Tártaro no dente

→ Tártaro no dente: Causas | Como remover | Prevenção

Rate this post

Ter tártaro no dente é algo bem comum. Ele se origina da placa bacteriana e, mesmo se a pessoa tiver uma higiene bucal excelente, ela não estará livre do tártaro dental, mesmo que seja em uma quantidade muito pequena. Leia o artigo abaixo e saiba como não ter mais tártaro nos dentes.

O que é placa bacteriana que se forma nos dentes? 

Você já se perguntou o que é a placa bacteriana? A placa bacteriana, também conhecida como placa dentária, ou biofilme dental, é uma película macia e pegajosa que se acumula nos dentes. 

Quando a saliva, a comida e os fluidos se combinam, eles produzem depósitos de bactérias, que se localizam nas áreas dos dentes e da gengiva.

A placa bacteriana contém muitas bactérias, que produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes e podem causar inflamações na gengiva (gengivite). Se não for tratado, o dano pode se tornar permanente. 

Na boca, há milhões de bactérias que se alimentam dos alimentos e bebidas que você come todos os dias. Se os depósitos de bactérias da placa nos dentes não forem removidos por meio de escovação regular e uso do fio dental, eles podem causar cárie dentária, doença na gengiva e formação do tártaro no dente  

A Placa bacteriana leva ao acúmulo de tártaro no dente?

Ao longo do tempo, se a placa bacteriana não for removida regularmente, os minerais da sua saliva serão depositados no biofilme da placa, fazendo com que ela endureça em 24 a 72 horas, transformando-se em tártaro dental. 

E, diferente da placa bacteriana, que pode ser removida através da higiene bucal, a remoção do tártaro requer a ajuda de um dentista.  

 O tártaro dental, também chamado de cálculo dental, é um depósito amarelo ou marrom que se forma quando a placa endurece nos dentes. 

Como o acúmulo de tártaro nos dentes está fortemente ligado ao esmalte dos dentes, ele só pode ser removido por um dentista. 

Você tem um risco maior de desenvolver tártaro com aparelho, boca seca, dentes apinhados, fumo e envelhecimento. Indivíduos variam muito em sua suscetibilidade ao acúmulo de tártaro. Para muitos, esses depósitos se acumulam mais rapidamente com a idade.

O que causa a placa bacteriana e o tártaro?

Quando a saliva, os alimentos e os fluidos se combinam na boca, eles produzem um ambiente que permite que as bactérias cresçam e se depositem, coletando os dentes e as gengivas e, especialmente, onde os dentes e as gengivas se encontram. 

Alimentos comuns que contribuem para a formação e crescimento da placa incluem aqueles contendo carboidratos, ou açúcares simples, como sacarose e amidos, encontrados em refrigerantes e doces. 

Comer alimentos ricos em açúcar, como bolos, doces e frutas, pode causar um aumento de bactérias na placa bacteriana. As bactérias da placa bacteriana podem causar gengivite, cáries e doenças gengivais avançadas (como a periodontite), por isso é importante tomar medidas para o tratamento e a prevenção. 

A placa bacteriana se esconde entre os dentes e sob a linha da gengiva. Não há como evitá-lo inteiramente, por isso é importante manter uma boa rotina oral para evitar que se acumule. 

Certos alimentos, especialmente carboidratos (alimentos contendo açúcares ou amidos), são grandes contribuintes para o crescimento de placas, como leite, refrigerantes, bolos e doces.

Identificando os primeiros sintomas da placa bacteriana

A placa pode ter uma cor amarela pálida, mas também pode ser incolor, dificultando a visualização. É por isso que é importante manter uma boa higiene bucal e consultar seu dentista a cada 6 meses para um check-up. 

Eles podem usar espelhos dentais para identificar a placa em lugares difíceis de ver e raspar a placa bacteriana entre os dentes com um raspador dental. 

Cada conjunto de dentes é único, então pergunte ao seu dentista para escovar e usar fio dental dicas para ajudar a resolver acúmulo de placa bacteriana.  

Relação da Placa bacteriana e o Tártaro dental

Então, por que a placa bacteriana é um problema? Se você não tomar as medidas necessárias para prevenir e se livrar da placa bacteriana, isso pode levar a:

  • Cárie dentária : os ácidos produzidos pelas bactérias na placa podem causar baixo nível de pH e podem corroer o esmalte dos dentes, formando cavidades (buracos) no dente
  • Gengivite : A acumulação de bactérias na placa bacteriana pode causar inflamação das gengivas.
  • Mau hálito : o acúmulo de placa bacteriana devido à má higiene dental também pode causar mau hálito.

Acúmulo de Placa e Tártaro – como prevenir?

Para ajudar a prevenir o tártaro, não se esqueça de escovar os dentes e usar fio dental pelo menos três vezes ao dia e, de preferência, visite seu dentista regularmente para exames orais e limpezas.revenir o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. 

Como remover a placa bacteriana e o tártaro no dente?

Existem dois métodos principais para remover a placa em seus dentes: usando o movimento mecânico de escovação e uso do fio dental, para remover a placa bacteriana e expor a placa bacteriana a ingredientes antibacterianos para matar e evitar que ela volte a crescer. 

Se você estiver procurando por uma rotina abrangente, bem como métodos caseiros, consulte nossas etapas abaixo. 

  1. Escove os dentes ainda melhor: uma  escova de dentes elétrica  é uma das formas mais eficazes de se livrar da placa bacteriana. Certifique-se de escovar pelo menos 2 minutos, duas vezes por dia, todos os dias. Lembre-se de substituir a cabeça da escova da escova de dentes elétrica a cada 3 meses;
  2. Não pule o fio dental: é fácil para a comida ficar presa nos dentes, e se você não usar fio dental diariamente, as bactérias podem se desenvolver, e você tem placa bacteriana. Escovar sozinho não pode cobrir todos os espaços em sua boca, então aprenda  a usar o fio corretamente;
  3. Use um creme dental anti-placa. Cremes dentais com flúor anti-placa são ótimas maneiras de aumentar a aposta na sua luta contra a placa bacteriana.

O acúmulo de tártaro, por outro lado, vincula-se fortemente ao esmalte e deve ser removido por um dentista, e é por isso que é tão importante ser proativo e remover a placa antes que ela se torne um problema. Se você começar a ver quaisquer sinais de formação de tártaro, não deixe de ir ao dentista.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]