“O mau hálito me fez perder completamente a vontade de sair de casa e ter uma vida social.”
Maria (nome fictício para preservar a identidade da paciente) sofre com o Mau Hálito. Natural de Recife, veio ao meu consultório procurando tratamento para este problema. O Mau Hálito é um problema que afeta 4 em cada 10 brasileiros, segundo pesquisas.
O Mau Hálito consiste na alteração do ar que é exalado pela boca. Contudo, quando não tratado, as consequências podem ser devastadoras, como foi o caso de Maria, esteticista, casada há 17 anos.
O problema do Mau Hálito começou a afetar tanto a vida social de Maria com o seu casamento. Veja o relato abaixo:
“Tudo começou com algumas brincadeiras e piadinhas no trabalho sobre meu Hálito. Todas eram com um só propósito: me ofender. No começo, achei que fosse somente uma brincadeira de mau gosto. Porém, com o passar do tempo, percebi que poderia ser estar com Mau Hálito, mesmo sem estar sentindo nada.
Comecei a ler sobre o assunto na internet. Queria me livrar daquele problema o quanto antes. Tentei diversas receitas caseiras sem sucesso algum. No desespero, resolvi perguntar a meu marido se estava com Mau Hálito.
Ele, todo sem jeito, disse que já sentiu algumas vezes um cheiro ruim saindo da minha boca. Fiquei desesperada. Comecei a procurar mais informações até encontrar este site.
Percebi que meu marido já mostrava nos comportamentos dele que eu estava com Mau Hálito: me beijava pouco, se afastava inconscientemente quando falava comigo, dentre outras coisas. Então, resolvi marcar a consulta com Dr. Wilson,
Dr.Wilson fez o diagnóstico e tratamento do problema e, graças a Deus, estou livre do Mau Hálito. Quando ele me contou que estava escrevendo um Método para ajudar pessoas em todo o Brasil a tratar o Mau Hálito, fiquei muito contente, motivo pelo qual vim aqui falar sobre meu passado com Mau Hálito.
Dr.Wilson, continue assim ajudando as pessoas. Tenho plena certeza de que este Manual vai ajudar diversas pessoas em todo o Brasil!”
Um dos grandes problemas é fazer um “autodiagnóstico” para saber se possui algum grau de halitose. O indivíduo que possui mau hálito apresenta um quadro chamado de fadiga olfatória, isto é, ele se acostuma com o cheiro e não sente mais, como ocorreu com Maria.
Diante deste quadro, muitas pessoas até se negam a aceitar que, talvez, possuam mau hálito, simplesmente porque não sentem mal cheiro exalado pela boca algum.
A dúvida começa com alguns comportamentos externos (amigos e colegas se afastando numa conversa) ou diante de algum aviso de terceiros sobre um possível quadro de halitose. Tal situação pode fazer com que o portador do Mau Hálito não queira mais ter vida social, podendo evoluir para um quadro de depressão.
O objetivo deste artigo é te orientar com algumas informações para que haja uma plena consciência da presença do mau hálito, sendo necessário procurar um tratamento o mais breve possível. Iremos começar com este teste abaixo:
Passo 1: caso haja uma suspeita de um possível quadro de halitose (mau hálito), pode-se realizar um teste sozinho. Primeiro, lamba o pulso e espere cerca de 30 segundos.
- Respira pela boca?
- Tem tártaro ou intestino preso?
- Você Fuma?
- Sente a boca seca?
- Bebe pouco líquido?
- A língua está esbranquiçada?
- Faz dieta?
- A gengiva sangra durante a escovação ou mastigação?
- Ingere bebida alcoólica mais de duas vezes por semana?
- Fica horas em jejum?
- Você Ronca?
- As pessoas se afastam enquanto você fala?
- Faz mais de 6 meses que não vai à consulta periódica com o dentista?