Alguma vez você já percebeu pequenas feridas no canto da boca? É possível que você esteja com queilite angular, mais conhecida como boqueira.
A boqueira nada mais é do que uma ferida que aparece no canto da boca, podendo aparecer em apenas um lado ou nos dois. A lesão é mais comum em idosos, porém pode ocorrer em crianças e adolescentes.
Boqueira causas
O principal causador da queilite angular é a presença de fungos nesta região. Alguns comportamentos podem também contribuir para o aparecimento da boqueira, como ficar mordendo ou lambendo os lábios (fungos gostam de ambiente úmido) frequentemente ou dividir objetos, como é o caso de um copo.
Alimentos muito ácidos também podem causar traumas na região do canto da boca, podendo ser propício ao desenvolvimento .
O uso de aparelhos dentários e dentaduras também pode ajudar no aparecimento da queilite angular.
Algumas doenças, como a AIDS e Diabetes também contribuem para o aparecimento da boqueira no indivíduo por deixar o sistema imunológico debilitado, sendo mais fácil a instalação de uma doença. Medicações, como antibióticos e corticoides, também podem contribuir para o aparecimento da boqueira.
Outras causas da boqueira:
- Medicações que promovem o ressecamento da mucosa oral;
- Má higiene bucal;
- Consumo excessivo de açúcar;
- Modificações na mordida por causa da perda dentária;
- Processo de envelhecimento natural da pele.
Os principais sinais e sintomas da boqueira são?
- Presença de rachaduras e feridas no canto da boca;
- Vermelhidão nos cantos da boca;
- Coceira e sensação de queimação na região;
- Dor ao manipular a região, como pode ocorrer ao abrir a boca ou quando algum alimento ácido bate no local.
A boqueira pega? Ela pode ser transmitida?
Sim, a boqueira pode ser transmitida. Por isso é importante que não haja compartilhamentos de objetos em comum, como copos e talheres.
Boqueira Tratamento | Remédio para Boqueira
O tratamento da queilite angular consiste no uso de antifúngicos (remédios que combatem fungos) na região afetada. É importante que haja uma hidratação dos lábios, porém com cuidado para deixar o canto da boca seco e limpo. Em geral, o tratamento para boqueira dura de 7 a 21 dias.
Há remédios para boqueira disponíveis no mercado e devem ser prescritos pelo médico ou dentista. Evite a automedicação:
- Omcilon;
- Miconazol;
- Fluconazol;
- Neomicina (antibiótico).
Prevenção da boqueira
- Evite passar a língua frequentemente nos lábios, uma vez que o acúmulo de saliva no canto da boca parece ser o principal motivo, já que haverá possibilidade de espalhar os fungos na região, podendo causar a boqueira;
- Use cremes para manter os lábios hidratados;
- Evite a ingestão excessiva de alimentos ácidos e açucarados.
Tratamento da boqueira em bebês
A boqueira também poderá afetar os nossos pequenos bebês. Para prevenir o aparecimento, evite deixar os lábios do bebê molhado e evitando o uso da chupeta.
Evite também soprar a comida para esfriar ou comer um pouco, uma vez que poderá passar microorganismos para o bebê através da alimentação.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.