Apesar de ser algo chato, ter a gengiva inflamada é algo bem comum de se receber no consultório odontológico.
A gengiva inflamada nada mais é do que um dos sintomas da gengivite, inflamação gengival que apresenta diversos sinais e sintomas, incluindo a inflamação na gengiva.
Para não haver mais dúvidas sobre a inflamação gengival, decidi escrever este artigo com tudo e mais um pouco sobre a inflamação na gengiva. Vamos lá entender?
O que causa a gengiva inflamada?
Na maioria esmagadora dos casos, a inflamação na gengiva é causada pela presença da placa bacteriana na superfície dos dentes.
A placa bacteriana é uma película incolor que fica aderida nos dentes. Quando não removida pela escovação, a placa começa a tomar uma forma mais endurecida, chamada de tártaro.
Esta placa bacteriana causará uma inflamação gengival. Ela é formada a partir de uma higiene bucal ruim ou parcial, como por exemplo, a pessoa apenas escovar os dentes e não usar o fio dental bucal.
Além da gengiva inflamada, também encontramos na gengivite:
- Gengiva sangrando;
- Gosto metálico ruim na boca;
- Gengiva inchada;
- Gengiva com aspecto vermelho brilhante ou até mesmo roxa;
- Coceira na gengiva;
- Gengiva solta.
A gengiva sangra quando me alimento ou escovo os dentes. Isso é normal?
Não. A gengivite apresenta sangramento, que geralmente ocorre na escovação dos dentes e/ou durante a alimentação.
Após o tratamento da gengivite realizado pelo dentista, o sangramento cessará!
Posso perder o dente por causa da gengiva inflamada?
Sim, pois a gengivite ,quando não tratada pelo dentista, poderá evoluir para a doença periodontal (periodontite ou piorreia), que causa a destruição do osso que dá suporte ao dente.
Com a destruição do osso, o dente literalmente fica mole, sendo indicada a extração do dente.
Que outros problemas a gengiva inflamada poderá causar?
A inflamação gengival, quando não tratada, poderá causar outros problemas de saúde, tais como:
- Retração gengival (que causa sensibilidade dentária);
- Perda óssea e mobilidade dentária (dentes moles);
- Gengiva solta;
- Perda dentária;
- Possibilidade de parto prematuro;
- Complicações cardíacas;
- Problemas gástricos (bactéria H. pylori localizada no tártaro).
Qual o melhor remédio para a gengiva inflamada?
As medicações que existem no mercado para tratamento da gengivite são complementares, isto é, são utilizadas simultaneamente ao tratamento realizado pelo dentista.
Em outras palavras: usar bochechos ou até mesmo medicações terá apenas uma função paliativa, uma vez que os remédios não atuam na causa da inflamação e sangramento da gengiva, que é a placa bacteriana.
Esta, por sua vez, só poderá ser removida mecanicamente pelo dentista.
A água oxigenada 10V tem se mostrado útil no combate à gengivite, porém, utilizada juntamente com a remoção da placa bacteriana e tártaro.
Do outro lado, caso o processo inflamatório esteja avançado, o dentista poderá receitar aos pacientes medicações que vão desde analgésicos (para dor) até antibióticos (caso haja infecção).
É verdade que a gengiva inflamada pode ter outras causas?
Sim, embora não seja muito comum. Determinadas medicações, como anticoncepcionais, podem causar uma inflamação gengival.
Outro exemplo disso é a fenitoína, medicação utilizada para tratamento de convulsões. A gengiva poderá ficar bem inchada.
Alterações hormonais também podem influenciar no desenvolvimento das inflamações gengivais, como é o caso da gengivite gravídica (que pode ocorrer durante a gravidez).
A falta ou diminuição de determinadas vitaminas também pode causar inflamações gengivais, como é o caso da falta da vitamina C.
Algumas doenças também influenciam no aparecimento da gengivite, como é o caso da diabetes mellitus. Quando não controlada, a diabetes pode causar problemas em todo o organismo, incluindo inflamações na gengiva.
O álcool e o fumo podem causar também o aparecimento de problemas gengivais.
A gengiva inflamada pode causar mau hálito?
Por ser causada por bactérias que, no seu desenvolvimento, liberam gases com odor ruim, é bem comum encontrarmos a gengivite associada à presença do mau hálito.
Qual o tratamento da gengiva inflamada? Ela tem cura?
O tratamento da gengivite consiste na realização de uma raspagem pelo dentista, que visa remover a placa bacteriana e o tártaro que estão causando a inflamação gengival.
Dependendo do grau da inflamação gengival, as raspagens podem ser divididas em sessões, até para gerar mais conforto ao paciente.
Porém, caso o paciente ainda apresente uma higiene bucal ruim (isso se a causa da gengivite for a presença da placa bacteriana), em poucas semanas a inflamação na gengiva voltará.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.