De vez em quando, um cliente fala que apareceu uma bolinha na gengiva. Alguns chegam muito assustados. Outros atrasam a resolução do problema porque, na maior parte dos casos, a bolha na gengiva não gera incômodo.
Na verdade, maioria dos casos, esta bolha na gengiva que se encontra no “pé do dente” é um abscesso dentário com o desenvolvimento de uma fístula (canal de comunicação).
Este tipo de abscesso dentário possui como características não apresentar dor (na maioria dos casos) e por se romper (estourar) e coloca para fora sangue ou pus.
Qual a principal causa desta bolha na gengiva (abscesso dentário)?
Na maior parte dos casos, o surgimento deste abscesso dentário crônico acontece porque existe algum comprometimento do canal dentário que, de maneira geral, se dá pela presença da cárie dentária, como mostra a foto abaixo:
Observe que a cárie dentária avançou pelo esmalte do dente e alcançou a polpa dentária (nervo do dente), o que pode provocar desde uma dor muito forte até uma infecção no canal, podendo provocar o o desenvolvimento da bolinha na gengiva.
Outra situação que poderá ocorrer é quando existe algum problema na gengiva do cliente, podendo resultar no desenvolvimento do abscesso dentário.
É importante lembrar que esta bolinha na gengiva pode se desenvolveraparecer tanto em dente de leite quanto nos dentes permanentes.
Esta bolinha na gengiva que aparece é apenas o organismo tentando eliminar com a infecção no dente.
O que ocorre é que quando aparece esta bolha na gengiva, já existe uma destruição do osso que segura o dente.
É possível tratar este tipo de abscesso dentário?
Identificada a causa (canal do dente ou gengiva), é possível fazer o tratamento que, na maior parte dos casos, consistirá no início do tratamento de canal no dente com a bolha na gengiva.
A partir do tratamento e desinfecção do canal do dente, a bolha provavelmente desaparecerá e o osso destruído naquela região será recuperado novamente pelo organismo. Se a causa for na gengiva, faz-se uma raspagem na raiz dental.
A bolha na gengiva poderá aparecer mais uma vez?
Sim, mas é pouco provável. Quando lidamos com seres humanos, tudo é possível de ocorrer. Se a infecção ainda permanecer, o dentista fará uso de outros tipos de tratamento odontológico.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.