Como Ortodontista, não poderia deixar de comentar o aparelho ostentação!
Mas já é um assunto muito batido, não? Sim, claro! Mas o que não mostram na mídia são as consequências do mau uso do aparelho dentário por charlatões, prejudicando a saúde bucal como um todo.
Leia mais sobre combate ao aparelho ostentação e charlatanismo clicando aqui.
O aparelho ostentação aparece com mais força a cada dia, principalmente nos públicos C e D. Indivíduos colocam aparelhos dentários nas pessoas, adolescentes na sua maioria, com borrachas coloridas.
Alguns colegas dentistas relataram que os clientes estão “comprando” borrachas do aparelho dentário e “fazendo” a manutenção em casa por meses. Outros ainda vão mais além: compram os fios metálicos para uso em casa.
Muitas vezes sequer usam materiais odontológicos para realizar a brincadeira. Os aparelhos dentários falsos estão cada vez mais difundidos, o que se configura como um grande problema em saúde bucal.
Coloco abaixo um caso de um colega ortodontista. Trata- se um cliente que colocou o aparelho ostentação com um charlatão. O resultado disso foi a perda de um dos dentes anteriores, como mostra bem a foto.
Por mais que a imagem seja forte, serve como aviso. O uso indevido do aparelho dentário, que deve ser utilizado por especialistas, por mais que pareça inofensivo, pode causar danos muitas vezes irreversíveis à nossa saúde, em particular à saúde bucal.
Há diversos problemas que os aparelhos dentários (aparelho ostentação) instalados por charlatões causam. Citarei alguns abaixo:
- A colagem do aparelho dentário deve ser realizada com instrumental esterilizado, o que não ocorre provavelmente com o aparelho ostentação colocado pelos charlatões, podendo ocasionar contaminações e infecções;
- Existe uma posição do bracket em cada dente na hora de colar o aparelho dentário. A colagem errada leva ao deslocamento errado do dente, ou seja, ele fica torto;
- Existe uma força que cada fio ortodôntico exerce sob o dente através do aparelho dentário. Inicia-se da menor para a maior força.O fio ortodôntico errado causa força excessiva ao dente, podendo causar perda óssea e a perda do dente;
- Os fios utilizados no aparelho ostentação não são ortodônticos. Até fios telefônicos (acredite, foi isso mesmo que você leu) são utilizados, porque são coloridos;
- Elásticos ortodônticos são utilizados de maneira incorreta no aparelho ostentação, podendo ocasionar prejuízos (ver foto acima).
A ortodontia vem bem mais além do que trocas de borrachas de aparelho e de fios pessoal. O dentista para estar habilitado a fazer ortodontia faz um curso de 3 anos, além dos 5 anos de faculdade.
Todo um planejamento é realizado para aquele tratamento antes da colocação do aparelho dentário e, ao contrário do que se pensa, não são somente trocas de fios e borrachas. Há um tipo de fio para cada fase do tratamento e não se pode dar um passo maior que a perna.
O uso do fio incorreto pode acarretar sérios danos aos dentes, inclusive com possibilidade de perdê-los. A simples troca da borracha não é a manutenção. Além disso, somente os dentistas tem os aparelhos necessários para a manutenção do aparelho, diferente dos pacientes, que usam instrumentos que podem danificar o aparelho ou até mesmo causar algum dano tecidual.
Da mesma forma, isso também pode ocorrer alguns consultórios. Há clínicas que colocam ASB (auxiliar de saúde bucal) para realizar as manutenções ortodônticas, a fim de de diminuir os custos com a contratação de um dentista. O tratamento do aparelho dentário não vai ser feito da forma correta.
É importante ressaltar que não é função da ASB realizar manutenções ortodônticas. Isto é, caso haja dúvida se o profissional é ou não um dentista, procure saber no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu estado se o profissional tem uma graduação ou não. Caso não tenha, DENUNCIE ao CRO.
Lembrem-se: os prejuízos de saúde não serão em cima de quem ”instalou” o aparelho ostentação, mas quem usa achando que é um brinquedo.