No meu consultório, é bastante comum receber pacientes que fazem a seguinte pergunta: é possível acabar com o mau hálito? Por que já tentei de tudo e não tive resultado algum?
O verdade é: sim! É possível acabar com o mau hálito em definitivo, desde que seja feito o tratamento da forma correta e de maneira eficaz.
O que escuto no meu consultório é a tentativa de acabar com o mau hálito utilizando receitas caseiras ou remédios ditos milagrosos que “gurus” ensinam na internet.
MAU HÁLITO CAUSAS
Há mais de 50 causas que causam o mau hálito e nem sempre apenas um motivo só é responsável pelo problema. Por exemplo, uma pessoa pode ter problemas de saúde bucal (gengivite, cárie, tártaro, etc.) e pode ingerir muitos alimentos gordurosos.
O primeiro passo é identificar a causa e é aí onde muitas pessoas pecam. Claro que, em boa parte dos casos, o tratamento será feito por um profissional de saúde (dentista, médico, nutricionista, etc).
Contudo, é perfeitamente possível ter uma boa noção do que pode estar causando o mau hálito numa pessoa a partir de informações simples e dicas úteis para começar a acabar com o mau hálito hoje mesmo.
Por exemplo,poucas pessoas sabem, mas uma alta taxa de glicose no sangue pode causar mau hálito. Do outro lado, 80% dos casos de halitose têm origem na cavidade bucal.
COMO ACABAR COM MAU HÁLITO?
1. Visite o dentista frequentemente e previna problemas bucais
Mais de 80% das causas do mau hálito têm origem na boca. Dentre estes problemas, encontramos uma higiene bucal deficiente em quase todos os casos.
Visitas frequentes ao dentista servirão como prevenção de problemas de saúde bucal, como gengivite e a cárie dentária. Além disso, uma boa higiene bucal contribuirá para o hálito fresco e saudável.
2. Elimine determinados vícios (caso tenha), como a ingestão de bebidas alcoólicas com frequência e o fumo
Tanto o álcool como o fumo são bastante prejudiciais ao organismo em todos os aspectos. Haverá destruição e descamação das células da mucosa oral, no qual as células se depositarão na língua, formando a saburra lingual, também conhecida como a língua branca.
A língua branca ou saburra lingual está entre as principais causas da halitose, uma vez que há uma grande formação dos compostos sulfurados voláteis, gases responsáveis pelo mau hálito.
Se você pretende acabar com o mau hálito e faz uso de cigarro ou bebidas alcoólicas com frequência, é bom começar a repensar seu comportamento.
3. Beba bastante água durante o dia
A formação da saliva é um processo natural do organismo. Ela possui diversas funções, dentre elas neutralizar a ação bacteriana nociva nos tecidos orais.
Para que haja uma formação ideal da saliva, é importante que o organismo esteja hidratado e, para que isso ocorra, é necessário ingerir pelo menos 2,5L de água por dia, em doses fracionadas, que podem ser divididas em 8 a 10 copos ingeridos no decorrer do dia.
4. Diminua a ingestão de alimentos ricos em enxofre, proteínas e gorduras
A degradação de alimentos ricos em gordura, proteínas e enxofre (alho ou cebola) produzirão gases com mau cheiro, que cairão na corrente sanguínea e, posteriormente, serão expelidos pela boca através da respiração.
O consumo destes alimentos não deverá ser proibido, mas sim regulado, com o objetivo de diminuir a formação dos gases responsáveis pelo mau hálito.
5. Opte por alimentos ricos em fibra
Alimentos ricos em fibra ajudarão na eliminação das impurezas do organismo e na ação intestinal, prevenindo assim episódios de prisão de ventre, que podem causar em algum grau o mau hálito.
Isto ocorre porque os gases oriundos das fezes não eliminadas pelo organismo são jogados na corrente sanguínea e exalados através pela boca, contribuindo assim para um quadro de halitose.
6. Tenha uma higiene bucal frequente e satisfatória para prevenir o mau hálito
Uma das principais aliadas na hora de acabar com o mau hálito é a higiene bucal. Ela deverá ser feita pelo menos 3x ao dia ou após cada refeição, com o propósito de não oferecer às bactérias presentes na boca alimentos para sua proliferação, o que causará, dentre outros problemas como a gengivite e a cárie dentária, a halitose.
A higiene bucal compreende o uso:
- Da escova de dentes: opte por escovas de cabeça pequena e cerdas macias para realizar uma escovação adequada sem traumatizar os dentes;
- Do fio dental: muito negligenciado pelas pessoas, o fio dental bucal é muito importante na higiene bucal, uma vez que ele limpa superfície dos dentes que não são alcançados pela escova de dentes. O não uso do fio dental bucal poderá provocar o desenvolvimento da cárie dentária e da gengivite, ambas podendo causar o mau hálito;
- Do limpador da língua: assim como o uso do fio dental bucal, também não é comum que as pessoas higienizem a língua. Uma higiene deficiente provocará a formação de uma superfície branca no fundo da língua (saburra lingual ou língua branca), que é uma das principais causas do mau hálito.
Para acabar com o mau hálito, é necessária a participação de todos os envolvidos no processo: o paciente que possui o problema e o profissional de saúde que irá ajudá-lo no processo.
Tenha em mente que é algo que requer um tempo e que não há receitas milagrosas como encontramos na net. Algumas delas inclusive mascaram ou até pioram o problema da halitose. Faça do jeito certo!