Afinas de contas, como baixar pressão alta? Apesar de ser um tema bastante discutido, muitas pessoas ainda possuem diversas dúvidas sobre a hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta.
A hipertensão arterial consiste no aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos, que tem relação com diversos problemas, que iremos discutir adiante. A pressão alta está entre as principais causas de morte não só no nosso país como também no mundo.
Considera-se um paciente hipertenso ou com pressão alta quando a pressão é igual ou; maior a 14 por 9. Há ainda classificações que precedem o quadro de hipertensão, como é o caso dos pacientes que apresentam pressão de 13×9, sendo considerados pré hipertensos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial ideal situa-se abaixo de 12 por 8.
Há diversas razões que causam o aumento da pressão arterial, sendo o principal a contração ou redução do diâmetro dos vasos sanguíneos. E isso termina forçando o coração para, digamos, bombear o sangue com mais força para compensar a pressão alta nos vasos sanguíneos.
Apesar de muito se encontrar na net, a pressão alta não tem cura, porém tem controle e, muitas vezes, é possível de se conseguir com remédios para pressão alta ou até através de hábitos de vida saudáveis.
A pressão alta é considerada uma doença crônica que, se não tratada, poderá causar desde problemas graves, como o infarto e derrame, até a morte da pessoa hipertensa.
Pressão alta sintomas
Por ser uma doença considerada silenciosa, isto é, não possui sinais e sintomas tão claros para o paciente como uma dor de dente, por exemplo, o paciente muitas vezes não sabe que tem a doença.
Veja abaixo alguns indicativos de que você estar com uma crise hipertensiva e, mais adiante, dicas de como baixar pressão alta:
Sintomas da pressão alta (quadro agudo)
- Dor de cabeça (considerado o sintoma mais clássico e comum da pressão alta);
- Tonturas;
- Dor na nuca;
- Enjôo;
- Visão dupla;
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Visão turva ou borrada;
- Agitação e ansiedade;
- Episódios de vômito;
- Lesões em outros órgãos, como no coração, rins e cérebro.
É importante lembrar que estes sinais e sintomas acima podem ser causados por outras doenças. Por isso é importante procurar o médico não somente para tratar os sintomas mas também para identificar a principal causa, que pode ser a pressão alta.
Além disso, vale salientar que a pressão alta poderá aumentar em decorrência de um stress, abuso de algum alimento, como o sal, ou alguma atividade física que tenha exigido muito esforço. E isso não quer dizer que o paciente apresente hipertensão.
Pressão alta causas
- Sendentarismo;
- Obesidade;
- Alimentação;
- Ausência de hábitos de vida saudáveis;
- Fatores genéticos.
Como saber se tenho pressão alta?
Infelizmente, as pessoas no Brasil não possuem o hábito de fazer um velho check up para ver como anda a saúde. Se isso ocorresse, seria possível identificar um quadro de hipertensão arterial logo no início, impedindo assim que a doença se agravasse.
Em geral, o paciente descobre que tem pressão alta quando passa mal e vai ao médico, sendo este profissional responsável pelo diagnóstico da hipertensão arterial.
Através dos sinais, sintomas e do uso do esfigmomamômetro (conhecido como tensiômetro), chamado de aparelho de pressão, o médico afere a pressão arterial e dirá, em poucos segundos, se a pressão está alta, baixa ou normal, como mostra a foto abaixo.
Contudo, será necessário um exame mais específico, como o MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), que irá confirmar se o aumento da pressão ocorreu porque, de fato, há um quadro de hipertensão arterial instalado no organismo ou se foi um aumento da pressão momentâneo, como um caso de stress.
No MAPA, as medidas da pressão, realizadas durante 24 horas, são armazenadas no aparelho e transferidas para um programa de computador, que fornecerá informações para a análise do quadro, a fim de diagnosticar o quadro de hipertensão.
Como baixar pressão alta?
No caso de ter um pico de pressão com os sintomas descritos acima, não pense duas vezes em procurar uma urgência médica o mais rápido possível. Lembre que a pressão alta pode matar.
Sendo diagnosticada a hipertensão arterial, o médico fará o atendimento de urgência para baixar a pressão e receitará remédios para pressão alta que deverão ser tomados conforme orientação médica.
Contudo, mesmo tomando remédio para pressão alta, o paciente ainda pode ter um quadro de hipertensão arterial, embora possa ser um caso leve.
Informe isso ao médico para que ele possa aumentar a dose do remédio para hipertensão ou trocar de medicação. Por isso é tão importante o acompanhamento médico.
Tratamento da hipertensão – como baixar pressão alta?
Quando diagnosticada pelo médico, o tratamento da hipertensão arterial é realizado a partir do controle dos seus fatores de risco (o que causaram o aumento da pressão) e com remédios para pressão alta.
O tratamento da pressão alta pode ser feito com o uso de remédios para hipertensão, como os seguintes remédios abaixo:
- Furosemida;
- Hidroclorotiazida;
- Amlodipina;
- Indapamida;
- Enalapril;
- Carvedilol;
- Captopril;
- Losartana;
- Minoxidil;
- Hidralazina;
- Nifedipina;
- Propranolol;
- Atenolol.
Todos estes remédios para pressão alta acima devem ser ingeridos conforme orientação médica, uma vez que a dosagem pode variar conforme o caso de hipertensão.
Mudanças no hábito de vida e de alimentação são considerados fundamentais para o controle da pressão, como por exemplo cortar alimentos que predispõem o aumento da pressão, como sal e gordura e realizar atividades físicas regularmente.
O indivíduo portador de hipertensão arterial deverá ser acompanhado pelo seu médico a cada 3 meses ou conforme a orientação do profissional.
Como baixar pressão alta através da alimentação?
- Evitar o consumo de sal (diminua drasticamente no início do tratamento);
- O paciente hipertenso deverá preferir outros temperos para a comida, como limão, cebola ou salsa;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Evite o consumo de alimentos industrializados, como enlatados, e congelados;
- Evitar ou diminua o consumo de refrigerantes (aumentam a pressão e o nível de açúcar no sangue) café, frituras, doces e até carne vermelha (dê preferência à carne branca);
- Consuma muitas frutas, verduras e legumes.
Posso aferir a pressão em casa?
Algumas pessoas possuem um aparelho de pressão digital (foto abaixo) que pode ser facilmente utilizado por qualquer pessoa, uma vez que seu uso é muito simples e serve para identificar algum aumento da pressão, caso haja o aparecimento de algum sintoma ou caso a pessoa esteja apenas monitorando a pressão.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.