De vez em quando, um cliente chega no meu consultório mencionando que tem um dente mole, ou até mais de um. Na maioria das vezes, a causa é uma só, que irei discutir mais adiante. Porém, há casos nos quais o amolecimento do dente é decorrente de outras causas.
Durante a consulta odontológica, o dentista irá identificar o motivo pelo qual o cliente apresenta um ou mais dentes moles na cavidade bucal. Vamos discutir algumas possibilidades de amolecimento dentário:
1. Traumatismo dental x dente mole
Traumatismo dental pode levar à mobilidade dentária porque pode haver um comprometimento da estrutura óssea ou até mesmo fratura de raiz, o que deixa o dente mole.
O tratamento varia conforme a extensão da fratura, caso haja. É importante deixar claro que, na maioria dos casos, o traumatismo dentário causa danos à coroa dentária. Leia mais sobre traumatismo clicando aqui.
2. Aparelho ortodôntico x dente mole
A movimentação dos dentes pelo aparelho ortodôntico promove uma reabsorção óssea, que logo depois será recuperada pela deposição óssea. Esse movimento é natural e, quando não se usa força excessiva no aparelho, os dentes podem ficar amolecidos.
Tal sensação pode até causar medo no cliente, mas isso é natural. Aquele dente mole muito em breve voltará a ficar sem mobilidade. Por isso, fique tranquilo! Caso o dente permaneça muito tempo mole, comunique ao dentista.
3. Periodontite ou Doença periodontal (conhecido popularmente como piorreia)
A periodontite ou doença periodontal, que é uma evolução da gengivite, pode ocasionar destruição óssea a tal ponto que deixará o dente mole (literalmente). Há casos nos quais ocorre o envolvimento de mais de um dente, dificultando a mastigação. De maneira geral, esta é a principal causa do famoso dente mole na boca.
O tratamento consiste na remoção do tártaro que está ocasionando a destruição óssea e inflamação gengival na cavidade bucal. Do outro lado, o cliente é o ator principal no processo, uma vez que é necessária uma mudança na higiene bucal, para evitar que a doença periodontal se instale novamente.
De maneira geral, estes são os principais motivos que deixam os dentes moles, sendo a causa mais comum a doença periodontal. Cabe ao dentista identificar a causa e trata-la.
Do outro lado, uma boa higiene bucal associada a visitas periódicas ao dentista dificultarão a instalação de problemas que possam vir a deixar os dentes moles.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.