O anel do aparelho dentário, denominado banda ortodôntica, é um dos assuntos mais comentados entre os paciente de ortodontia. Mas realmente ele dói mesmo como boa parte dos pacientes acha? Primeiramente, vamos entender o que é o tão temido anel do aparelho dentário.
O anel do aparelho ortodôntico consiste em uma banda metálica (foto abaixo) que é cimentada nos molares e, e casos específicos, nos pré- molares.
A colocação do anel do aparelho dentário (foto abaixo) tem por objetivo oferecer uma ancoragem ortodôntica necessária ao tratamento. Em geral, o ortodontista solda nas bandas ortodônticas um tubo para a passagem do fio do aparelho dentário
A grande questão é: por que colocar o anel do aparelho dentário dói tanto?
Na verdade, a colocação da banda ortodôntica gera o mínimo de incômodo possível, acredite. O que REALMENTE incomoda é a fase na qual o ortodontista necessita de espaço entre os dentes para colocar a banda do aparelho dentário.
E, para conseguir este espaço, ele faz uso de elásticos separadores, que são colocados entre os dentes com o propósito de afastá-los, para posteriormente colocar o anel do aparelho dentário. O paciente, em geral, passa um período de 24 a 48 horas com estes elásticos (foto abaixo).
Essa fase é que REALMENTE incomoda na colocação das bandas ortodônticas, visto que há uma pressão muito grande que é realizada entre os dentes. Do outro lado, este incômodo cessará à medida que os dentes vão se afastando, o que ocorre com algumas horas.
Alguns dentistas (nos quais me incluo) ao invés de colocarem o anel do aparelho dentário com um tubo soldado, preferem colar o tubo diretamente no dente do paciente.
A vantagem é que isso substitui a fase da colocação dos elásticos separadores, o que torna a vida do paciente mais tranquila nesta fase! Em outras palavras: não será necessário usar o anel do aparelho dentário e nem passar por todo aquele incômodo por causa dos elásticos separadores!
Outras situações que podem fazer com que o anel do aparelho dentário cause dor de dente
Após a colocação do anel do aparelho dentário, há situações nas quais o paciente pode relatar muita dor de dente, o que indica um sinal de que algo está errado. Veja abaixo algumas situações que podem causar dor de dente que está com o anel do aparelho dentário:
- O anel do aparelho ortodôntico entrou na gengiva: embora seja cimentado no dente, o anel do aparelho pode se soltar, o que termina por machucar a gengiva do local, causando muita dor;
- O anel do aparelho dentário pode causar a formação de um abscesso gengival, causando muita dor de dente e até febre, dependendo do caso;
- Cárie dentária e tratamento de canal: o paciente poderá relatar dor no dente que está com o anel do aparelho, porém não é possível identificar o problema na coroa do dente porque a banda do aparelho se sobrepõem ao dente na radiografia. Neste caso, remove-se o anel do aparelho e identifica se há alguma cárie profunda que tenha alcançado o nervo do dente e causando a dor;
- Mau hálito: quando a banda do aparelho está solta ou apresenta algum espaço entre ela e o dente, pode entrar comida nesta região, o que poderá causar mau hálito.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.
Luiza
O anel pode deixar o dente sensível depois que é tirado?
Dr. Wilson Correia
Prezada,
Isso pode ocorrer porque o paciente pode desenvolver retrações gengivais cujo desenvolvimento pode ser acelerado pelo uso do aparelho dentário.