Por que acordamos com mau hálito? É muito comum acordarmos com mau hálito. Isso ocorre com quase todas as pessoas. E é bem natural algumas destas pessoas ficarem bem preocupadas. Mas, pelo menos à princípio, é algo que não requer muita preocupação.
O que ocorre é que, durante o sono, não há ingestão de alimentos. Na ausência de alimentos, a quantidade de glicose no organismo cai bastante.
Logo, para o organismo produzir energia, há a degradação de gordura e proteínas do corpo. Esta degradação provoca a liberação de gases com odor ruim que, em seguida, são liberados pela boca através da respiração.
Por isso que muitas pessoas, ao acordar ou quando se passa um longo período sem se alimentar, apresentam um hálito um pouco desagradável.
Contudo, após ingerir alimentos e realizar a higiene bucal, aquele mau hálito ao acordar tende a desaparecer rapidamente. Caso o mau hálito permaneça, está na hora de procurar tratamento com um profissional dentista.
Além disso, há a diminuição da produção de saliva durante o sono. A saliva atua como uma protetor natural, inviabilizando e/ou neutralizando a formação de ácidos pelas bactérias.
Isso ocorre pela presença de oxigênio (O2) na composição da saliva, impedindo ou dificultando a formação de ácidos pelas bactérias anaeróbias (bactérias que se desenvolvem em baixas concentrações de oxigênio).
Com a redução da produção de saliva,haverá formação de ácidos voláteis (que evaporam rapidamente), causando o mau hálito ao acordar.
Logo, quase sempre acordamos com mau hálito. Pessoas com a saúde perfeita também possuem este problema. Então, À princípio, não há com que se preocupar! =)
Contudo, se o problema persistir, é importante procurar informações para tratar o mau hálito o mais rápido possível