abscesso dentário sinais

→ 9 sinais de que você pode ter um abscesso dentário

Rate this post

Quando uma pessoa não tem uma higiene bucal adequada, diversos problemas podem ocorrer, como já mencionei em diversos artigos neste site: cárie no dente, gengivite, periodontite, etc.

Quando não tratados, estes problemas podem alcançar facilmente o canal do dente, que aloja a polpa dentária, conhecida como o nervo do dente, causando uma dor de dente cuja intensidade da dor varia de pessoa para pessoa.

Contudo, em alguns casos, há a formação de uma infecção no canal do dente que pode se estender para os tecidos duros (osso) e mole (mucosa bucal e pele), formando um abscesso dentário ou abcesso dentário.

Como o paciente não tem noção do que está acontecendo, ele terminar por tentar se medicar com remédios para dor de dente sem prescrição do dentista ou até mesmo usar remédios caseiros para o abcesso dentário.

Diante disso, decidi escrever este artigo para passar orientações aos pacientes sobre o abscesso dentário com o objetivo de que o paciente tenha alguma noção do que possa estar acontecendo para ficar alerta e procurar o dentista o mais breve possível. Vamos lá?

9 sinais e sintomas de que você pode ter um abscesso dentário e nem se deu conta

1. Dor de dente latejante e constante, cuja intensidade varia de moderada à forte

Na maior parte dos casos, o abscesso dentário é acompanhado de uma inflamação dental, que causa uma dor de dente contínua e forte. Literalmente parece que há um coração batendo dentro do dente e aumentando a pressão interna.

Contudo, nem toda dor de dente forte quer dizer que há uma presença de abcesso dentário. Porém, fique atento e procure o dentista assim que dor de dente começar.

2. Inchaço no local do abcesso dentário

É natural que haja um inchaço na região do dente infeccionado, principalmente porque está havendo um processo inflamatório (há a deposição de líquido no local) e infeccioso (está havendo a deposição de pus), fazendo com que haja um aumento do volume na área afeada, que também poderá se apresentar vermelha.

3. Febre e moleza corporal

A febre é um sinal clássico de qualquer infecção. Se uma pessoa estiver com dor de dente forte, inchaço no local e começar a ter febre, existe uma chance de estar desenvolvendo um abscesso dentário. Por isso que o tratamento inicial para o abscesso dentário é através do uso ao antibiótico.

Além disso, como há um mal estar geral no corpo, é natural que o paciente apresente perda de apetite e moleza no corpo, muitas vezes ficando até impossibilitado de exercer suas funções diárias.

4. Sangramento na região do abscesso dentário

No processo infeccioso e inflamatório do abscesso dentário, pode ocorrer sangramento do dente infeccionado ou da gengiva ao redor. 

Além disso, é bem natural que o paciente tenha medo de escovar os dentes naquela região, facilitando o acúmulo de placa bacteriana e posterior formação de tártaro no dente, deixando a gengiva inflamada no local.

5. Sensação de dente crescido ou dente grande 

Na formação do abcesso dentário, há o acúmulo de líquido e pus dentro do abscesso no dente, o que termina aumentando levemente a região do dente envolvido. 

Além disso, é natural que o paciente sequer consiga tocar no dente inflamado. Diante destas duas situações, ele acha que o dente cresceu, quando na verdade houve expansão dos tecidos ao redor do dente.

6. Dificuldade de mastigar em cima do dente com abcesso dentário e de abrir a boca

Como há uma inflamação no dente forte, juntamente com o que foi discutido no item anterior, quase sempre o paciente não consegue mastigar em cima do dente. Alguns falam que até o movimento da escova de dentes causa dor.

Associado a isso, o paciente pode ter dificuldades de abrir a boca por causa de alguma contração dos músculos da mastigação, algo incomum, porém pode ser encontrado nos pacientes que estão com abscessos dentários.

7. Presença de mau hálito

Todo o contexto da obra facilita a proliferação bacteriana no dente infeccionado. Esta proliferação causa a produção e liberação de compostos sulfurados voláteis, que são os gases responsáveis pelo mau hálito.

8. Presença de gânglios inchados na região do abscesso dentário e no pescoço (as famosas landras);

Durante o processo inflamatório e infeccioso, o organismo começa a se defender. E uma das formas que o organismo usa é através do sistema linfático.

Por isso, é natural encontrarmos linfonodos infartados (pequenas bolinhas inchadas e doloridas que somem após o tratamento da doença), conhecidos popularmente como landras na região do dente com abcesso e em áreas vizinhas, como o pescoço.

9. Presença de pus (ou não) na região do dente que está com infecção.

Quando o abcesso dentário está evoluído, haverá formação de pus dentro dele. Por isso que, durante o tratamento com antibióticos, é natural que o abscesso dentário estoure, derramando todo o pus que há dentro dele. Porém, na fase inicial e na fase de evolução do abscesso, não há formação de pus.

Quer saber mais sobre abscesso dentário? Clique aqui e saiba tudo!


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]