Recebo no email muitas dúvidas sobre o aparelho ortodôntico estético, mais conhecidos como aparelho ortodôntico transparente. Como no post de Ortodontia não aprofundei o assunto, vou dar maiores explicações hoje. Caso não tenha lido o posto sobre Ortodontia, clique aqui.
Nos dias atuais, vai sendo cada vez mais constante a procura por tratamentos odontológicos estéticos, que como o nome já diz, tem como objetivo melhorar a aparência de uma determinada situação que geralmente foge dos padrões aceitáveis.
Com o surgimento da Ortodontia estética, ocorreu o “bum” no uso destes aparelhos ortodônticos transparentes, por quebrar o paradigma do”sorriso metálico” ou “boca de lata”, dando ao cliente uma aparência bem mais agradável, e principalmente mais discreta.
Só que, como todo produto, independente do que se esteja falando, ganha alguns “concorrentes” bons e ruins, que muitas vezes o cliente não sabe diferenciar, cabendo ao profissional explicar cada peculiaridade do produto, mostrando a ele os prós e contras. Vamos exemplificar os aparelhos estéticos mais utilizados no mercado.
1 – Aparelho ortodôntico estético de policarbonato
O aparelho ortodôntico transparente de policarbonato é composto por uma resina plástica, dando um aspecto agradável para quem utiliza, quando comparado aos brackets metálicos convencionais.
Este bracket apresenta como vantagem seu baixo custo, quando comparado aos demais aparelhos ortodôntico transparentes, contudo, a composição deste aparelho oferece uma resistência muito baixa, tanto na resistência da colagem (os brackets se descolam dos dentes) quanto na resistência própria (os brackets quebram).
Além disso, pelo fato deste aparelho dentário apresentar deformações decorrentes da temperatura bucal, há possibilidade de absorção de pigmentos ou corantes, modificando a cor do bracket permanentemente, influenciando negativamente na estética, visto que a ideia do aparelho branco foi perdida, podendo ficar amarelado, por ex.
2 – Aparelho ortodôntico estético de cerâmica ou porcelana.
Diferentemente do policarbonato, este aparelho dentário apresenta uma alta resistência tanto na composição quanto na colagem, quebrando ou descolando raramente. Pela sua composição, ele não possui alteração de forma e alteração de cor.
Esteticamente são superiores ao aparelho dentário de policarbonato, justamente por não apresentar alteração de cor no bracket. Este aparelho ortodôntico transparente tem uma aparência opaca, porém mesmo assim, apresentam um resultado estético muito agradável, visto que só é possível ver o fio ortodôntico.
Há no mercado fios estéticos que contribuem bastante para a “invisibilidade” do aparelho, contudo estes fios nada mais são que fios metálicos cobertos com teflon, que podem descascar, comprometendo a estética.
Por apresentar vantagens superiores às desvantagens (que só se limita à opacidade do bracket), o custo deste aparelho é maior, quando comparado ao de policarbonato.
Este tipo de aparelho ortodôntico transparente é disparado o mais utilizado no mercado odontológico.
3 – Aparelho ortodôntico de safira
Os aparelho ortodôntico de safira vieram para, digamos, aperfeiçoar os aparelhos ortodônticos cerâmicos. Os brackets têm um aspecto translúcido, oferecendo uma aparência estética superior aos aparelhos anteriores.
Estes brackets, assim como os de cerâmica, têm alta resistência e dificilmente quebram ou descolam, além de não sofrer alterações de cor.
Uma vantagem acima dos aparelhos anteriores é o menor atrito existente nos brackets, isto é, permitindo a ação mais eficiente do fio, diminuindo o tempo de tratamento. Por apresentar vantagens superiores aos demais brackets, estes têm um custo superior.
Aparelhos odontológicos estéticos x custos
Um questionamento que recebo com frequência refere-se ao custo destes aparelhos dentários. Eles têm um custo superior aos aparelhos metálicos convencionais principalmente por se tratar de um tratamento ortodôntico estético, e também pelo fato dos materiais utilizados possuírem um custo maior.
Os ganhos que um tipo de aparelho dentário deste oferece cobrem e muito os custos. Recentemente atendi uma juíza que me indagou qual a melhor opção para o tratamento. Será que, para a profissão dela, não seria interessante algo mais discreto possível?
Parem para pensar. Apesar da necessidade de utilização do aparelho dentário, nem todos se sentem à vontade com a “presença” do aparelho metálico.
Os aparelhos dentários metálicos tendem sempre a dar aquela ar de “adolescente”, o que pode influenciar negativamente na sua profissão.
Digo isso porque eu senti isso na pele quando atendia os clientes no consultório. Adultos, pessoas que lidam com público, trabalham em ambientes formais e que exigem uma aparência mais séria, eu recomendo o uso dos aparelhos estéticos.
Anônimo
Dr. Wilson,
Qual a diferença entre o material compósito e o policarbonato? Minha dentista disse que o compósito não mancha ou amarela, e que apenas as borrachinhas adquirem esse aspecto com o tempo, e que podem ser trocadas facilmente. O senhor concorda?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O aparelho de policarbonato realmente tende a absorver pigmentos, modificando a cor.
viviane
meus dentes são um pouco para frente , o meu dentista falou que o estetico não seria legal usar pq não teria o mesmo efeito rapido que o metalico tem. é verdade
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Existe um maior atrito nos brackets dos aparelhos estéticos realmente. Mas é algo pouco significante, pelo menos no que já li sobre o assunto.
viviane
o uso da broca nos dentes ,faz degasta futuramente
Dr. Wilson Correia Júnior
Usa-se a brocas ou tiras de lixa para conseguir um leve desgaste no dente, causando pouquíssima ou nenhuma consequência ao cliente!
Boa sorte!
Anônimo
Eu tinha um certo crescimento gengival,fiz correções cirúrgicas e sempre voltava a crescer, até que tirei meu aparelho metálico e de lá pra cá não cresceu mais.Então é reação alérgica ao metal ?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Provavelmente não. O crescimento gengival inflamatório geralmente está a associado à placa bacteriana.
Anônimo
Dr., o fio metálico coberto com teflon realmente descasca?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado (a),
O blog passou por problemas na plataforma bem como na atualização das postagens e comentários. Por esse motivo, passei algum tempo sem responder as dúvidas. Desde já peço desculpas pela ausência. As dúvidas serão respondidas, mesmo que se tenha passado um bom tempo.
Sim, dependendo da alimentação, o atrito no fio pode remover a cobertura branca do fio.
Baiano Quente
Os brackets do aparelho estético, quando descolam, podem ser colados novamente, assim com os brackets de metal?
Wilson Correia Júnior
Prezado,
Pode ser colado ou substituído sim!