Talvez você nunca tenha parado para pensar nas doenças da gengiva, como a gengivite e periodontite. Nada mais normal, porém isso deveria requerer sua atenção, ainda mais quando milhões de pessoas no Brasil sofrem com isso. E isso inclui a placa bacteriana.
Os danos que os germes da placa bacteriana causam podem ser permanentes, no entanto, você pode combater os germes com pasta de dentes, escova dental e fio dental bucal. Continue lendo para entender mais sobre a placa bacteriana e as formas de proteger suas gengivas e dentes.
O que é a placa bacteriana?
Mesmo quando os dentes parecem limpos, eles podem estar acumulando placa. A placa bacteriana dental é, na verdade, um filme macio, pegajoso e rico em bactérias que está constantemente se desenvolvendo em seus dentes.
Você não pode sempre ver a placa bacteriana, e mesmo que você tenha escovado, ela sempre se forma ao redor dos dentes e da gengiva.
Você tem que ser atencioso com higiene dental para controlar a placa bacteriana dental. O uso frequente do fio dental e da escovação dos dentes é o método mais fácil para combater a placa e impedir a formação de cárie no dente ou doenças na gengiva, como a gengivite.
Quando não tratada, a Placa bacteriana vai ficar mais difícil de combater
Com o tempo, a placa bacteriana dental não tratada se formará e, se não for removida, se tornará uma camada endurecida conhecida como tártaro dental ou cálculo dental.
A mistura da placa bacteriana atual com o tártaro no dete pode resultar na inflamação dentária conhecida como gengivite.
Os sinais e sintomas da gengivite incluem gengivas vermelhas, inflamadas ou doloridas e, muitas vezes, pode ocorrer mau hálito. Felizmente, a doença da gengiva é geralmente tratável com a escovação adequada, uso do fio dental e raspagem dos dentes feita pelo dentista.
Se você notar indícios de gengivite, você precisa agir rapidamente, reforçando a higiene dental e procurando o dentista o mais breve possível, já que ainda pode salvar seus dentes valiosos nesse estágio.
O que é periodontite?
Com o tempo, germes de placa bacteriana dentária não removidos podem causar cáries e doenças nas gengivas, como observado acima, o que inclui a periodontite.
Na periodontite, as bactérias se ligam aos dentes através da gengiva e as formas de infecção dentro dos bolsos ao redor dos dentes.
Vermelhidão persistente e gengivas inflamadas ou com sangramento, podem ocorrer em adição a gengiva retraída, dentes moles e mau hálito fazem parte dos sintomas da periodontite, cujo maior sinal clínico dela é a destruição do osso que segura os dentes.
Neste momento, você precisará usar a ajuda de seu dentista para fazer a raspagem dos dentes e das raízes, a fim de eliminar a inflamação do local e impedir que a perda óssea continue.
Escove os dentes e use fio dental regularmente. Além disso, faça limpezas e exames regulares para ajudar a manter os germes de placa bacteriana sob controle.
Já a Periodontite e gengivite não podem ser tratadas em casa e nem devem ser deixadas de lado. Não hesite em falar com o seu dentista se você tiver sinais e sintomas de gengivite ou periodontite.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.