Dor de dente causas

→ Dor de dente: Causas | Tratamento | Remédios | Como prevenir

5/5 - (88 votes)

A dor de dente, de fato, é uma das piores dores que uma pessoa pode sentir. Literalmente, a vontade que a pessoa tem, naquele momento, é de extrair o dente para acabar de vez com aquela dor.

Contudo, na maioria esmagadora dos casos, é perfeitamente possível acabar com a dor de dente sem ter que extraí-lo e, dependendo do caso, nem vai ser necessário fazer o tratamento de canal do dente.

Começo mencionando que a dor de dente forte não aparece do nada. Geralmente, a dor no dente começa com um pequeno incômodo que, muitas vezes, passa sozinha ou com o uso de um simples analgésico, como um paracetamol.

Do outro lado, é importante saber o que causa a dor de dente até mesmo para não ficar preocupado e sair comprando remédios que sequer acabarão com a dor no dente.

DOR DE DENTE CAUSAS

As pessoas, em geral, acham que a dor de dente terminará sempre tendo que fazer o tratamento de canal. Isto nem sempre ocorre.

tratamento de canal

O mais comum é, na maioria das vezes, a presença da cárie dentária ser a causadora do dente doendo. E, em boa parte dos casos, uma obturação (restauração dentária).

Veja abaixo as principais causas da dor de dente:

Cárie dentária:

Disparada na liderança, a cárie dentária (conhecida como dente furado ou dente cariado) é uma das principais causas da dor de dente. Primeiro porque ela, quando ultrapassa o esmalte, como mostra a foto abaixo, a dentina (tecido dentário) fica exposta ao meio bucal, e ela possui inervação.

dente furado molares

Por isso que o paciente relata dor de dente ao mastigar (principalmente alimentos doces) ou quando bebe alguma coisa gelada.

Problemas na gengiva (gengivite ou periodontite)

Quando a pessoa não apresenta uma boa higiene bucal, ela poderá desenvolver problemas na gengiva, como a gengivite (gengiva inflamada e inchada) e, em casos mais graves, a periodontite (piorreia ou doença periodontal).

gengiva sangrando gengivite

Como os tecidos gengivais oferecem suporte ao dente, uma inflamação nestes tecidos pode refletir nos dentes, causando dor.

Traumas dentários (pancadas no dente)

Apesar de ser algo lógico, pancadas no dente podem causar dor não somente naquele momento, mas depois também.

Por exemplo, algo que é bem comum é o bebê, no colo da mãe, bater sem querer a cabeça na boca dela.

Apesar de ser uma leve pancada, pode causar a morte do dente porque poderá ocorrer danos na polpa do dente (nervo do dente), causando dor de dente no futuro.

Dentes que precisam fazer o tratamento de canal

Quando a cárie no dente é muito profunda, o nervo do dente é afetado, causando dor de dente que varia de moderada à severa.

Além disso, esse tipo de dor no dente tende a ser constante, e os remédios para passar dor de dente surtem pouco efeito, uma vez que é necessário realizar um curativo dentro do dente, algo que só é feito pelo dentista.

Dentes com raízes expostas (retrações gengivais)

A retração gengival nada mais é do que o deslocamento da gengiva, deixando a raiz do dente aparecendo (conhecido como pé do dente).

retração gengival cárie na raiz do dente

Quando a raiz do dente fica exposta, o paciente pode relatar sensibilidade no dente a alimentos gelados, doces, quentes e, dependendo do caso, até na hora de respirar.

Dor do dente siso

Um dor de dente que quase todo mundo passa é durante o nascimento do dente siso.

Na verdade, não se trata especificamente de uma dor de dente, mas sim de uma leve inflamação que pode ocorrer na gengiva do dente siso, que é literalmente rasgada durante o nascimento do siso.

Contudo, há casos nos quais se desenvolve uma inflamação na região do dente siso que está nascendo chamada de pericoronarite (foto abaixo).

 

Neste caso, as dores no dente siso serão mais fortes, necessitando até de remédios para a dor do dente siso, como analgésicos e antiinflamatórios.

 

Alguns outros tipos de dor de dente

  • Dor leve ao mastigar: pode indicar a presença de cárie no dente ou a presença de alguma obturação quebrada, que expõe a dentina e causa dor;
  • Dor forte ao mastigar: dores muito fortes a ponto de não aguentar mastigar nada em cima do dente pode indicar necessidade de fazer um tratamento de canal ou de ajustar alguma obturação que foi feita recentemente (se for o caso);
  • Dor de curta duração durante a alimentação: por exemplo, aquela água gelada que causa uma dor no dente, porém, quando a água é engolida, a dor passa em poucos segundos;
  • Dor de longa duração durante a alimentação: utilizando o exemplo acima, a dor permanece por alguns minutos mesmo depois de ter engolido o alimento. Esse sintoma indica a possibilidade de ter que fazer tratamento de canal;
  • Dor de dente espontânea (dói do nada) ou latejante (pulsando): nos dois casos, já são fortes indícios de que o dente necessita de tratamento de canal. O paciente relata uma pressão forte dentro do dente.
  • Dor no dente de leite: da mesma forma que os dentes permanentes, os dentes dos nossos miúdos também podem ser afetados por dor. O tratamento basicamente é igual aos dentes dos adultos;
  • Sinusite: em alguns pacientes, a raiz do dente pode estar muito próxima ao seio maxilar. Em um quadro de sinusite, a dor poderá refletir diretamente nas raízes dos dentes, causando dor. Neste caso, os dentes estão saudáveis, sendo necessário tratar a sinusite.

É verdade que o aparelho dentário pode causar dor de dente?

Sim, mas a dor de dente, neste caso, é de outra forma. Além de ser completamente suportável, ela tenderá a reduzir a zero em poucos dias.

Além disso, com o passar do tempo, o paciente começa a se acostumar com o aperto do aparelho dentário, logo, a dor da manutenção do aparelho ortodôntico tenderá a ser cada vez menor.

O que é bom para dor de dente? Qual o tratamento indicado?

O primeiro passo é, assim que começar a perceber a dor de dente, mesmo que seja leve, e se ela começar a ficar constante, é fundamental procurar o dentista.

dentista dor de dente tratamento

O dentista irá indicar o tratamento para aliviar a dor de dente que, em poucos dias, irá sumir, na maioria dos casos.

Utilizando as mais comuns causas de dor no dente, vamos aos tratamentos mais comuns realizados pelo dentista:

Cárie dentária: o dentista removerá toda a cárie no dente e depois colocará a obturação (restauração dentária), que poderá ser com a restauração de resina (da cor do dente) ou com a restauração de amálgama (mais conhecida como platina).

Problemas na gengiva: tanto o tratamento da gengivite como da periodontite consiste na raspagem do dente e/ou da raiz (se for o caso). Medicações como bochechos e antibióticos podem ser usados para acelerar o processo de tratamento.

Traumas dentais: identificadas as consequências do trauma dental, o tratamento consistirá desde colocação de gelo no local até mesmo a extração de dente, caso haja comprometimento da raiz, como por exemplo uma fratura que partiu a raiz ao meio.

Tratamento de canal: como o nome já sugere, o tratamento consiste em remover toda a cárie dentária e limpar a raiz do dente, conseguindo assim aliviar a dor de dente, que acabará com alguns dias. Há muito medo sobre o tratamento de canal do dente que faz com que os pacientes prefiram fazer a extração de dente. Saiba que a Odontologia avançou bastante e o tratamento de canal é algo que está bem mais rápido de fazer e com pouquíssimo ou nenhum incômodo.

Raízes expostas: se a retração da gengiva for muito pequena, recomenda-se acompanhar o caso e passar orientações de higiene bucal para que a raiz não fique mais exposta. Quando a retração gengival apresenta um tamanho moderado a grande, opta-se por cobrir com resina (como se fosse uma restauração do dente) ou realizar uma cirurgia para colocar a gengiva no lugar.

Dor do dente siso: a dor no dente siso, em geral, tende a ser controlada com analgésicos leves ou antiinflamatórios. No caso da pericoronarite, tratam-se primeiramente os sintomas para depois decidir, juntamente com o paciente, qual será o melhor caminho, que poderá ser até a extração do dente siso.

Não posso ir ao dentista no momento. Como aliviar a dor de dente?

Infelizmente, nem todos os pacientes possuem tempo ou até mesmo dinheiro para procurar o dentista o mais breve possível, terminando por sofre com a dor de dente.

Contudo, para aliviar a dor de dente, há algumas ações caseiras que podem, digamos, segurar as pontas, até que ele tenha condições de ir ao dentista.

Remédios caseiros para aliviar dor de dente

  • Escove os dentes e uso o fio dental bucal já que, algumas vezes, a dor de dente é causada porque existe algum resto de alimento entre os dentes, que termina por magoar a gengiva, causando dor;
  • Colocar gelo na região do dente doendo poderá aliviar a dor;
  • Chupar gelo também ajudará no alívio da dor de dente
  • Mastigar o cravo da índia possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, podendo aliviar a dor de dente;
    Mastigar alho;
  • Chá de Macela e própolis: propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Porém, lembro que, apesar de remédios caseiros para dor de dente serem bastante utilizados, não existem comprovações científicas sobre sua eficácia.

Além disso, estes remédios caseiros possuem indicações para diversas dores, e nem sempre aliviam a dor de dente. Por exemplo, bochechos com água quente pode piorar a dor em alguns casos de pulpite (inflamação no nervo do dente).

Qual o melhor remédio para dor de dente?

No mercado, existem diversos remédios para aliviar a dor de dente:

Analgésicos, anestésicos e antiinflamatórios:

  • Dipirona;
  • Diclofenaco sódico e potássico;
  • Cetoprofeno;
  • Xilocaína (ideal para colocar em cima de gengivas machucadas dos sisos nascendo);
  • Paracetamol;
  • Nimesulida;
  • Ibuprofeno.

No caso da gravidez, a única medicação que é considerada segura é o paracetamol.

Contudo, lembro que a dose bem como o tempo de uso dos remédios para dor de dente será determinada pelo dentista. Dependendo do caso, talvez não seja necessário nem tomar remédio para dor de dente.

Por exemplo, o paciente pode ter um dente furado cujos alimentos ficam presos dentro dele. A tendência é que a dor seja quase que constante, fazendo com que o paciente tome algum remédio para dor de dente.

Porém, no caso acima, é bem provável que uma simples obturação já resolva a dor de dente, sem ter que tomar remédio algum.

Além disso, é bem comum o paciente dizer que está tomando um remédio para dor de dente e não está passando, como por exemplo, tomar um antibiótico.

O antibiótico trata INFECÇÃO e não INFLAMAÇÃO. Logo, naturalmente, é bem provável que não alivie a dor de dente.

Como prevenir a dor de dente?

Há duas formas bem eficazes de prevenir a dor no dente:

  • Escovar os dentes pelo menos 3x ao dia ou após as refeições;
  • Visitar o dentista regularmente.

Outro aspecto importante é, assim que começar a perceber alguma dor, já procurar imediatamente o dentista. Veja abaixo algumas situações que requerem intervenção do dentista rapidamente:

  • Dor de dente contínua por mais de 2 dias;
  • Inchaço no local;
  • Presença de febre;
  • Presença de pus;
  • Dificuldade de engolir ou abrir a boca.

Lembre que a dor de dente é uma das mais fortes que existe. Não deixe o problema piorar e não sofra com isso!


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]