Afinal de contas, o que é o curativo no dente? É a mesma coisa que tratamento de canal? Quanto tempo posso passar com o curativo no dente?
Como o nome já sugere, o curativo que o dentista faz no dente, conhecida como restauração provisória, é algo paliativo, isto é, após alguns dias, será necessário fazer obturação do dente (restauração do dente).
É bem como as pessoas literalmente sumirem do consultório quando estão com curativo (sendo colocado na maior parte das vezes em caso de dor de dente), pois aquele incômodo cessou. E isso é um erro grave. Vamos entender.
Por que o dentista coloca um curativo no dente?
Na maioria dos casos, o dentista coloca um curativo nas situações abaixo:
- Dor de dente: principal motivo para a colocação do curativo no dente, a dor de dente afeta milhões de pessoas e, na maior parte dos casos, é causada pela cárie no dente, que pode ter a necessidade de tratamento de canal do dente ou não. Neste caso, o dentista remove toda a cárie dentária e coloca um curativo para, posteriormente, fazer um tratamento de canal ou apenas restaurar (obturar) o dente;
- Quando a restauração no dente cai: pode ocorrer também da restauração dentária literalmente cair ou quebrar e, por algum motivo, o dentista não pode fechar o dente naquele momento ou quer fazer uma análise do caso (explicarei adiante) e, por isso, coloca-se o curativo no dente para tratamento no futuro.
Por que o dentista não obturou o dente ao invés de colocar um curativo?
Algumas situações clínicas no consultório não permitem o dentista fechar aquele dente naquele momento, sendo necessário que o paciente volte em outra sessão para concluir o tratamento.
E, para que ele não saia com o dente aberto, coloca-se um curativo. A ideia é que não haja mais contaminação no dente por parte dos fluidos bucais, que possuem uma infinidade de bactérias. Vamos entender.
Há casos nos quais o paciente relata dor de dente, porém que pode ser causada apenas pelo fato do dente estar aberto (dente furado), expondo a dentina (tecido dentário) que possui inervações que, quando traumatizadas, podem causar dor de dente.
Então, para descartar a necessidade de tratamento de canal no dente, o dentista remove toda a cárie dentária e coloca um curativo no dente, como mostra a foto abaixo.
Se a dor de dente foi causada pelo fato do paciente ter um dente furado, removendo-se a cárie dentária e colocando um curativo no dente, a dor no dente vai cessar em poucas horas ou poucos dias.
Se a dor cessar, praticamente descarta-se a necessidade de tratamento de canal do dente, sendo necessário apenas restaurar o dente com uma obturação definitiva.
Em geral, para este procedimento, o paciente passa de 15 a 30 dias com o curativo no dente. Na maior parte dos casos, o dentista usará um obturador provisório a base de óxido de zinco e eugenol.
Quando o paciente está com dor de dente porque o nervo dental foi afetado, pode-se ser necessário colocar uma medicação no interior do dente, com o propósito de iniciar a descontaminação do canal do dente e aliviar a dor do paciente.
Para isso, o dentista terá que remover toda a cárie no dente para ter acesso ao canal, como mostra a foto abaixo. Como é um tratamento paliativo, já que ainda haverá a necessidade de tratar o canal do dente, o dentista colocará apenas um curativo no dente. Este tipo de tratamento paliativo é bastante comum em clínicas de urgência odontológica.
Curativo no dente não é tratamento de canal
Aí é que literalmente mora o perigo. O paciente, quando chegar com dor de dente, quer resolver aquela dor insuportável. Assim que o curativo no dente é feito, a dor no dente tenderá a parar. Aí ocorrem duas situações:
- Sem dor de dente, o paciente se acomoda e deixa para depois o tratamento definitivo, que é a conclusão da limpeza do canal;
- Sem dor no dente, o paciente já acha que foi feito canal no dente.
As duas situações acima podem levar a problemas mais graves no futuro, como:
- Dor de dente mais forte;
- Formação de abscesso dentário;
- Destruição do osso ao redor por causa de alguma infecção;
- O dente poderá quebrar, uma vez que o curativo não tem a mesma resistência de uma restauração no dente;
- Desenvolvimento de um gosto ruim na boca ou mau hálito;
- Perda do dente.
Todas a situações acima podem ser resolvidas se o paciente seguir orientação do dentista e voltar para tratar o dente.
É importante deixar claro que um curativo no dente para acabar com a dor não é a mesma coisa que um tratamento de canal. Se não tratar o canal, a dor voltará mais forte.
Quanto tempo poderei passar com o curativo no dente?
O tempo será determinado pelo caso e pelo dentista, contudo, em geral, o tempo que se pode passar com o curativo varia entre 7 a 30 dias.
Dependendo do caso, o curativo poderá ser trocado, esta conduta fizer parte da tratamento proposto pelo dentista. Um exemplo disso é o caso do clareamento dental interno, cujo curativo no dente é trocado a cada 7 dias.
Quais as recomendações para quem tem um curativo no dente?
Em geral, as recomendações são:
- Evitar mastigar em cima o dente com curativo, principalmente no primeiro dia, no qual o material ainda está mole e irá endurecer com 24 horas;
- Higiene normal;
- Em hipótese alguma tente remover o curativo em casa, pois existe a possibilidade de quebrar o dente ou causar alguma inflamação ou infecção no local;
- Voltar ao dentista no tempo determinado por ele ou em caso de dor ou fratura do dente.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.