significativa de gengivite de cerca de 40%, que foi, como no estudo anterior, significativamente diferente do grupo de controle sem limpeza interdental ”, disse Wölber.
“Em relação aos parâmetros sorológicos, não observamos diferenças entre o grupo controle e experimental, exceto um aumento significativo de vitamina D no grupo que come de forma saudável. Em outras palavras, uma dieta ideal parece influenciar a gengivite precoce antes que a inflamação sistêmica se instale ”, disse Wölber.
Em seguida, Wölber pretende validar essas descobertas em estudos maiores por um longo período. Ele e sua equipe também estarão realizando análises de microbiomas para ver o que aconteceu com a placa supragengival e subgengival. Por enquanto, ele diz, os dentistas ainda podem aconselhar os pacientes sobre os benefícios orais de uma dieta saudável.
“Para os pacientes, parece claro que uma dieta ocidental impulsiona a inflamação. Este estudo mostra que uma mudança de dieta é boa para pacientes com gengivite, mas também pode ser favorável para pacientes com periodontite ”, disse ele.
“A dieta ideal consiste em evitar carboidratos processados, como açúcar ou farinha branca, ácidos graxos saturados e trans, aumentando os micronutrientes das plantas, vitamina D, ácidos graxos ômega 3, fibras e nitratos da planta. Devido ao baixo teor de carboidratos processados, esta dieta também ajuda a prevenir a cárie e promove a perda de peso ”, disse Wölber.
“Profissionais de saúde bucal devem se sentir confiantes em recomendar uma dieta saudável para seus pacientes, da mesma forma que promovem a higiene bucal, porque vai beneficiar a saúde bucal e geral”, disse ele.
Leia mais sobre gengivite clicando aqui.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.