O tratamento de canal, em geral, causa muita ansiedade nos clientes. A especialidade responsável pelo estudo e tratamento da polpa dentária, quando esta vem associada a patologias, é a endodontia.
O tratamento de canal
Muitos são os mitos sobre o tratamento de canal. E também consiste em um dos principais motivos para a “justificativa” da perda dentária. Abaixo, os questionamentos, afirmações e justificativas que escuto com mais freqüência:
“Tratamento de Canal dói?”
“O tratamento de canal deixa dente fica mais fraco?”
“O dente fica escuro após o tratamento de canal?”
“Não faço tratamento de canal porque dizem que dói muito!”
“Extraí o dente porque tinha que fazer o tratamento de canal e é muito caro.”
De maneira geral, estas são as frases que escuto comumente no meu consultório. Diversas são as justificativas e razões para a não realização do tratamento de canal. Muitas vezes, um dente que poderia ser salvo facilmente é perdido. Vamos aos tópicos:
O que é tratamento de canal?
O tratamento endodôntico, conhecido mais frequentemente como tratamento de canal, consistem em remover os restos da polpa dentária (viva ou morta) e microorganismos do interior do canal do dente. A partir da remoção, coloca-se um material obturador compatível com polpa dentária. Sempre o objetivo é livrar o dente da inflamação e infecção. Mas o que e a polpa dentária?
A polpa dentária é um tecido conjuntivo especializado e inervado, localizado no interior do canal radicular (dentro da raiz). Possui vasos sanguíneos e terminações nervosas e apresenta se liga ao cemento e aos tecidos adjacentes através de um sistema de canais radiculares.
Há um complexo dentino-polpa, onde há uma “inter comunicação” entre estes tecidos. Já debatemos em outro post os tecidos dentinários, bem como suas funções. Caso não tenha lido, clique aqui!
Por alguns motivos que serão discutidos mais adiante, a polpa pode ser lesada, criando um quadro clínico no qual o indivíduo o indivíduo pode sentir dores que podem ser leve ou ate mesmo moderada a intensa.
O que causa a necessidade de tratamento de canal?
A necessidade de tratamento de canal pode decorrer de várias causas. Infelizmente, como não é da rotina do brasileiro visitar regularmente o dentista, este só procura o profissional quando o quadro já está avançado.
A consulta periódica ao dentista possibilitaria o diagnóstico precoce, logo, um tratamento mais conservador.
De forma geral, as causa da necessidade de tratamento de canal são:
Cárie dentária (causa mais comum);
Traumatismos dentários;
Trauma de menor intensidade, mas que atuam por longo tempo (raiz exposta);
Lesões bucais que comprometem os dentes (ex.: cistos).
Na maioria esmagadora dos casos, a cárie dentária é a principal causa dos danos ao nervo do dente. A cárie progride de tal maneira que alcança a polpa, provocando alterações que, em boa parte dos casos, são irreversíveis, isto é, haverá a necessidade de tratamento de canal.
Como disse acima, consultas periódicas ajudariam na detecção da cárie precocemente, evitando a necessidade de tratamento endodôntico.
Muitas vezes a cárie se dá entre os dentes, o que não permite a visualização por parte do cliente, já que este geralmente considera qualquer alteração de cor uma possível cárie. Logo, só o Dentista poderia identificar a lesão cariosa através do exame clínico.
A ausência de tratamento poderá ocasionar problemas como dor de dente, inchaços, abscessos, problemas sistêmicos, assim como a perda do dente.
Cárie dentária
Na maioria dos casos, a cárie dentária é a principal causa de lesões nas polpas dentárias. A cárie dentária se dá a partir da formação da placa bacteriana, que forma=se na superfície dentária.
Nela, há microorganismos que produzem ácidos, provocando desmineralização da estrutura dentária, provocando a cavitação (buraco) no dente. Se não tratada, a cárie evolui e alcança a polpa dentária, resultando em um dente inflamado.
Traumatismos dentários
Após o trauma dentário, pode ocorrer lesão ou ruptura do tecido pulpar. Neste caso, como a polpa foi traumatizada de forma severa, o tratamento endodôntico será indicado. Outra situação bem mais complexa, que culmina em tratamento endodôntico é o trauma dentário conhecido como avulsão, no qual o dente sai completamente de sua loja óssea.
Trauma de menor intensidade
Traumas leves, que atuam por muito tempo, podem produzir danos à polpa dentária, sem que o cliente perceba, somente relatando sintomatologia quando a polpa está comprometida.
Um exemplo disso são indivíduos que apresentam recessão ou retração gengival, havendo exposição da raiz dentária (foto), que apresenta terminações nervosas.
A exposição da raiz faz com que ela fique exposta a estímulos térmicos e químicos, podendo findar na necessidade de tratamento de canal. Muitas vezes, um dente bom (estruturalmente falando) pode ser submetido a canal somente por causa de uma pequena lesão, que já está lá há muito tempo. Deixo claro aqui que nem todo caso de exposição de raiz tem como desfecho o tratamento endodôntico.
Outra situação são cáries profundas, contudo, que não tiveram contato com a polpa dentária. Muitas vezes, removemos toda a cárie, contudo, mesmo com a remoção do agente agressor, o dente ainda apresenta sintomatologia dolorosa, pois a polpa já está doente.
Lesões bucais que comprometem os dentes (ex.: cistos)
Um exemplo de uma lesão bucal que pode comprometer a polpa dentária ou pode até mesmo se originar dela é o cisto bucais. O cisto é uma cavidade coberta por um epitélio, podendo ou não conter fluidos no seu interior. A partir destes fluidos, podemos identificar que tipo de cisto se trata.
A partir de testes de vitalidade (com substâncias e gases quentes e frios), podem-se identificar os dentes que estão comprometidos, isto é, que necessitam de tratamento de canal. Ressalto que os cistos bucais tem diversas causas, podendo se originar até da contaminação da polpa dentária.
Quais os sinais e sintomas de um comprometimento do nervo do dente? Como saber se tenho que fazer tratamento de canal?
Diversos são os sinais que podem indicar a necessidade de tratamento de canal. Estes sinais podem ser relatados pelos clientes, embora em determinadas situações, eles não sabem identificar qual o dente acometido endodonticamente. Mas alguns sinais são indicativos, como:
- Dor provocada, contudo, que persiste após a remoção do estímulo (ex.: beber água gelada, há uma dor forte no dente em questão e a dor persiste por alguns minutos. Em um dente sadio, a dor desaparece em segundos.);
- Dor espontânea contínua ou não (dor com ausência de estímulo, isto é, dor que ocorre do nada), podendo ou não cessar com o uso de medicações;
- Sensação de dente crescido ou inchado;
- Fístulas orais (pequenas feridas que podem sair pus ou sangue), que geralmente se desenvolvem sem causar incômodo no cliente;
- Sensação de aumento da pressão dentro do dente, causada pela eliminação de gases a partir das bactérias presentes no canal, provocando uma inflamação no dente associada a dor moderada à forte;
- Dificuldade de mastigação, porque o cliente relata que não consegue nem “encostar” no dente;
- Dor difusa, isto é, distante do dente realmente acometido;
- Dor que persiste mesmo com o uso de medicações.
Deixo claro aqui que outros problemas podem ocasionar estes sinais e sintomas. Uma anamnese bem realizada, a partir dos testes de vitalidade pulpar, é fundamental para o sucesso do tratamento. Há artifícios que o Dentista pode fazer uso para identificar possíveis alterações pulpares, como por exemplo, o jato de ar frio (foto abaixo).
Usa-se uma pelota de algodão, dá-se um jato com o ar frio nesta pelota e coloca na superfície dentária, com finalidade de identificar respostas pulpares.
Caso o cliente sinta desconforto no momento, contudo, o mesmo desapareça com a remoção do algodão, a chance de não existir alteração pulpar é grande.
Caso haja continuidade da dor após a remoção, há possibilidade de comprometimento pulpar. Devem ser feitos os demais testes a fim de descartar ou não a necessidade de intervenção endodôntica.
Como é realizado o tratamento de canal?
A identificação do dente é de suma importância, quer seja por testes de vitalidade, quer seja por exame radiográfico. Devo ressaltar que este último é uma condição essencial para o sucesso do tratamento.
A partir da identificação do dente e do exame radiográfico inicial, a fim de confirmar o diagnóstico e analisar a condição inicial do dente, inicia-se o acesso ao canal radicular, no qual está a polpa dentária ou seus restos.
Com o cliente anestesiado, faz-se o acesso com uma broca até o canal Acontece, esporadicamente, o cliente relatar incômodo quando se cria o acesso, porém pode-se anestesiar mesmo a polpa do dente, cessando o incômodo de vez.
Criando-se o acesso, utilizam-se as limas endodônticas (foto abaixo), que nada mais são que “agulhas” preparadas para este fim.
Estas limas apresentam formato espiral ou de cones sobrepostos, tendo como objetivo remover as impurezas e microorganismos mecanicamente e remover a polpa dentária, quando esta existir, respectivamente.
Durante este processo, utiliza-se um líquido (hipoclorito de sódio) para remoção mecânica e química das bactérias e restos pulpares. Este líquido é bastante corrosivo, motivo pelo qual o cliente deve estar de babador para proteção das vestimentas.
As radiografias são constantes no tratamento de canal. Se imaginarmos que estamos trabalhando em um campo fechado, isto é, não estamos observando a área de trabalho, há necessidade de algum tipo de visualização da área, e esta só pode ser feita a partir das radiografias.
Estas têm como objetivo fornecer visualizações sobre o estado do dente, bem como fornecer medidas para o trabalho e para analisar para o resultado final do tratamento.
Estas medidas servem para colocarmos nas limas as dimensões de trabalho. Para medirmos, utilizamos uma régua para este fim (foto).
Com as medidas calculadas, seguimos uma sequência de limas, que vão aumentando de diâmetro com o aumento da numeração. Partindo-se de regras técnicas descritas na literatura, determinamos quantas limas serão utilizadas.
A quantidade de sessões e o tempo do tratamento de canal pode variar de dente para dente. Há dentes que podem ser tratados endodonticamente em uma sessão, contudo, há necessidade de um meio favorável para este feito.
Há outros dentes que necessitam de mais sessões, por apresentar algumas dificuldades que requerem mais tempo clínico, como os dentes molares, de maneira geral. Porém, isto não é regra. Cada caso é um caso.
Nos dias atuais, o tratamento de canal está bem mais rápido, uma vez que as limas hoje são colocadas nas canetas que o dentista usa (foto abaixo). Isso ocorre porque a velocidade de rotação das limas é bem maior.
Com o canal preparado, é colocado um material obturador dentro do mesmo, substituindo a polpa dentária. Este material é biocompatível com os tecidos dentais, isto é, não causará danos aos tecidos dentais e adjacentes.
Com o canal devidamente tratado, a restauração deve ser realizada o mais rápido possível, a fim de evitar a contaminação do canal, podendo causar dor no local. Infelizmente é MUITO comum o cliente postergar a restauração do dente, podendo causar infiltração da restauração provisória e contaminação do canal.
Neste caso, realiza-se o retratamento de canal, que nada mais é do que retratar o canal. Esta condição geralmente é necessária por contaminação do canal já tratado. Contudo, outras causas podem culminar em retratamento de canal.
Tratamento de canal dói?
Todo o procedimento de tratamento de canal é realizado sob anestesia local, logo, na maioria esmagadora dos casos, o paciente não sente incômodo algum.
Tratamento de canal enfraquece o dente?
Durante o tratamento, todo cuidado é pouco com o dente que está sendo tratado, pois durante o acesso e remoção do tecido cariado ou restauração deficiente, ocorre remoção de estrutura, logo, o dente fica enfraquecido, mesmo que nele seja colocado um material provisório. Até a restauração definitiva ser realizada, deve-se tomar cuidado com o dente.
Tratamento de canal escurece o dente?
Em alguns casos, o dente tratado endodonticamente pode perder o brilho natural, tendo um aspecto fosco. Quando ocorre escurecimento da coroa, pode estar associado a erros na técnica ou extravasamento de sangue na coroa (no caso de trauma). Contudo, este problema pode ser resolvido com um clareamento interno, faceta de resina composta ou uso das lentes de contato dental.
No dente que foi feito Tratamento de canal pode ter cárie dentária?
O tratamento de canal não elimina a possibilidade do dente ter cárie dentária. Pelo fato da ausência do dente tratado endodonticamente não apresentar sintomatologia, o processo carioso pode ocorrer sem que o cliente perceba, pois não poderá relatar sensibilidade.
Visitas regulares ao Dentista associadas à boa higiene oral minimizam ou eliminam este problema.
Fiz um tratamento de canal e meu dente ainda dói. O que fazer?
Após o tratamento de canal, o cliente pode relatar uma dor naquela região, uma vez que houve uma manipulação em todos os canais do dente. De maneira geral, a dor de dente cederá em alguns dias.
Infelizmente, por se tratar de humanos, um canal pode vir a doer, mesmo quando o mesmo for tratado de maneira adequada. Mas relato que são raros os casos. Devem-se investigar as possíveis causas.
Quanto custa um tratamento de canal?
Embora seja considerado dispendioso para muitos clientes, o tratamento de canal visa “salva” o dente que está com uma contaminação interna, permitindo a sua permanência na cavidade oral.
O custo do tratamento de canal varia conforme o número de canais a serem tratados e o dente em questão, levando-se em conta a dificuldade que o exame radiográfico mostrará.
A perda deste dente ocasionaria numa necessidade de reabilitação oral (prótese ou implante dentário) que, por sua vez, é bem mais oneroso que o tratamento de canal.
Isto quando o cliente se preocupa com a reposição do dente. Infelizmente, a perda dentária ainda é encarada como natural pelo brasileiro.
Posso usar aparelho após realizar um tratamento de canal?
Determinados casos, em que há um dente tratado endodonticamente com presença de uma lesão periapical (final da raiz), há necessidade que este dente não sofra “forças” para que a lesão cicatrize.
O uso de forças ortodônticas (aparelho) pode agudizar a lesão, o que se caracteriza por um quadro clínico doloroso, levando a necessidade de retratamento de canal.
Tratamento de canal x Doenças sistêmicas
Determinadas doenças sistêmicas, como a diabetes, podem influenciar no processo de reparação do canal. Quando não controlada, a diabetes provoca aumento dos níveis de glicose no sangue, dificultando a reparação de possíveis lesões ocasionadas pela contaminação do canal.
Algumas situações cardíacas podem necessitar de antibioticoterapia prévia (uso de antibióticos antes da realização do procedimento), visando problemas sistêmicos decorrentes da contaminação do canal. Lembrando que nem todos os problemas sistêmicos necessitam de antibióticos.
Possíveis intercorrências do tratamento de canal do dente.
Assim como qualquer tratamento de saúde, intercorrências podem ocorrer, dificultando ou até mesmo inviabilizando, temporariamente, o andamento do tratamento. É preciso deixar claro que tais situações podem ocorrer com qualquer paciente e com qualquer profissional, independente da experiência deste. Veremos agora algumas situações que podem ocorrer durante o tratamento endodôntico, de modo geral:
1 – Sintomatologia dolorosa
Até o início do tratamento endodôntico, as dores podem ser constantes e, dependendo da situação, muito fortes. Muitos pacientes realizam apenas o atendimento de urgência, que consiste na colocação de medicações no interior do dente, associada ou não a medicações orais ou intramusculares.
O que ocorre é que, muitos clientes acham que isso já é o canal, e literalmente ,desaparecem, não procurando o término do canal. Isto se torna um ciclo vicioso, onde o canal nunca é realmente iniciado, e o problema nunca é resolvido.
Em alguns casos, durante o tratamento, a ausência de dor não é 100%, pois o paciente pode relatar incômodo mesmo com o canal iniciado. Tal situação refere-se ao grau de inflamação/infecção que se encontra o dente. Nestes casos, medicações mais potentes podem e devem ser utilizadas para o conforto do cliente
Há casos que, após o tratamento endodôntico, os pacientes podem relatar dor e sensibilidade, mesmo com o canal concluído. Situações assim requerem paciência por parte do paciente, até que o local tratado cicatrize. Imagine um braço quebrado que se recupera geralmente com 45 dias. O braço fica imobilizado, com ausência de esforço, o que facilita a recuperação.
Já com o dente, não há esta possibilidade, visto que há constantes esforços mastigatórios, que retardam o processo de cicatrização da região tratada. Medicações podem ser receitadas com intuito de dar conforto ao paciente. Deixo claro aqui que falo de um canal tratado, sem outras situações que podem causar incômodos, que serão discutidas adiante.
2 – Fratura de limas
Limas são agulhas que apresentam retenções na sua parte ativa, promovendo a remoção dos microorganismos no interior do canal. O uso constante destas fazem com que a resistência delas diminua com o tempo, podendo ocorrer fraturas delas no interior do canal. Mas não necessariamente a lima precisa estar fraca para quebrar. Movimentos bruscos do paciente, por exemplo, podem causar fraturas.
Dependendo da localização da lima fraturada, é preferível deixá-la no interior do canal e prosseguir com o tratamento sem problemas. A proservação (acompanhamento) do caso se faz necessária para intervir em futuras situações que possam ocorrer. Porém, em alguns casos, a remoção da lima é indicada.
3 – Fraturas dentais
Estas não são inerentes ao tratamento endodôntico em si, mas à demora de conclusão do canal. Durante o tratamento, é colocado um material provisório, que como o nome já diz, fecha provisoriamente o dente. Ele não se assemelha à resistência de materiais restauradores definitivos, como resina e amálgama por exemplo, e não suporta esforços mastigatórios por muitos tempo.
Leia mais sobre restaurações clicando aqui.
A demora com este material bem como os esforços mastigatórios constantes em cima, por mais que se peça para não submeter o dente a esforços, pode fazer com que ocorram trincas e fraturas nas paredes dentárias, que não estão reforçadas com materiais resistentes. Tais fraturas podem até mudar o rumo do procedimento restaurador, passando de uma restauração comum para uma coroa.
Não sabe o que é coroa? Clique aqui para saber.
4 – Escurecimento dentário
Como já foi explicado no post de tratamento de canal, o escurecimento pode ocorrer em alguns casos.Tal situação pode ocorrer pelo excesso de material de obturação do canal no interior do dente ou por extravasamento de sangue, geralmente decorrente de traumas dentários. Nessas situações, o clareamento dentário ou facetas de resinas compostas podem resolver facilmente este problema.
Leia mais sobre clareamento dental clicando aqui.
5 -Tratamento de canal x perda dentária
Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento de canal tem como objetivo preservar o dente na boca e não o oposto. Agora, o não tratamento do dente infectado pode sim levar à perda dentária. Além disso, abscessos dentários podem surgir justamente daqueles dentes que não foram tratados.
6 – Tratamento endodôntico x restauração
São duas situações completamente diferentes, apesar do tratamento restaurador “completar” o tratamento de canal. Muitos pacientes acham que uma simples restauração cessará a dor. Em alguns casos é verdade. Por isso, cada caso deve ser analisado com cautela
7 – Tratamento endodôntico x número de sessões
O número de sessões varia de acordo com casa caso, geralmente entre 1 e 4 sessões. Em determinadas situações, medicações que são colocadas necessitam de um tempo maior de uma sessão para outra e de trocas repetidas, o que pode postergar mais o tratamento endodôntico.
8 – Tratamento endodôntico x anestesia
Na maioria esmagadora dos casos, procedimentos anestésicos são realizados no tratamento de canal, visto que a chance de ocorrer sensibilidade é grande. Porém, dificuldades na anestesia são encontradas esporadicamente por motivos diversos que podem ser lidos no post de anestesia odontológica.
Variações anatômicas são inerentes aos seres vivos, onde enquadram-se os humanos. Posições de estruturas nobres, como os nervos, podem estar em locais diferentes dos habituais, podendo ocorrer desde dificuldades de anestesia do nervo desejado à anestesia de outras regiões, como por exemplo a face.
Recebo muitas dúvidas que infelizmente só podem ser respondidas com avaliação clínica (no consultório). O contato com o dentista que realizou o canal é de suma importância. Converse abertamente com ele sobre o assunto para que haja um consenso na resolução do caso, da melhor forma possível.
Discutimos de maneira geral, o que é o tratamento de canal, suas indicações bem como suas repercussões clínicas e seu tratamento. A visita periódica ao Dentista é fundamental para evitar que um tratamento conservador torne-se radical.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.
Anônimo
gostaria de saber qual restauração é melhor faer apos um canal no segundo molar
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Recomendo que leia o post sobre restaurações! Acredito que sua dúvida será respondida!
Abraço!
ozeni
fiz um canal a 23 dias e nao para de doer. Ainda estou tomando antibioticos mas nao vejo melhora . ja foi aberto duas vezes e tambem nao foi restaurado ainda. sera que esta contaminado? corro orisco de perder meu dente? Ozeni
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado Ozeni,
Procure saber se você terminou o canal realmente. Ao que me parece, você ainda está no decorrer do tratamento.
Situações feito ocorrem ocasionalmenten contudo, o tratamento de canal, na maioria dos casos tende a resolver este problema.
A restaurações só será feita quando o tratamento de canal estiver terminado. O risco de perder o dente realmente existe, quando não há o tratamento do dente. Ou seja, como você está tratando o dente, não se preocupe com este problema.
Qualquer coisa estou por aqui!
Juliana
Há um ano comecei um canal no segundo molar, porém, não terminei pq não tive mais condições de pagar as seções no dentista. Hoje o dente rachou e quebrou uma parte. A massa que estava tapando o buraco está frouxa praticamente caindo.Vou ter que arrancar esse resto de dente ou existe outra solução?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Juliana,
Há necessidade de um exame por parte do dentista para avaliar se há ou não indicação para extrair o dente.
Se não tiver condições de custear o tratamento, há vários locais que atendem sem custos , como faculdades ou CEO (centro de especialidades odontológicas).
Procure saber se existe esta possibilidade na sua cidade para você não perder o dente.
Boa sorte e mantenha-me informado.
dayana
Estou realizando um tratamento de canal no dente 46. Estou na 6ª sessão e ainda sinto dor. O que me preocupa é que o dente 45, apesar de não esta cariado, também está doendo, não consigo mastigar nada desse lado. Conversei com algumas pessoas que fizeram canal e todas elas relataram que só sentiram dor na primeira sessão. Não aguento mais sentir dor. É comum a dor persistir mesmo durante o tratamento? Como posso saber se a dentista está utilizando o procedimento corretamente? Tenho medo de perder o dente, isso é possível?
Obs.Segundo a dentista o canal tem 4 raízes das quais 2 estão muito lesionadas
Dr. Wilson Correia Júnior
Olá Dayana! Vamos por partes ok?
1 – Levando-se em conta que o dente 45 não apresenta problemas, em se tratando de cárie e/ou comprometimento da polpa dentária, possivelmente a sensibilidade deve estar vindo do dente 46, visto que são dentes vizinhos, ficando ocasionalmente difícil identificar por parte do cliente a origem da dor, principalmente em dores difusas;
2 – A sensibilidade dolorosa, na maioria dos casos, diminui ou desaparece no decorrer do tratamento, contudo, em alguns casos, a dor persiste por um período, mas na maioria esmagadora dos casos,a dor tende a diminuir no andar das sessões do tratamento;
3 – não há como saber se o dentista está ou não realizando o tratamento de maneira correta. parto do pressuposto que todos os dentistas estão preparados para exercer a profissão, desde que tenha conhecimento para este fim.
4 – Dentes com 4 canais são incomuns. Mas se o dentista estiver preparado, poderá encontrar dificuldades, mas resolverá o problema. Caso o dente não seja tratado, há chances de perdê-lo.
5 – Medicações podem ser utilizadas para alívio da dor e conforto. Converse com seu dentista sobre o assunto. Se confia nele, converse abertamente sobre o assunto para que possa resolvê-lo.
Boa sorte no seu tratamento!
Anônimo
Prezado Dr Wilson;
Relaizei um tratamento de canal há 6 dias em sessão única. A dentista já terminou o canal e colocou um curativo. Nos dois primeiros dias o dente estava muito sensível. Agora a sensibilidade melhorou muito mais ainda sinto o dente diferente, como se desse umas leves fisgadinhas esporádicas. Falei com a dentista ela fez uma nova radiografia e afirmou estar tudo ok. Senti até uma leve dor de ouvido mas ela disse ser impossível ter correlação visto que o dente tratado é o primeiro molar. Me indicou tomar o celebra por 3 dias. Pergunto está correto o indicado por ela? É normal ainda sentir umas pontadinhas no dente? Friso que não sinto dor, apenas esse incômodo, como se fosse uma ardencia lá dentro. Inclusive ela fez o teste do gelo e não senti nada. Será que terei que refazer o canal? Muito obrigada mesmo pela ajuda.Suzana
Dr. Wilson Correia Júnior
Olá Suzana!
Não é comum terminar um canal de um molar em uma única sessão! Poucos profissionais fazem isso, visto que necessita de muita prática e material para isto.
A sensibilidade é comum sim! Se você fez o canal há poucos dias, ainda está muito recente. A tendência é que a sensibilidade vá reduzindo, como está acontecendo contigo.
A dor de ouvido pode estar associada ao 1º molar, mas reconheço que não é comum. Imagine que há uma conexão do osso mandibular com o osso temporal (perto do ouvido). Quanto maior a proximidade do dente com a porção posterior da mandíbula, maior a chance de envolvimento do dente com problemas auditivos. Por isso que, quase sempre o 3º molar está associado a dores de ouvido, tonturas, enxaquecas, dores no pescoço, etc.
Deixo claro aqui que outras situações podem causar dores de ouvido. A medicação irá dar um alívio muito bom para ti. E pelo que vejo (atitudes do dentista), você está em boas mãos. No que diz respeito ao retratamento de canal, hoje não vejo necessidade.
Agora restaure logo este dente parqa não ter problemas.
Abraço e boa sorte!
Anônimo
Prezado Dr. Obrigada pela pronta resposta. Fiquei preocupada quando o Sr. me diz que não é comum tratar esses dentes em uma única sessão, será que ela errou no procedimento? Por se um dente pequeno achei que seria até mais fácil….de qualquer forma não estou entendendo essas fisgadadas que aparecem eventualmente porque essas não vêm diminuindo, continuam da mesma forma desde que passou o efeito da anestesia. E 1 semana não seria tempo suficiente para passar? Ela ainda não quis fechar o dente porque quer se assegurar que não irems ter que retratar. O Celebra ( anti-inflamatório) é realmente indicado? MUito obrigada pela ajuda. Estou apavorada porque morro de medo de dentista. Suzana
Dr. Wilson Correia Júnior
Suzana,
Quando disse que não é comum , quis dizer que geralmente se faz em mais sessões pela disponibilidade de tempo, habilidade, o dente em questão, etc.
A medicação te dará um conforto melhor. E se ela está esperando a dor passar para te tratar, com certeza é a melhor conduta!
Pergunte a ela qual a chance de retratamento de canal. Se for grande, tente discutir com ela para que seja feito o quanto antes, com o intuito de eliminar ou diminuir o desconforto!
Quanto ao medo, faz parte! Até eu tenho! 😀
Anônimo
Dr. Wilson, boa noite!!
Comecei a sentir dores no 2º molar superior direito (acho que é o dente 17),a ponto de não conseguir encostar nem a lingua no dente, bom, ai começou a minha batalha pra descobrir a causa, pois tenho retrações gengivais bem severas, do mesmo lado tinha um ciso inferior, que foi por muitos dentistas identificado como o causador das minhas dores, pois a certa altura, todos os dentes direitos superiores e inferiores doiam, acabei extraindo o ciso, e após 1 semana de dolorosa recuperação, não mudou nada, as dores aumentaram….combinado a tudo isso, comecei a trocar umas restaurações de amálmaga bem velhas, e as dores ali e a dentista fazendo testes de sensibilidade e tentando de tudo pra descobrir… hj, quando fui experimentar minha plaquinha pra dormir, a dentista estranhou minha gengiva, cor e inchaço, parecia queimada, eu mesma achei que era da pasta dental e do periogard e quando ela foi tocar eu recuei de dor, então resolveu retirar a restauração velha que a principio ainda estava em boas condições e nem seria trocada, mas quando abriu, descobriu uma cárie, profunda que já tinha atingido a polpa, indicando ai o meu problema e começou o tratamento de canal… De tudo isso, o que me surpreendeu e a ela também, é que em todas os raios x e inclusive na panorâmica não apareceu absolutamente nada de cárie e nem lesões, então dentre tantas dúvidas que estou, pergunto, é possível isso ocorrer, o raio x não mostrar nada de problemas?
Agora tô com aqui, com dor, tomando anti-inflamatório, cheia de dúvidas e vou confessar que estou com um pouco de medo, mas ao mesmo tempo feliz, pq ela descobriu a origem do problema e esperançosa que possa ser uma pessoa normal de novo, pois eu já não aguento mais sentir dor 24h por dia….acho que eu desabafei….grata pela atenção, Adriana
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Adriana,
Primeiramente, lamento pela seu momento. Dor de dente não é algo fácil de se conviver. Bom, vamos lá:
1 – Se você já relatava dor ao contato no dente 17, e não havia (presumo) restauração alta no dente, você já estava com um quadro clássico de inflamação pulpar, com grande probabilidade. Pare para lembrar se você não sentia uma sensação de "dente crescido ou grande" no 17;
2 – As retrações genvivais podem sei, ser responsáveis pela dor em toda a hemi arcada superior direita. Há casos em que há necessidade de tratamento endodôntico para cessar a dor. Mas são casos incomuns;
3 – Devido ao seu conjunto de problemas, fica difícil identificar qual a causa de suas dores. À princípio, eliminar as possibilidades seria a solução, como por ex. a extração dos sisos,porém não é muito comum sisos inferiores causarem dores na região superior;
4 – Você relatou o uso de placa, devo presumir que seja uma placa miorrelaxante ou de acrílico (para bruxismo). Caso você tenha este problema, ele pode ter agudizado a situação do dente 17 pela pressão exercida a partir do ranger dos dentes;
5 – Os exames radiográficos são complementares e servem como auxílio no diagnóstico, no qual devem ser abordadas todas as características clínicas, como a sua queixa de nem conseguir encostar a língua no dente. Dependendo da posição do dente (giro) ou da localização do material restaurador (amálgama, no caso) a cárie pode não ser visualizada. O Rx panorâmico não deve ser levado em conta neste diagnóstico, porque ele apenas sugere cárie, pelo fato do mesmo apresentar 30% de distorção.
Se a causa (canal do 17) já foi identificadas, juntamente com as causas secundárias (siso, retração gengival e bruxismo), você com grande chance não terá mais problemas no futuro.
Estas explicações são apenas possibilidades, sendo necessário um exame clínico para melhor diagnóstico.
Boa sorte e mantenha-me informado. E ,se você puder e tiver interesse, tente conseguir os Rx e envie-me por email digitalizadas.
Anônimo
oi Dr. Wilson,
Primeiramente, muito obrigada pela atenção, não só em responder meu post, mas também pela sensibilidade no entendimento da minha situação.
bom, meus dentes ainda doem bastante, a dor ameniza um pouco com o anti-inflamatório e eventualmente também tomo um analgésico para amenizar um pouco mais, mas só faço isso quando já entrou no limite do insuportável…..
Eu não entendo muito essa expressão "dente crescido", já li em vários sites, mas o que mais se enquadra no que eu sinto é uma pulsação no dente, quando baixo a cabeça parece que ele pesa e também umas ferroadas, tudo isso combinado com o inchaço das gengivas, mas fica muito complicado explicar precisamente, porque o problema está no dente superior, mas tenho dores também nos dentes inferiores igual a dor do superior, e também do mesmo lado extrai o siso, levei 8 pontos, pq foi complicada a cirurgia, o dente tinha 3 raízes, foi tipo "kinder ovo", a 3º raíz não aparecia na panorâmica ( tô achando que Rx pra meus dentes não adiantam pra muita coisa) e ele estava em baixo do osso, então teve um pouco de remoção de osso também, o resultado disso foi 2 semanas de recuperação, com muito inchaço no rosto e um hematoma horrível.
Minha dentista falou na possibilidade de precisar tratar o canal, caso a sensibilidade não parasse após as devidas restaurações para tampar as raízes expostas,tenho essa situação em vários dentes, alguns já não é somente retração gengival, mas chegou a uma erosão dental (acho que é isso), ela descartou a escovação indevida e a principio essas retrações são resultantes dos sérios problemas de apinhamentos e mordida cruzada, usei aparelho ortodôntico por 7 anos para corrigir, não ficaram perfeitos, mas com certeza ficaram muito melhores do que eram. A dentista me solicitou uma consulta urgente com um ortodonto, pois ainda tenho problemas na mordida, alguns dentes estão voltando a ficar tortos e meus dentes de trás recebem toda a carga da mordida e mastigação, tenho mais tendência a mastigar do lado direito também.
Apesar de saber que teria de extrair meu siso, cheguei a conclusão que o coitado levou culpa por problemas que ele nem estava causando, mas como está ocorrendo tudo do mesmo lado, ele foi crucificado, mas igual eu teria que extraí-lo, já sabia disso há 2 anos e só fiz deixar pra depois, ai acabou estourando todos os problemas ao mesmo tempo.
Esse é meu primeiro tratamento de canal e fazia muito, mas muito tempo que eu não sentia dor de dente, nem lembrava mais como era, fiquei triste ao saber da cárie e que teria que tratar canal, pq procuro fazer uma boa higiene bucal e vou regularmente fazer minhas revisões e limpezas, não esperava por isso….
A plaquinha é essa de acrílico, minha dentista explicou que estou desgastando meus dentes, estão ficando sem formato (não lembro exatamente o termo que ela utilizou) e também para amenizar o impacto nos dentes de trás, pois a principio estou dormindo com a arcada bem cerrada e acabo sobrecarrengado eles.
continua……
Anônimo
Se o Rx não tem toda a eficácia necessária para identificar uma cárie, qual seria(m) o(s) outro(s) exame(s) para isso?, ou não tem mesmo e inevitavelmente somente quando chegasse na situação em que está é que seria identificado?, saliento que a restauração não apresentava problemas de infiltração.
No momento que ela abriu meu dente e limpou, retirou a polpa e nervos que já estavam tipo liqüefeitos, colocou remédios e o curativo, não deveria ter cessado a dor? o canal ainda não está tratado, está em tratamento e eu sinto um gosto de remédio na boca, hj mais do que a 2 dias atrás, isso é normal?
Uma outra dúvida, quanto tempo uma cárie leva pra se desenvolver a ponto de atingir tanto um dente e fazer todo esse estrago? e mais, como pode desenvolver cárie, em um dente restaurado, onde não tinha infiltrações na restauração, será que as minhas retrações foi o canal de entrada para desenvolvimento da cárie???
Uma situação bem interessante Dr. (pelo menos pra mim é), ocorreu com essa dentista e uma anterior, é que ambas me questionaram se eu tinha certeza que já havia extraído meu siso superior, pois parece que tem um dente, mas depois de radiografar por 2 vezes, ela se convenceu que não era.
Como o sr pode ver, tenho mesmo muitos problemas e eu já sei que também tudo isso vem de tempos, mas eu não tinha o conhecimento que retrações gengivais e pressões excessivas em cima dos dentes poderiam levar a situações tão severas, muitos dentistas quando faziam limpeza em meus dentes me diziam por exemplo que eu tinha que restaurar minhas retrações, mas sempre entendi que seria em função da sensibilidade, como eu sempre utilizei pastas dentais pra dentes sensíveis, acho que mascarei bem minha situação, pois só procuramos resolver quando dói, sou bem consciente do meu relaxamento nesse sentido.
Tenho sim interesse em mandar meus Rx, vou pegá-los com a dentista e providenciar a digitalização.
muito obrigada pela atenção
Adriana
Dr. Wilson Correia Júnior
Adriana,
Muitas informações. Vamos seguir na sequência 🙂
"Dente crescido" é uma sensação muito comum relatada em pacientes com algum tipo de inflamação na qual o contato é bastante doloroso ou quando se está com algum tipo de abscesso que faz com que o dente fique um pouco fora do alvéolo;
Realmente, há a possibilidade de tratamento endodôntico em massa em casos que a hipersensibilidade é muito forte e não é controlada e quando todas as possíveis causas são eliminadas. Mas digo que são raros os casos de tratamento de canal por hipersensibilidade;
A avaliação do ortodontista irá corrigir o problema de posicionamento dentário mas nada tem a ver com suas dores provavelmente, mas pode te relações com as retrações gengivais;
O Rx panorâmico não tem finalidade diagnóstica e sim sugestiva, por ter distorção radiografica, podendo aparecer uma imagem que não existe. Para isto, usa-se o Rx periapical (pequeno).Às vezes, infelizmnete, problemas como o seu só são descobertos quando já estão avançados. Como já disse, o posicionamento dos materiais restauradores pode mascarar a existência de cárie dentária;
Acontece de se promover a abertura do dente, mas mesmo asssim ainda persistir um quadro doloroso. Qual foi o diagnóstico dela?
A cárie demora para chegar na polpa dentária (anos). A sua restauração deveria ter alguma infiltração ou pode ter realmente uma entrada na sua retração, que a sua dentista pode dizer isso facilmente, no exame clínico;
Estou no aguardo do Rx para ficar por dentro do caso, nem que seja radiograficamente. Você já conversou com sua dentista sobre isso?
Aguardo contato e mais uma vez boa sorte no seu tratamento que, acredito eu, esteja perto do fim.
Anônimo
Olá Dr;
Minha dúvida é a seguinte: à exceção do siso, todos meus dentes superiores do lado direito têm tratamento de canal realizado. Porém, de uns tempos para cá ao comer algo doce sinto tipo um choque. Fui na dentista, ela fez obturou uma mini cárie no canino ( o único sem trataemnto endodontico) e disse que melhoraria…porém não melhorou. O que pode ser? Inclusive o último dente que ela tratou canal( ha aproximadamente um mês) ela radiografou e me mostrou que já está crescendo o osso em volta da raiz (é bom sinal né?)embora ainda sinta algumas fisgadas naquela região….
Dr. Wilson Correia Júnior
Olá anônimo;
As fisgasdas com grande chance podem ser dos dentes que não estão tratados endodonticamente, visto que estes dentes não tem mais a capacidade de "sentir" estímulos.
A formação de osso ao redor é um ótimo sinal, visto que a infecção foi tratada e já está ocorrendo cicatrização óssea no local.
Converse com seu dentista e diga a ela que não melhorou o incômodo. Veja com ele a possibilidade de análise dos canais realizados, para acompanhamento do tratamento realizado.
Boa sorte no seu tratamento.
ewellyn.cris
Caro Dr.Wilson, começei a sentir fortes dores no dente 46,irradiando para o 45, fui a um 1º dentista que verificou que o 46 necessita de canal,fui à um 2º profissional que tirando um RX,me afirmou que não hánecessidade de canal e que ocorre com meu dente é uma sensibilidade, será que isso é possível?
Obs. o 1º profissional também radiografou o dente e me afirmou ser canal.
O que fazer?
Estou sentindo dores horríveis.
Grata
Joelma
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Joelma,
É muito difícil sensibilidade causar dores fortes. Como são suas dores? Contínuas ou tem quer ter algum estímulo para doer, tipo água gelada? O que o 2º dentista sugeriu para o tratamento?
Converse com seu dentista. Independente da causa, o incômodo deve ser tratado.
Boa sorte!
Lulinha Almeida
Boa tarde Dr. Wilson,
Bom gostaria de saber sua opinião sobre meu problema pois está incomodando um pouco e perdi a confiança nos odontologistas e ortodontistas da região em que vivo. Usei aparelho ortodôntico por 4 anos e meio, neste período o orto me convenceu a extrair os 4 primeiros pré-molares. Após um tempo comecei a não ver um resultado satisfatório nos meus dentes e a mudança da minha face me desagradou, procurei outro orto e nas radiografias mostraram reabsorções nos 4 incisivos inferiores, sendo os centrais os mais afetados tanto que o orto recomendou canais nos 2 incisivos centrais.. Pedi a opinião de mais 4 profissionais e como diziam que os dentes já estavam em início de morte pulpar terminei por fazer o tratamento endodôntico. Por fim ao longo dos 5 meses após o tratamento de canal houve retração gengival por trás dos dentes com tratamento e sinto um dos dentes dolorido na parte de baixo, tem dias que só incomoda se eu tocar na parte dolorida, mas às vezes dói como se estivesse inflamado então uso apenas o que ele me receitou, que é Gingilone e tomo Ibuprofeno.. Queria saber se é normal estar sentido isso, ou se há algo mais pois já retirei duas periapical (radiografia) e não deu nada, somente a leve inflamação que já tinha….
Dr. Wilson Correia Júnior
Olá Lulinha.
Muitas dúvidas. Vamos por partes:
1 – De onde você é?
2 – A extração de pré-molares (PM) é indicada em vários casos e, em boa parte deles, há alteração no perfil facial do cliente, porém, antes da extração, há um diálogo entre o dentista e cliente, para que ambos estejam de acordo com o tratamento e com os risco de extração, como por ex., o não agrado com o resultado final;
3 – A reabsorção radicular pode sim existir no tratamento ortodôntico (aparelho), havendo a possibilidade de findar em tratamento de canal, em alguns casos. Difícil dizer qual a causa da morte pulpar sem antes um exame clínico e análise de sua documentação anterior, se há restaurações nestes dentes, lesões, etc. Aliás, os incisivos comprometidos são os superiores ou inferiores? É mais comum nos inferiores, pois as raízes são mais delgadas;
4 – Estas medicações que está usando já deveriam resolver o problema, visto que há vários tipos de medicamentos envolvidos;
5 – Se o tratamento endodôntico foi realizado em polpa morta e com lesão (pergunte ao dentista), recomenda-se um período de 6 meses a 2 anos para exercer qualquer força decorrente de tratamento endodôntico.
6 – Procure saber se há algum especialista em canal ou se há alguma faculdade perto da sua região, para que seu tratamento seja acompanhado por várias disciplinas.
Boa sorte no seu caso.
Lulinha Almeida
Olá Dr. Wilson,
Muito obrigado pela rápida resposta e pela atenção dispensada, mas vamos lá..
1- Sou Recifense, mas atualmente moro em Garanhuns-PE.
2- O orto nunca me avisou sobre a mudança facial e também tinha me informado que puxaria os molares para frente para que não houvesse mudança no meu perfil.
3- A reabsorção conforme avaliação de outros ortos foi causado por excesso de força na manutenção de aparelho, após procurar mais a respeito do meu problema descobri outras pessoas com o mesmo problema causado pelo mesmo "profissional". Os incisivos comprometidos são os inferiores.
4- As medicações fazem sumir os problemas, mas as vezes some apenas por algumas horas tendo que voltar a tomar os medicamentos.
5- O tratamento endodôntico foi realizado no dente ainda vivo, porém já com a sensibilidade bastante alterada, segundo o dentista já estava em fase de necrose e que uma das coisas para ter mais certeza foi que ao abrir o dente praticamente não saiu sangue. Havia e há ainda uma pequena lesão abaixo da raiz do incisivo inferior central esquerdo (tirei um periapical há uma semana), mas antes do tratamento ortodôntico meus dentes estavam perfeitos, sem restaurações, lesões, etc… Totalmente saudáveis..
Aqui não há faculdade nessa área, os profissionais nunca dizem quando "aquele" dentista é um mau profissional. A tal da ética profissional só prejudica o paciente. Por aqui o que mais tem é o dentista mercenário, se forma apenas visando o dinheiro e a saúde bucal em segundo plano, cheguei a ir a um que removeu todo o aparelho dos meus dentes e me cobrou um novo, o resultado foi que eu não conseguia mais fechar a boca sem bater nos brackets tive até febre de tanto que incomodou.
Depois de muito rodar e ler em sites especializados sobre meu problema achei este dentista que fez os canais, mas que antes me encaminhou para uma orto que atende aí em Recife e aqui apenas 2 vezes por semana, confiei nela no momento que ela olhou meu caso e disse que não deveria estar de aparelho pois só iria piorar. Foi removido totalmente o aparelho, brackets, bandas e fios. Fiz os canais mas até agora não notei melhora, segundo o dentista ainda estou com a inflamação abaixo do dente e que tenho movimentação grau 1 nos incisivos inferiores centrais, sem falar que ainda estou com espaços nos locais onde foram retirados os prés.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado Lulinha, vamos lá de novo:
1 – A mecânica de movimentar molares tem suas repercussões na questão óssea e nas raízes dos dentes que servirão de ancoragem, ainda mais no seu caso, que foi realizado a movimentação inversa (pelo que entendi), utilizando os dentes anteriores como ancoragem. Você chegou a usar algum mini implante?
2 – Se seu dente estava "vivo", mesmo com a polpa dental liquefeita e com pouco sangramento, é comum sim ter uma sensibilidade pós-tratamento, que regride com o passar do tempo, se o seu tratamento foi recente. Imagine que, um braço quebrado é imobilizado, facilitando sua reparação, o que não pode ocorrer em um dente, visto que ele estará sempre exposto a estímulos mastigatórios, motivo pelo qual a reparação é mais lenta;
3 – Comparar seu tratamento com outros pacientes não puniria o profissional, visto que cada caso é um caso;
4 – Se o dente já estava com um início de lesão, é contra-indicado promover os dentes a forças ortodônticas;
5 – A ética existirá sempre em qualquer profissão. Até mesmo porque falar mal do outro colega de profissão não irá resolver o problema. Da mesma maneira, também há maus profissionais como em qualquer profissão. Para você ter uma ideia, aqui em Recife, o que mais tem é charlatão dizendo que é dentista colocando aparelho. Por mais que se denuncie, isso sempre existirá;
6 – Quanto aos espaços nos pré-molares, converse com a dentista que realizou seu canal para ver se há possibilidade de fechar o espaço com resina. Dependendo do espaço, esteticamente não ficaria legal estar com o dentão, então fecha-se no máximo possível, desde que fique aceitável esteticamente.
7 – Se o seu problema era com o aparelho, acredito que já esteja resolvido e amenizado. Quanto ao canal, não se preocupe que logo logo estará reparado e sem dor.
Boa sorte e qualquer coisa estou por aqui.
Lulinha Almeida
Sem querer ser chato, mas queria fazer mais umas perguntas. Se esses dentes melhorarem eu poderei usar aparelho para corrigir os espaços? E movimentação poderia levar a perda dos mesmos?
Desde já te agradeço Dr. Wilson
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Sim, com a saúde dental em bom estado, você poderia usar aparelho sem problemas e fechar o espaço, sem haver prejuízos à dentição.
Tais
Oi Dr Wilson
comecei um canal no meu dente segundo molar inferior, ah 1 ano,e nao pude terminar, fiz algumas sessões,mais ai nao pude continuarr, e a dentista colocou uma macinha branca, qe saiu ah alguns dias , nao sinto mais nenhuma dor, as vezes coloco algodao para tapar e proteger de sugeiras e tiro logo pa escovar, qeria saber se eu posso rancar esse dente, sem voltar na dentista qe iniciou o tratamento, pq foi em outra cidade ,queria sua ajuda pra saber oqe posso fazer pra me ajudar !
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O dente aberto propicia um ambiente muito favorável ao desenvolvimento de infecções que podem levar a problemas sérios que incluem perder o dente ou desenvolvimento de um abscesso mais sério, que poderá ter uma intervenção hospitalar.
Independente do profissional que escolherás, procure um dentista o mais rápido possível para a conclusão do canal, sem ter que extraí-lo.
Abraço!
tais
mais se eu quizer extrair sem terminar o canal , eu posso ?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Será uma decisão sua e do profissional que está te tratando.
Converse com ele sobre esta possibilidade
Abraço.
viviane
Estou aqui só pra ajudar eu tratei o canal de meu dente e mesmo depois de 1 ano ele continuava a doer depois de muitas idas e vindas de dentistas e muitos remédios descobri que minha dor vinha de uma parta da gengiva que estava inflamadinha e se retraiu expondo parte inferior do dente,comprei Cariax para gengivas (enchagatório bucal)e sumiu,espero poder ter ajudado alguem.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Viviane,
O dente tratado endodonticamente apresetará ausência de sensibilidade a qualquer agente, visto que há ausência de vitalidade pulpar.
O cariax tem na sua composição a clorexidine, que com o uso prolongado pode causar perda do paladar a manchas na superfície do esmalte dentário. A sua dor deve ter diminuído pela ação do flúor no enxaguatório, mesmo que ele tenha uma quantidade muito pequena.
Procure investigar qual a causa da sua dor.
abraço.
Anônimo
Prezado Dr. Wilson;
Ontem fui a dentista e ela me disse que precisava trocar uma resina que estava com infiltração no pré-molar superior( detalhe é que eu não estava sentindo dor nenhuma). Tudo corria bem, até que ela foi obturar.Ela fez uma ataque ácido depois, segundo ela um "forramento" com um produto através de um cotonete e ia apertando contra o dente. Nesse momento senti uma dor muito intensa. Ela disse que era porque a dentina estava exposta e que tem termionações nervosas, mas fiquei com medo dela ter pego o nervo. Ela me mostrou o rx e realmente parecia ainda distante, mas fique com bastante receio. É assim mesmo?Ontem ficou bem dolorido, e hoje preaticamente não sinto nada, apenas umas leves fisgadinhas bem esporádicas.E mais uma pergunta, devo deixar mexerem em dentes que não apresentam dor alguma? Muito obrigada.Giuliana
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Giuliana,
Durante o preparo em resina é utilizado um material conhecido como "adesivo dentinário", que, em contato com a dentista exposta, provoca dores leves a moderadas, porém que cessam logo após alguns minutos.
É comum ocorrer dor pós-operatória durante 15 dias, sendo mais intensa nos três primeiros dias, regridindo gradativamente. Tanto é que você praticamente não sente mais dor hoje.
É sempre aconselhável visitas rotineiras ao dentista, justamente para identificar focos iniciais de cárie, para que estes não provoquem futuras dores.
Grande abraço.
Anônimo
Prezado Dr Wilson;
Mais uma dúvida ( acho que estou ficando louca com meus dentes…).
A minha dentista trocou uma restauração em um dente da frente, mas segundo ela a cavidade era "sub gengival". Ocorre que de uns tempos para cá ( isso deve ter uns 4 meses) a minha gengiva tem sangrado e ficado um pouco dolorida. O que pode ser?E o que fazer?
Outra coisa, todos os meus molares e pre molares superiores do lado esquerdo ( à exceção do siso que tratei uma pequena cárie há uns 3 meses)t~em tratamendo endodôntico. Mesmo assim de uns tempos para cá eventualmente sinto umas pontadas ( não sei especificar em que dente) que passam em seguida. O que pode ser isso? A minha dentista até já realizou o teste de vitalidade nesses dentes e nada….Muito obrigada mesmo por sua ajuda.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Em ambos os casos, há necessidade de avaliação clínica. A dentista poderá avaliar se na restauração anterior, há quadro de gengivite ou alguma falha na restauração que pode justificar o quadro. Acontece, em algumas situações, fratura da restauração, ficando uma "ponta", que traumatiza o tecido gengival.
Em relação aos molares, somente a avaliação clínica associada a exames complementare (rx por ex.) podem ajudar no diagnóstico.
Boa páscoa!
Anônimo
Oi Dr.
Eu já fiz rx dente por dente e nada. Essas pontadas ocorrem em algum caso específico em odontologia? Pode ser por bruxismo por exemplo?
Obrigada. E boa páscoa
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Várias situações podem ser encontradas dores agudas ocasionais (cárie, sensibilidade dentinária, contaminação do canal, etc.).
A radiografia panorâmica pode ser utlizada para ver áreas que a radiografia periapical (que você bateu) não abrangem.
Enfim, torna-se mister a avaliação clínica (pelo dentista) para até mesmo ter uma hipótese diagnóstica.
Converse com seu dentista sobre o assunto. Se as dores ainda persistem, deve-se investigar a causa.
Boa sorte e feliz páscoa.
Anônimo
Prezado Dr.;
A minha dentista identificou um abcesso, segundo ela pequeno e cronico em um molar superior. Viajo para fora do pais daqui a uma semana e fiquei com medo de sentir dor já que as vezes sinto umas pontadas. Ela me disse que o avião não pode nesse caso desencadear dor ( ela disse que o avião só desencadea dor em caso de pulpite e esse meu dente já foi tratado canal, mas precisa retratar) e que como fico pouco tempo fora (5 dias) podemos fazer o tratamento na volta. O senhor concorda com isso? Acha que posso viajar tranquila? Seria bom eu tomar por alguns dias antes da viagem o Celebra? Obrigada pela ajuda.Ah, mas uma dúvida, hoje quando eu estava na academia senti uma pressão no ouvido esquerdo ( do mesmo lado do dente) pode ter alguma correlação?Obrigada, Natasha
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Natasha,
Em 1º lugar,qual é o dente em questão?
Celebra é uma medicação muito forte para o seu caso, pelo que vejo.
Informe qual é o dente.
Aguardo contato
Anônimo
Oi Dr. Como eu disse é um molar superior. O Antepenúltimo dente ( contando com o siso) na parte duperior.Obrigada Natasha
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Se já foi realizado o tratamento de urgência, não há problemas, desde que o tratamento não demore muito a começar. No seu caso, o tempo de início é pequeno, então, com grande chance você não terá problemas.
Em relação à pressão no ouvido, há necessidade de uma investigação deste desconforto para estabelecer uma correlação. Porém, geralmente, os reflexos no aparelho auditivo de origem dentária são causados por dentes inferiores.
Converse com sua dentista sobre o assunto e medicações que pode tomar em caso de dor.
Anônimo
Só uma informação, esse dente foi tratado canal há cerca de 10 anos.
E quanto ao avião, realmente não interfere nesse tipo de problema ( abcesso)?
Eu tinha pensado em tomar o Celebra como medicação preventiva e não em caso de dor, não é assim que funciona?
Muito obrigada e parabens pelo se blog. Natasha
Dr. Wilson Correia Júnior
Fiquei sem entender. Qual o intuito do celebra, uma medicação muito forte, paa prevenção de que?
O abscesso crônico tem como característica ausência de dor. E a pressurização de vôo só te causaria alguma dor se sua polpa estivesse viva, o que não é o seu caso, já que este dente já tem canal tratado.
10 anos de canal tratado? Se incomodaria se eu perguntasse sua idade?
AGuardo contato.
Anônimo
Como eu disse doutor, eu sinto algumas pontadas nesse lado esquerdo e a minha dentista disse que possivelmente pode ser desse abcesso. Ela diz que ainda não está inflamado porque não há inchaço nem dor ao mastigar, mas esse dente parece mais frágil ( sensivel ao toque) que os demais, então pensei que caso houvesse um inicio de inflamação o celebra já cortaria e eu não teria nenhum risco de dor no avião.
Eu tenho 37 anos, fiz esse canal com uns 28 anos mais ou menos.Obrigada.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Há necessida de avaliação clínica até mesmo para sugerir uma hipótese diagnóstica.
Tente conversar com seu dentista sobre o assunto. Exames complementares como Rx panorâmico podem ajudar no diagnóstico. A consulta pelo dentista torna-se fundamental neste momento para resolução do problema.
Boa sorte e mantenha-me informado.
Lulinha Almeida
Dr. Wilson bom dia, há uns meses atrás fiz algumas perguntas a respeito do meu caso e agora volto para incomodar novamente. Fiz dois canais (incisivos centrais inferiores) na época e troquei duas restaurações. Nos canais um dente está bom, mas não consigo ainda destrinchar alimentos, tipo comer um sanduíche com esses dentes é inflamação na certa, o incisivo esquerdo às vezes passa dias sem me dar problema e às vezes passa dias incomodando, na verdade não é o dente e sim a gengiva embaixo do mesmo que vive inchada, tomo sempre Ibuprofeno de 600 e passo Gingilone os dois juntos com uso de 3x no dia alivia e passo mais uns dias sem problema.
Fiz uma radiografia um tempo atrás e não foi achado nada de errado, o dentista acha que é uma reação do meu organismo ao material utilizado no canal, mas por que só aconteceu isso em um dente?
Nos dentes em que fiz a troca de restaurações (1º molar inferior direito e 1º molar superior esquerdo) ficou mais sensível, é normal isso? Foi substituída a amálgama por resina e os dentes agora tem uma certa sensibilidade a doces em geral, mas principalmente chocolate.
Desde já agradeço muito sua atenção…
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado Lulinha,
Fica impossível identificar o problema sem um exame clínico. Diversos os problemas que podem causar incômodo, que vão desde a necessidade de retratamento endodôntico à análise do osso ao redor do seu dente, que pode estar contaminado com algum tártaro subgengival, o que pode estar causando o "inchaço" na gengiva.
As medicações que estás utilizando servirão apenas como paliativo, visto que a causa não foi tratada.
Dores inerentes a alimentos doces geralmente estão relacionadas à exposição da dentina. COnverse com seu dentista que ele resolverá isso facilmente.
Boa sorte
Anônimo
Boa tarde!
A alguns meses quebrei o segundo molar inferior e comecei a tratar de canal. A dor passou, mas ainda faltam duas sessões, porém a gengiva do dente do siso (este virou para dentro e não nasce) está entrando no dente na parte quebrada e estás sensível, incomodando e causando dores no pescoço e na amígdala. Estou preocupada pois a dentista está demorando para terminar o canal e estou com medo da gengiva entrar inteiramente no dente. O que devo fazer?
Paula
Silgoes
Ola Dr Wilson, primeiramente parabens pelo blog e pela sua atencao com todos aqui.
Ha 1 ano atras eu comecei a sentir uma dor de dente insuportavel (coisa q nunca havia sentido antes), ignorei e virou dor de cabeca diaria. Fui ao dentista e ela falou q teria q realizar um tratamento de canal no pre-molar, eu tremi na cadeira pq moro no exterior e aqui eh extremamente caro! Na primeira sessao ela retirou a polpa o q me deu um alivio imediato da dor e me falou q seriam necessarias mais 3 sessoes para finalizar.
Nesta sessao ela fechou o buraco com o curativo padrao, eu nunca mais voltei para finalizar (por $$). Agora 1 ano depois o curativo caiu so q eu o "encaxei" de volta vamos assim dizer, nao sinto dor alguma mas qdo aperto a gengiva na regiao do dente sinto como se estivesse adomercido (q nem a sensacao qdo adormece o pe por exemplo) e as vezes ocorre um pequeno sangramento na regiao.
Tenho medo de voltar ao dentista e ela falar q vai ter q arrancar o dente (coisa q eu nao faco de forma alguma), o q o senhor acha? O q pode acontecer se um canal nao eh finalizado?
Obrigada
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Paula,
Por qual motivo o canal está demorando tanto?
Procure seu dentista para que o mesmo termine o canal o quanto antes para evitar que as dores continuem ou exarcebem.
Quanto à gengiva, um simples corte na mesma resolverá o problema.
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado SIlgoes,
O que pode acontecer é a inflamação e/ou infeccão aumentar e ocasionar a perda do dente, o que te traria enormes impactos funcionais, estéticos e financeiros, visto que o pré-molar aparece quando você sorrir.
Em que país você está?
Abraço!
Thuany
Bom dia Dr.Wilson
No começo de janeiro deste ano comecei a sentir muitas dores de dente, mas na ocasiao estava grafida de seis meses, fui ao um dentista, que abriu meu dente e retirou a polpa, ficando entao aberto meu dente com uma proteção de algodao que eu mesma colocava. Nesse mesmo periodo acabei perdendo meu bebe, e comecei a fazer o canal ( desde fevereiro), como tenho atm, muito forte as sessoes as vezes era interronpidas devidas as fortes dores. Resumindo, meu dente hoje esta aberto pois qd estava com o curativo doia muitooooo, mas agora doi mais ainda, nao aguento mais de dor, é dor 24 horasm estou a base de buscopan, e a dor parece que irradia para os outros dentes, hj percebi uma dor forte no quarto dente a frente, doi meu maxilar, meu ouvido minha cabeça, o meu dentista é ruim ou esse sofrimento pode ter uma outra causa? o dente relatado acima é o 36.
Obrigado
Thuany
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Lamento sua perda.
Sendo direto e objetivo, o término do canal cessaria as dores. O fato do dente estar aberto é uma opção muito pessoal e depende do caso. Particularmente não gosto. Prefiro fechar.
A DTM dificulta mas não inviabiliza o tratamento.
O dente aberto facilita a entrada de alimentos no interior do canal, mantendo-o sempre contaminado. Além disso, o dente fica "oco", o que diminui bastante sua resistência. Em casos de abscesso, pode-se deixar o dente aberto para drenar a secreção, mas prefere-se hoje em dia fechar o dente.
A dor irradiada é um achado comum, infelizmente.A dor somente cessará com o término do canal.
Boa sorte no tratamento
Anônimo
Olá DR.Wilson
estou apavorado com o tratamento de canal,a mais ou menos 2 anos meu dente doeu pela primeira vez,uma dor insuportável de chorar,então fiz a restauração que logo após doeu mais ainda que antes,cerca de um ano atrás a resina da restauração saiu,então fui imediatamenta no dentista,hj o dente está restaurado,mas recentemente notei que está saindo pus na gengiva oque me deixou preocupado logo deduzi que precisará fazer canal estou estranhando uma coisa:pq o dente n está doendo?não senti absolutamente nada será que vou realmente ter que fazer canal ou pode ser outra coisa.
abraço
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
O dente não está doendo porque, pelo que vejo, desenvolveu-se POSSIVELMENTE um abscesso crônico, que tem como característica não ter sintomatologia dolorosa.
O problema é que, se já está na gengiva, PODE ter ocorrido comunicação do dente com o meio externo, isto é, a infecção da raiz dentária destruiu o osso e se exteriorizou.
Mas nada que um simples tratamento de canal não resolva. Só não demore a procurar.
Anônimo
Dr.wilson
tenho algumas duvidas em relação ao abcesso:
1-tenho que tomar antibiótico antes de fazer o tratamento de canal?
2-devido a este abcesso corro risco da anestesia não pegar?
3-com o aparecimento do abcesso significa que a polpa está morta?isso é bom ou ruim,pelo que andei lendo na internet com a polpa morta,muitas vezes não precisa de anestesia.
abraço!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Todas estas dúvidas tem necessidade de avaliação clínica para guiar um correto tratamento. Já voltou ao dentista para discutir o assunto?
Abraço.
Anônimo
DR.Wilson
na verdade o meu dentista não faz tratamento de canal,estou com dificuldades para encontrar um especialista em endodontia,você me aconselha fazer com um dentista que não seja especialista nesta area?
abraço!
Dr. Wilson Correia Júnior
De preferência prezado!
Boa sorte e não postergue.
amanda
Olá doutor Wilson Correia
tive um carie mais profura no dente da frente(o primeiro dente) da parte de cima
passei a sentir dor e a minha gengiva ficou muito dolorida perto ao dente
então a dentista me indicou o tratamento edodontico…
realizei-o porem quando ela abriu o nervo ja estava necrosado e ela me pediu q ficasse 3 semanas com o curativo
porém estou com medo de esse tempo prolongado do curativo aumente as chances do meu dente escurecer, afinal…é logo o dente da frente, sorriu, apareceu…nao te como esconder
qual a sua opinião doutor?
o meu medo é o dente ficar preto ou amarelo
agradeço desde já sua atenção
e PARABENS pelo site…é ótimo e o senhor é muito atencioso
obrigada
AMANDA
Dr. Wilson Correia Júnior
Amanda,
O curativo em questão tem como objetivo eliminar as bactérias que estão no interior do seu dente.
Esta medicação não altera a cor do dente, pode ficar tranquila.
Boa sorte no tratamento e agradeço os elogios!
Anônimo
bom dia DR Wilson excelente site
bom meu dentista disse que o nervo do meu dente está morto e vou ter que fazer canal,ele informou que não vai precisar de anestesia,isso é normal?não vou sentir nehuma dor mesmo,estou com muito medo!!
obrigado
Fabiano
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado Fabiano,
Desde já agradeço o elogio.
Toericamente, no comprimento da raiz, como a polpa está necrosada, não haveria dor, porém, durante a instrumentação, a lima pode ultrapassar o comprimento do dente (situação normal) e causar incômodo. Eu prefiro anestesiar justamente por isso, mas a conduta varia de profissional para profissional.
Boa sorte!
Amanda
Obrigada doutor pela atenção!
fiquei mais tranquila…
agora só mais uma pergunta(haha, desculpa…não da pra resistir)
caso o dente fique escuro ou amarelo após o tratamento do canal e após algum tempo… que tratamentos estéticos o senhor me indica?
é uma pena o senhor ter um consultório tao longe de onde eu moro…
obrigada
AMANDA
Dr. Wilson Correia Júnior
Amanda,
Em boa parte dos casos, o clareamento interno resolve o problema. Dá uma olhada no post de clareamento para entender melhor.
Boa sorte e mais uma vez obrigado pelo elogio.
Claudia
Oi doutor Wilson
realizei um procedimento de canal no dente proximo ao canino na parte superior da boca
antes do procedimento a gengiva estava bastante dolorida.
após o procedimento -3 dias- a gengiva continuava dolorida e eu percebi que ela estava com um inchaço(só é perceptivo quando se passa a lingua) e esse inchaço não é proximo ao dente
comentei com o meu dentista e ele me indicou tomar amoxilina por 7 dias , de 500 mg de 8 em 8 hrs
queria saber a sua opinião doutor.
pois nunca vi esses casos de gengiva inchada e dolorida
e acho que é muito antibiótico pra uma causa pequena
oque você acha?
parabens pelo site,é ótimo!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Cláudia,
Alguns casos de tratamento endodôntico, principalmente no início, podem ocorrer formações de abscessos, em especial quando há demora no término do canal, independente do motivo.
Não estou dizendo que é seu caso, até mesmo porque não vi clinicamente, apenas citei um exemplo para a situação.
Associação de tratamento endodôntico e antibióticos são frequentes na Odontologia. O antibiótico (amoxilina) é o de primeira escolha na maioria dos casos.
Fique tranquila e boa sorte no tratamento.
Claudia
boa noite doutor
obrigada pela resposta
mais esses abscessos desaparecem sozinhos?
oque devo fazer?
eu acho q eh um abscesso pelo oque ja andei procurando na internet
obrigada
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Não desaparecem sozinhos.
Converse com seu dentista sobre o assunto, para um melhor diagnóstico e tratamento.
Boa sorte no tratamento!
Anônimo
Olá Dr Wilson, parabéns pelo blog, preferi fazer a pergunta do que ir a outro dentista, porque o meu dente tratado ainsa esta com curativo, tive uma cárie tratada que doia muito e minha dentista resolveu pelo canal, fiz em 2 dias o canal, período de tres dias, porém desde lá meu dente dói, não é uma dor forte, é uma sensibilidade que aparece aso aocrdar, as vezes quando mordo e quando escovo os dentes, já voltei lá, ela fez rx e até chegou a abrir o dente, por isso esra com o curativo, já tomei remédio, enfim não parece melhorar nada, não tinha inflamação, segundo ela esta perfeito, porém não melhora, as vezes não sinto nada, mais é so moreder alguma coisa que ele dói por uns minutinhos e para, lembrando ao toque, dói somente ao toque, segundo ela, a unica coisa que tem que fazer é esperar, esperar pra que ele melhore, pois trata de sensibilidade, ela disse não ter mesmo o que fazer, porque não tem motivo dessa sensibilidade eixstir, faz uns 3 meses que tratei o canal, que abri e verificou se tava bem emsmo tem um mes, é esperar mesmo, ou pode ter algum probelma que ela desconhece?
Super obrigada!!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Qual foi o dente que foi realizado canal?
Anônimo
Olá, não sei o nome do dente, porém do lado direito na arcada inferior, terceiro dente de trás p frente, porém exite um siso, seria um segundo sem o siso.
Obrigada
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Dependendo da condição da polpa dentária, é necessário um tempo para cicatrização, que dura pouco tempo geralmente. Não notou nenhuma melhora ou diminuição do incômodo com o passar do tempo?
Anônimo
Sim, senti sim uma melhora, porém quando acho que parou de vez ele volta aficar sensível, qual seria o tempo "máximo" que julga normal pra que eu espere e esteja normal, quando é que devo me preocupar?
Super Obrigada!! Vânia
Dr. Wilson Correia Júnior
Vânia,
Não há um tempo limite. Se o seu caso apresentou uma melhora significante com o tempo, você, mesmo com uma certa demora, ainda está dentro da normalidade.
Porém, se passarem meses e nada, procure a dentista que tratou seu canal para reavaliação.
Boa sorte no seu caso.
Anônimo
Obrigada pela disponibilidade!!
Anônimo
Dr Wilson, por favor preciso de uma orientacao sua. Ha um mes atras senti, durante uma semana, muitas dores no dente superior do lado direito antes do ultimo dente. E como eu estava de ferias numa outra cidade, eu entrei na primeira clinica que vi na minha frente. O dentista avaliou e me disse que ele iria comecar um canal e que essas dores que eu estava sentindo seria talvez de uma pressao no dente mas que ele precisaria ver com mais detalhes. Entao ele fez um RX do dente e confirmou que eu precisaria fazer um canal, mas que ele iria fazer naquele momento somente a abertura do canal ( curativo ) e quando eu chegasse na minha cidade eu deveria terminar. Entao ele aplicou-me anestesia e comecou a furar meu dente. No final ele disse que tinha uma boa noticia, me disse que a raiz do meu dente estava viva. Eu nunca havia feito um canal na minha vida. Sai de la e meu dente ja nao doia mais. Ele recomendou anti-inflamatorios tambem. Depois de um mes, hoje, fui ao dentista da minha cidade e ela analisou bem meus dentes e ficou espantada. Ela disse que meus dentes sao perfeitos, nao sao cariados e nao necessitavam de canal. Ela tirou RX do dente que o dentista de outra cidade comecou o canal, e ela me confirmou que o dentista nao deveria ter feito isso, pois meu dente estava bom. E o meu problema nao sao nos dentes, mas sim na gengiva, pois eu tenho periodontite e que eu preciso tratar. Agora eu so posso continuar o canal que este primeiro dentista fez depois que eu o tratamento com o periodonto for concluido para que nao haja infeccao de bacterias no meu futuro canal. A minha pergunta 'e a seguinte. Esse primeiro dentista que furou meu dente sem necessidade estava certo em iniciar um canal ( furar meu dente. Ele nao tirou a polpa )? Pois meu dente estava bom, assim como todos meus dentes da minha boca. As dores passaram mas agora esta dentista tera que fazer o canal num dente bom que nem precisaria de canal. Eu posso processar esse dentista? Por favor, me responda. Eu agradeceria muito.
Alexsandra ( Sao Luis -MA )
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Alexsandra,
Atendimentos de urgências fazem parte do cotidiano do dentista. Os exames radiográficos são fundamentais para o auxílio do diagnóstico e tratamento.
Por se tratar de algo rotineiro, comum e muito simples, acho dificílimo que o 1º dentista tenha se equivocado, até mesmo porque ele tem o exame radiográfico em mãos para comprovar a necessidade do procedimento.
Já que você adquiriu mais confiança em outro profissional, continue o tratamento com ele sem problemas e viva normalmente!
Boa sorte no tratamento!
Anônimo
Muito obrigada pela sua resposta.
Anônimo
Dr. Wilson, Fiz um tratamento de canal faz uma semana e o dentista fez o canal em apenas uma consulta e já fechou o canal, foi na quinta feira passada e no final de semana tive que ir em uma emergencia pois meu dente começou a doer muito e minha boca começou a inchar. O dentista da emergencia aplicou uma anestesia na minha boca que chegou a adormecer minha orelha e meu olho, essa anestesia na maior parte do local passou mas ficou um pouco adormecido, voltei ao meu dentista na segunda e ele viu o quanto inchado estava minha boca e abriu o canal (desobristruiu) o canal que ele tinha feito e novamente aplicou anestesia. Hoje já depois de uma semana o inchaço ainda não passou e sinto a regiao toda adormecida, como se a anestesia não tivesse passado ainda. Isso é normal? Não sinto uma parte da minha boca e o dentista falou que tenho que esperar desinchar tudo so assim passaria a dormência, mas ja fazem 5 dias que estou com o efeito da anestesia.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Qual foi o dente que foi realizado o canal e os outros procedimentos?
Complicações no tratamento endodôntico podem ocorrer, embora sejam incomuns. Inflamações e/ou infecções bem como lesões nervosas (no seu caso, dormências por tempo indeterminado) podem acontecer, e muitas vezes não estão inerentes ao profissional.
Medicações podem ser receitadas para minorar ou resolver seu problema. Um diagnótico, ainda mais no seu caso, fica impossível de ser feito sem um exame clínico.
Anônimo
Dr. Wilson
Está a fazer agora 2 semanas que iniciei a 1.ªsessão de um tratamento canal num molar,e estou com dores. Este tratamento levará 3 sessões para colocação de coroa no respectivo dente. a 2.ª sessão já está marcada para o final do mês de Novembro.
Mas com as dores que tenho já é a 2.ª vez que me dirigi ao consultório (depois da 1.ª sessão) para expor a situação e fui vista pela médica que disse que ir tomando paracetamol de 8 em 8 horas até ao próxima sessão, ela colocou um liquido lá para dentro e colocou uma massa provisória.
Estou preocupada porque mudei de médica e onde ia anteriormente o médico tinha dito que tinha uma possivel fissura ou fractura neste dente e não sabia se seria possível fazer tratamento canal. A verdade é que mudei de médico (por questões financeiras) e inicei logo o tratamento canal com outra médica mas ela nem fez rx nem nada para confirmar a situação exposta pelo outro médico.
É possível fazer tratamento canal mesmo com fissura ou fratura no dente?
É possivel fazer tratamento canal sem efectuar um rx para ver se é possivel?
É normal após a 1.ª sessão de tratamento canal doer?
Será que fiz mal em ter mudado de médico?
Dr. Wilson Correia Júnior
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Seria interessante continuar com o mesmo dentista, já que ele conhecerá seu caso. Cada vez que muda de profissional, podem ocorrer mudanças no tratamento e, dependendo do caso, até no diagnóstico.
Mas como a questão financeira pesou, você poderia tentar negociar com o profissional que te passou confiança para facilitar no pagamento.
Dependendo da fissura, o tratmento endodôntico fica inviável. POde-se observar isto clinicamente, mas é interessante um Rx para melhor análise.
Sim, é comum a dor do canal persistir, mas há medicações bem melhores que o paracetamol.
Se informe com seu dentista sobre o assunto.
Boa sorte!
Anônimo
Dr Wilson,
fui ao dentista para saber como estava um canal que tinha feito no dente da frente ha alguns anos, e ele me pediu para fazer um raio x, para ver como estava. No raio x deu rarefação óssea pedindo que acompanhasse com outros raio x, para saber se a lesão aumentava ou diminuía. Isso quer dizer que tenho que refazer o canal? E se eu mudar a restauração do dente nesta condição dói?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
A que tipo de técnica radiográfica você foi submetido? A panorâmica? Se for a panorâmica, um rx periapical (pequeno) é importante para visualizar detalhes que, muitas vezes, estão distorcidos no rx panorâmico.
Caso tenha batido o periapical, o dentista pode acompanhar com radiografias mensais se houve diminuição ou crescimento da lesão. Se houve um aumento, talvez seja necessário refazer o canal.
Converse com seu dentista sobre o assunto.
Anônimo
Primeiro quero agradecer pelas respostas de grande valor!
Agora vou lhe fazer mais uma pergunta. Feito um canal, dura por toda vida ou precisa ficar trocando?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
A durabilidade do canal, quando bem feito, dura muito tempo, muitas vezes o cliente não relata mais incômodo pela vida toda.
Porém, outros fatores devem ser analisados para que o tratamento de canal tenha a duração desejada.
Anônimo
Olá Dr.
Quebrei um dente a alguns dias, ontem fui ao dentista e eele disse que teria que fazer tratamento de canal. Iniciei o tratamento ontem mesmo… e sai do consultório com um “curativo”. Ainda tenho a sensação de dormência, minha gengiva esta “esbranquiçada” e muito sensível. A próxima sessão está marcada para dia 21/11. No caso da gengiva isso é normal? O que devo fazer?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Qual foi o dente tratado?
Anônimo
Dr, no caso do dente tratado com canal e com rarefação óssea, para trocar a restauração ocasionará dor?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
A troca da restauração não interfere na dor, mas sim o problema endodôntico.
Converse com seu dentista sobre o assunto!
Francele
Olá!
estou um pouco preocupada porque começei a fazer um tratamento de canal ontem dia 16/11/2011 e de madrugada acordei com a garganta irritada de um líquido que a Dr(a) usa para irrigar os canais…e o dia inteiro estou sentindo como se estivesse saindo do meu dente e tem um gosto muito forte! O que poderá ser?o que devo fazer?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Francele,
Acidentalmente, o líquido utilizado para tratamento de canal pode ser ingerido, causando um incômodo chato, porém nada grave se a quatidade for muito pequena, o que geralmente é o caso.
Caso esteja sentindo que o gosto vem do dente, procure seu dentista para resolver o problema!
Anônimo
Dr, esqueceu de responder, se mudar a restauração do dente tratado com canal, mas com rarefação óssea causa alguma dor.
Rafael
Dr.Wilson,quebrei um pedacinho do meu dente 47. dai começou a doer bastante, fui no dentista, ela abriu a antiga restauração que tinha no dente, fez um curativo! ficou feixado o buraco né, no outro dia acordeii com o rosto do lado do dente inchado, voltei la no dentista ela abriu o dente denovo e coloco um otro curativo diferente, me medicou um antibiotico e fazer uns 12 gargarejo por dia com agua morna, e nada de coisa quente por fora do rosto, no otro dia acordei com o rosto um pouco mais inchado! sabe me dizer oque pode ser, se vai diminuir o inchaço e como faz para diminuir? Obrigadoo Dr
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
A tendência é que o inchaço diminua, já que ela entrou com um antibiótico.
Melhoras!
Rafael
Dr, nao querendo ser chato mai sendo jah, rsrs, porque causa esse inchaço?e esse boxexo com agua morna que a dentista me indicou é bom mesmo?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Foi apenas uma reação do organismo.
O bochecho de água morna fará com que a drenagem do líquido inflamatório ocorra por dentro da boca, e não por fora, através de uma fístula extraoral (no seu rosto).
Boa sorte!
Iara
Boa Noite Dr Wilson Correia, comecei a fazer tratamento de canal no meu molar esquedo ontem, quando voltei do dentista logo que começou a passar a nestesia começou a doer, eu sou fumante, fiquei nervosa e comecei a fumar nao tem problema, pode ocorrer algo?
Boa Noite e Feliz Natal Pra vc e sua familia
Iara
e posso tomar algos gelado? mesmo com inflamação ?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Iara,
Pouco provável que a dor tenha relação com o fumo. É comum sentir uma sensibilidade nas primeiras sessões, que cessam com medicações.
Dependendo da condição da polpa, talvez você sinta incômodos a alimentos gelados.
Converse com seu dentista sobre o assunto.
Melhoras!
Anônimo
Dr. Wilson
Primeiramente parabéns pelo blog.
Eu iniciei o tratamento (primeira sessão) de canal a alguns anos, mas adiei várias vezes, a 6 meses o curativo foi trocado, pois tinha caído. E infelizmente continuei cancelando as minhas sessões não chegando a fazer. A questão é que essa semana passei a sentir sensibilidade tanto ao frio quanto ao quente, e hoje estou sentindo uma dor bastante forte, ele lateja constantemente, não consigo encostar nem o dente da arcada superior sobre ele (o dente afetado é o 2º molar inferior) e nenhum medicamento faz efeito. O dentista já está marcado, porém gostaria de tirar uma dúvida. Tenho chance de perder meu dente????? O tratamento vai poder ser realizado normalmente???? Sentirei mais dor???
Obrigada pela atenção.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Se o tratamento for realizado em tempo hábil, a dor irá cessar normalmente. Se a dor atrapalhar a continuidade do tratamento, medicações podem ser prescritas para alívio.
Quanto ao fato de perder o dente, só um exame clínico poderá dizer.
Boa sorte e melhoras!
denise borges
estou com dores no molar 46, e fui ao dentista ele abriu o cana e disse que estou com uma lesão e posso perder ou não dente, mas ele disse que me explicaria na proxima consulta, gostaria de saber sua opnião e desde ontem, sinto dor no estomago e estou vomitando,e como se tivesse algo intalano na garganta, sera que engoli um pouco daquele acido, e pode causar esses sintomas???como melhorar??
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Para dizer se há possibilidade ou não de perda do dente, é necessária uma avaliação clínica.
E existe sim a possibilidade de você ter ingerido o líquido utilizado no tratamento endodôntico (hipoclorito de sódio). Porém, quando isso ocorre, na maioria das vezes o mal estar passa por si só.
Caso haja uma continuidade do problema, procure seu dentista.
Melhoras!
Érica Franco de Moraes
Bom dia Doutor!
3 dias atras fiz um canal, ja havia indo dias antes na dentista por dor no dente molar, ela fez um curativo e falou que era canal. Voltei e ela mexeu no dente (superior esquerdo2ºmolar) falou que me passaria paracetamol por via das duvidas…Acontece que desde que passou o efeito da anestesia a dor não para nem com paracetamol, e eu tenho retorno com ela dia 13/02 pra finalizar o canal. To com medo de ter algo errado…seria possível?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Algumas vezes ocorre sintomalogia dolorosa durante o tratamento endodôntico, mas isso não significa que dará algum problema necessariamente.
Converse com seu dentista para que te receite uma medicação mais forte!
Melhoras!
renato
Caro Dr. Wilson!
É comum o dente tratado rachar após algum tempo, isto é, há enfraquecimento do dente, ou o tratamento mal feito pode fazer a raiz ou até o dente rachar, causando a perda do dente?
Obrigado
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Não é comum o dente rachar.
Procure o dentista para discutir o assunto, visto que será necessária uma avaliação clínica!
boa sorte.
Carla
Prezado Dr° Wilson
Estou na quinta sessão de um tratamento de canal e percebi que meu dente rachou! Acredito que deve ter sido por causa da broca! Não sinto dor, mais tenho a sensação de dor, dor de cabeça e de ouvido que me incomodam! Será q a minha médica forçou demais meu dente, ou é normal rachar o dente durante tratamento de canal? O que vai acontecer com meu dente?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Impossível dizer o que pode ter ocorrido sem uma avaliação clínica. Pode ocorrer fraturas dentais no decorrer do tratamento, dependendo da estrutura dentária restante.
Converse com seu dentista sobre o assunto.
Melhoras!
Elizandra Saraiva
Prezado Dr Wilson, primeiramente queria agradecer pelo seu profissionalismo e pelo seu amor a profissão que aqui fica evidenciado; ajudando a leigos como nós, a tirarmos nossas dúvidas!
Minha pergunta é a seguinte; estava na sexta sessão do tratamento de canal(pré-molar superior) e minha endo decidiu fechar(obturar) meu dente, mesmo eu alegando que estava sentindo dores de cabeça/ouvido moderadas e enjoativas, e vibrações com líquidos no dente que estava sendo tratado e nos que estavam ao seu redor; suportáveis mais que incomodam !E agora, depois de 2 dias, contínuo sentindo os mesmos sintomas. Estou tomando ibuprofeno por recomendação da dentista e mesmo assim as dores continuam.
Perguntas:
A dentista se precipitou em fechar meu canal, mesmo alegando que estava com dores..? pois a mesma justificou o fato do dente estar aberto as sensações de dores que estou tendo!
Quando sentimos dores após o fechamento dos canais, significa que temos que retratá-lo? a medicação complementa o tratamento sem a necessidade de reabri-lo?
Quais os danos que meu dente vai sofrer com o retratamento do canal, ele vai ficar mais fraco devido a segunda manipulação?
Um tratamento de canal pode durar quanto tempo e quantas sessões?
O dente só pode ser fechado, após o paciente não sentir mais nenhum tipo de dor?
Porque algumas pessoas, na primeira sessão já não sentem mais dores e outras sofrem mais e continuam com as dores, como eu?
Desde já agradeço a atenção e ficarei muita grata se tirar as minhas dúvidas!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Vou responder suas perguntas!
A dentista se precipitou em fechar meu canal, mesmo alegando que estava com dores..? pois a mesma justificou o fato do dente estar aberto as sensações de dores que estou tendo!
R – Realmente há possibilidade de dores nas regiões locais, contudo seria interessante investigar os sintomas, pois há uma chance de ser do dente mas remota. Já procurou um clínico ou otorrin para discutir o assunto?
Quando sentimos dores após o fechamento dos canais, significa que temos que retratá-lo? a medicação complementa o tratamento sem a necessidade de reabri-lo?
R – Pode ocorrer sim, embora seja menos frequente. Imagine um braço quebrado por ex. O médico imobiliza e com poucas semanas ele está bom! Mas o mesmo não ocorre com o dente, pois fica muito difícil remover os esforços mastigatórios sobre o mesmo, motivo pelo qual a cicatrização é mais lenta. Se a dor perdurar muito, o retratamento pode ser levado em consideração.
Quais os danos que meu dente vai sofrer com o retratamento do canal, ele vai ficar mais fraco devido a segunda manipulação?
R – Nenhum!
Um tratamento de canal pode durar quanto tempo e quantas sessões?
R – Cada caso é um caso. Há casos que só dura uma sessão e há casos que duram várias sessões.
O dente só pode ser fechado, após o paciente não sentir mais nenhum tipo de dor?
R – Geralmente sim, mas cada caso é um caso. O fechamento do canal deve ser discutido entre dentista e cliente.
Porque algumas pessoas, na primeira sessão já não sentem mais dores e outras sofrem mais e continuam com as dores, como eu?
R – Isso depende do grau de comprometimento pulpar. Não necessariamente a pessoa já fica sem dor!
Boa sorte e melhoras!
Anônimo
Ola Dr. Wilson!
Uma obturaçao em um dos meus molares caiu e demorei para ir ao dentista. Em alguns momentos, quando fazia as refeiçoes, surgia um dor muito intensa e aguda, que demorava um pouco para passar. Mas o dente nao doia se nao houvesse estimulos e a dor nao aparecia sempre que eu comia algo, era esporadica. Indo ao dentista, este fez o teste o algodao com jato frio e deu umas "pancadinhas" no dente, o qual resultou dor. O primiero um dor intensa, que demorou a passar e a pancadinha, uma dor nao tao intensa. Ele relatou que eu necessitaria fazer o tratamento de canal Nao foi feito radiografia. Enfim, sou super desconfiada e gostaria de saber, apesar de ter lido todo seu texto, se estes sintomas sao determinantes para o diagnotico ou se faz se necessario a radiografia? Ps: Ele disse que a radiografia nao era necessario neste caso, uma vez que os demais testes deram "positivo". Grata
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Testes clínicos são realizados rotineiramente pelos dentistas com fins diagnósticos e os exames radiográficos são apenas complementares do diagnóstico.
Boa sorte no tratamento de canal!
Anônimo
Dr. Fiz um canal no molar há mais ou menos dois meses,mas as vezes sinto dor nesse dente,uma sensação de pressão na gengiva e continua saindo pus…Isso é normal?Brunna
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Não é comum esta ocorrência!
Procure seu dentista para resolver este problema!
Melhoras!
Anônimo
Caro Dr. Wilson, primeiramente, gostaria de agradecer-lhe pela iniciativa de esclarecer as dúvidas daqueles que se submetem a esse doloroso tratamento.
Acontece que há muitos anos tenho uma obturação profunda no elemento 46. Quando tinha 16 anos (hoje tenho 26) cheguei a trocar a restauração dele. Após alguns anos deparei-me com uma dor que só cessava com analgésicos. Procurei um dentista clínico geral que pediu-me um raio-x. No raio-X o dente apresentou um abscesso no fim da raiz. A dentista diagnosticou que deveria ser realizado um canal. Procurei uma endodontista e antes dela intervir no meu dente, prescreveu Amoxilina e Nimesulida por 7 dias. Fim dos remédios, fui ao consultório realizar o tratamento. Doeu muito quando ela retirou a obturação para ter acesso aos canais,sendo que ela chegou a anestesiar a polpa (dor alucinante). Ela me disse que o pior já passou. Que, embora necrosada, a polpa do meu dente estava muito infeccionada, logo, motivo daquela dor terrível. Que nas próximas sessões não doerá assim. Colocou um remédio no meu dente e selou com um curativo. Após sete dias retornarei ao consultório. Gostaria de saber se sentirei tanta dor quanto senti na primeira sessão. Gostaria de também saber qual remédio que ela colocou no meu dente.
Se a polpa esta necrosada (morta) não deveria doer nada. Como algo morto pode emitir sinais de dor???
Obrigada!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
A explicação da dentista tem todo o nexo. A inflamação e/ou infecção no local pode causar incômodo durante a manipulação.
Durante o processo de necrose, gases são liberados pelo processo bacteriano, aumentando a pressão no interior do dente, e muitas vezes o menor toque no dente causa incômodo.
Na primeira sessão, é realizada a neutralização do processo bacteriano com medicações intracanais bactericidas (que matam bactérias), que podem variar de acordo com o caso.
A tendência é que as suas dores cessem ou diminuam. Pode ficar tranquila!
Boa sorte e melhoras!
Débora
Prezado Doutor Wilson;
Estou na nona sessão(2 meses) de um tratamento de canal(pré-molar superior), logo nas primeiras sessões, sentia dores no dente, com o passar do tempo comecei a sentir fortes dores de cabeça! A doutora já fechou, já abriu meu dente, mais continuo sentindo essas dores na cabeça, não consigo nem baixar a mesma!
Já tomei ibuprofeno, dexametasona, amoxilina e nada de passar! Já bati vários raio-x, mais a doutora diz que está tudo OK com meu dente! Ela suspendeu minha medicação pois a mesma disse que posso ter uma intoxicação, na última consulta ela colocou um líquido e o curativo como no início do tratamento, estou sem medicação!
Confio muito na minha doutora, pois ela me passa muita confiança, o que acho muito importante! Mais já tem mais de 2 meses que comecei esse tratamento e estou começando a ficar preocupada, não tenho mais qualidade no meu trabalho e nem de vida, devido essas dores….
Doutor, você acha que tenho que procurar outro dentista?
E normal sentir essas fortes dores de cabeça?
E normal um tratamento de canal demorar tanto?
Posso perder meu dente?
Esses sintomas estão dentro da normalidade?
O que você acha doutor?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Lamento pelo seu problema.
Não é comum um tratamento ser tão extenso, mas pode ocorrer.
Radiografia panorâmica ajudaria a identificar outras possíveis causas. Já partiram para esta ideia?
Qual foi o dignóstico inicial? Ela disse se seu dente estava "vivo ou morto"? Ela mencionou se o dente tinha alguma lesão?
As dores estão ocorrendo na região do dente em questão? Há histórico de problemas de saúde como hipertensão ou sinusite por ex?
Se você já tem confiança com a dentista, continue com ela. Muitos problemas não são resolvidos por falta de diálogo dentista – paciente.
Aguardo retorno e boa sorte.
Anônimo
Olá Dr. Wilson, meu nome é Adriana. Percebi que o senhor é muito atencioso com os internautas aqui no blog e gostaria que o senhor me desse uma opinião. Estou fazendo um tratamento de canal no dente número 46 e já estou na 6ª sessão. O dente possui 4 canais e destes apenas um não está respondendo à anestesia para que a dentista faça a limpeza e possa fechar. Já foram 3 sessões somente em relação a este canal e nada. Gostaria de saber se isso é normal pois não aguento mais repetir as sessões, tomar anestesia e todo aquele processo além de ficar sentindo dor por uns quatro dias após cada sessão. Estou pensando em extrair o dente pois não suporto mais esse sofrimento.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Adriana,
Alguns dentes apresentam um número maior de canais, que por sua vez, são muito estreitos, necessitando de um pouco de paciência para tratá-los, tanto por parte do paciente como do profissional.
E não tire este dente! Em breve, o canal estará concluído.
Melhoras!
Anônimo
Caro Dr. Wilson, estou fazendo canal de um dente o qual a dentista disse estar com a polpa necrosada. Entretanto, ao fim da primeira sessão observei sangue nos algodões sobre a mesinha auxiliar dela. Será que minha polpa esta realmente necrosada?
Obrigada!
Tatiana.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Tatiana,
Uma polpa necrosada não significa necessariamente ausência de sangue, até mesmo porque ele pode ter vindo de outros locais, como a gengiva ao redor do dente por ex.
Boa sorte no tratamento!
Débora
Doutor, voltando ao meu caso das fortes dores de cabeça!
Foi diagnosticado através de um raio-x pequeno a necessidade de canal, devido a uma infiltração no pré molar(segundo superior), e fui encaminhada pra realizar o tratamento com uma endodontista.
A mesma observou o raio-x, e não chegou a me informar se o dente estava vivo ou morto ou se tinha alguma lesão, e iniciou o tratamento!
Vale ressaltar que tenho Rinite alérgica, mais os sintomas que sinto é apenas entupimento das vias respiratórias, nunca senti dores de cabeça! As dores estão sim ocorrendo na região do dente, lado esquerdo, pois ao beber algo quente ou gelado, sinto que os dentes que estão ao lado afetam a dor!
Volto a dizer, que não sinto dores no dente, só dores profundas e enjoativas na cabeça na região do dente!
A doutora acompanha meu tratamento através de raio-x pequenos, não sei se é a panorâmica!
Doutor, tenho certeza que essa dor é devido ao tratamento, devido as dores serem na região do dente e a sensibilidade dos dentes vizinhos!
O que devo fazer?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Débora,
A radiografia panorâmica é aquela que tem-se uma visão total da cavidade bucal e estruturas adjacentes (http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNFiFNmu2CBIWHs9Yc3D3QZsxFcLRa2EUa8EcVpn7CVW7O68xg934Y6f0J4g).
Copie este link para ver como é a radiografia.
Há necessidade de uma avaliação para maiores detalhes e realmente descobrir qual é o problema. O rx panorâmico seria interessante para investigar as áreas ao redor.
Aguardo retorno.
Anônimo
Dr. Wilson,acabei de fazer uma restauração com amalgama , em um dente molar superior que já tinha sido feito o canal e desde então tenho dores atras da orelha e no maxilar inferiorebe também perturbacao na vista do lado do dente.Também tenho sangramento no mesmo dente. Posso estar intoxicada pelo amalgama. Obrigada por sua opinião que me será de grande ajuda.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Não! A quantidade de mercúrio no amálgama é muito pequena para causar danos à saúde. Muitos trabalhos mostraram isso.
Exames devem ser realizados para diagnóstico diferencial, para descartar outros problemas, inclusive avaliação do dente com tratamento de canal!
Boa sorte!
Débora
Prezado DOUTOR Wilson, voltando ao meu caso das dores de cabeça;
Minha dentista mandou bater uma panorâmica e não deu nada, disse que no resultado meus seios mandibulares não apresentaram nada, estão normais, pois a mesma estava desconfiada de alguma inflamação na minha mandíbula! Mais continuo sentindo, essa dor contínua(incomodo) na face, que afeta mais o lado do dente que foi tratado e os olhos. Na verdade doutor é uma dor fina e enjoativa na face(região embaixo dos olhos), que afeta mais o lado esquerdo, o mesmo lado do dente, na altura das maças do rosto ao lado do nariz, e me causa dores na vista e um pequeno incomodo no nariz.
O meu dente que está sendo tratado não dói mais, só sinto alta sensibilidade nele e nos dentes vizinhos.
Doutor, estou muito agoniada com isso, não consigo trabalhar direito com esse desconforto na face e na vista.
Comecei a sentir insegurança na minha dentista, pois estou a 3 meses tratando esse dente e pelo visto só piora, pois foi no decorrer das consultas que comecei a sentir essas dores, e ela não consegue diagnosticar o que é!
O que vc acha doutor?
Você acha que devo procurar um outro endodontista, oftamologista, otorrino, sei lá, por conta própria….!
Mais ainda acredito que é por causa do dente pois nunca tinha sentido isso antes desse tratamento, e é muita coincidência esse desconforto ser mais intenso do mesmo lado do dente!
Na última consulta ela avaliou, e disse que tava tudo normal de acordo com a panorâmica e disse que ia mostrar e falar com um profissional em raio-x, sendo que ela é endo!A mesma não mexeu no dente…
O que você acha que é isso Doutor?
O que devo fazer?
Me dê um direcionamento porfavor…!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada Débora,
A radiografia veio com algum laudo explicativo?
O diálogo chegou em um ponto que só uma consulta realmente seria viável para dar alguma hipótese.
Aguardo retorno sobre o laudo.
Fernanda
O que você diria sobre instrumentação rotatoria, protaper?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
É uma técnica mais eficaz e rápida de tratamento endodôntico, contudo, nem todas as graduações oferecem este aprendizado para o aluno, que só aprende a utilizá-lo em cursos de pós graduação.
Anônimo
Ola boa tarde, ja faz qse um ano q era pra ter feito canal no segundo molar superior, mas nao fiz, por medo msm, e de um tempo pra ca, ele ja quebrou , ja caiu um pedaço, esta aberto e agora o unico pedacinho q sobrou esta mole, qse caindo tbm, eh com certeza q terei q tirar esse dente, mas dói? e oq fazer no lugar dele? estou desesperada com esse dente.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Caso tenha que tirar realmente o dente, este procedimento é realizado sob anestesia local.
Muitas são as opções para repor o dente. Converse com seu dentista sobre o assunto, e dê uma lida nos post sobre reabilitação oral.
Anônimo
Ola Dr. tirei uma radiografia periapical 11/21 e nela consta área radiolúcida na raiz: reabsorção interna, meu destista disse que meu dente esta necrosado em um estágio avançado e que o melhor a ser feito era a retirada do dente e um implante, mas não queria tirar meu dente por ser um dente frontal,um canal bem feito para a retirada de toda a infecção manteria meu dente na boca.
Quero salientar que o dente teve um trauma há muitos anos antes,onde levei uma pancada,na época o dente ficou machucado na gengiva ao redor do dente, porém não procurei um destista.
A dúvida em questão é um dente em estágio avançado de necrose pulpar pode ser recuperado? Tenho muita urgência da resposta.
Desde já agradeço
Lorraine
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Dependendo do caso, pode-se preservar o dente. Porém , há necessidade de avaliação para o correto diagnóstico.
Converse com seu dentista sobre esta possibilidade.
Boa sorte!
henrique
boa tarde doutor eu estou em um tratamento de canal no meu dente nº 27 mas percebi depois que comecei a fazer o tratamento de canal meu nariz na parte do mesmo lado do dente parece que esta com um cheiro estranho tipo um cheiro de mato oque pode ser?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Você já relatou isso ao dentista? É constante este sintoma?
Aguardo retorno.
henrique
não eu relatei isso mas ele disse que não tem nada a ver e pq eu tenho sinusite mas achei estranho ser do mesmo lado do dente com o canal!
henrique
então eu relatei ao meu dentista e ele disse que não tem nada a ver com o canal é que eu tenho sinusite então provalvelmente o cheiro é por causa dela!!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Já que o dentista relatou que não há possibilidade do problema ser oriundo do canal, seria interessante um parecer do otorrino.
Boa sorte!
Anônimo
DE cynthia,
Dr. estou a escrever as 4:30h da manhã, por motivo de dor…
Iniciei um tratamento a + ou – 22 dias, num dente antes do ciso inferior esquerdo, que já estava aberto e não provocava dor. Após a 1° sessão comecei a sentir dor 6 dias depois, sendo que meu rosto inchou. Voltei ao profissional que nada fez, além de continuar fazendo o procedimento comum ao canal, colocou um curativo e depois de muita insistência minha me receitou diclofenaco de potassio. Era uma 5° feira, passei a noite sentindo MUITA dor e com o rosto mais inchado, bochechas e mandíbula. Fui a um segundo dentista que me receitou amoxicilina, diclofenaco e deocil, tomei a medicação 6°, sábado e domingo. Na segunda, nada! Muita dor Voltei ao dentista, que trocou o antibiótico por cefalexina, além de tirar o curativo. 3 dias depois o rosto desinchou, mas minhas amígdalas continuaram doloridas, a pressão no dente tbm diminuiu. No 5° dia de cefalexina meu rosto inchou muito de novo, ficou muito duro, doendo demais, latejando e o dente, que ainda está aberto, intocável. No 8° dia da cefalexina procurei um 3° dentista, que se apavorou com a situação e reeditou a amoxicilina, pq a 1° que eu havia tomado foi genérica (?) Enfim, comecei a tomar a amoxicilina de novo, no 3° dia meu rosto estava pavoroso, meu hálito "podre", meu dente parecia estar mole, tive um pouco de febre (37,9 °), minha garganta parece que começou a "fechar", me desesperei e fui a um serviço de urgência noturno: o plantonista receitou bezetacil (que dor…), azitromicina, proflan e ponstam. Hj será o 4° dia de medicamentos, sinto gosto de pus na boca as vezes, meu rosto ora incha mais, ora menos, lateja sem parar, sinto exatamente o local do abcesso que está duro como pedra, meu dente doeu um pouco. Estou desesperada, perguntei por uma drenagem o dentista disse que precisaria ter um ponto de flutuação… Não sei o que fazer. Me ajuda!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Desde já lamento sua situação.
Este tipo de problema não é comum mas pode ocorrer. O que está parecendo é jum caso de abscesso dentário, que em geral acompanha inchaço duro no local, latejamento, e febre, e dependendo da fase de abscesso, antibioticoterapia é necessária.
A amoxilina genérica é tão eficaz quanto às amoxilinas no mercado. Acho que você fez uso de similares, que realmente não passam pelos testes de comprovação de sua eficácia.
A benzetacil, embora doa bastante, é muito eficaz para o seu caso, embora há necessidade de resolução da causa, ou seja, identificar o dente, tratar o canal e, caso não haja possibilidade, a extração dentária deverá ser realizada, e posteriormente reposição com próteses ou implantes.
Radiografias panorâmicas (já foi solicitada?) podem ser solicitadas para avaliar a extensão do abscesso e ver se ainda há possibilidade de salvar o dente e melhorar seu estado de saúde. A drenagem realmente é realizada quando se há pontos de flutuação, que nada mais é do que uma área onde se fará uma incisão, permitindo a drenagem do pus. Porém, se o abscesso estiver encapsulado, pode ocorrer a ausência deste ponto, devendo ser feita a drenagem no local.
O que pode se fazer para permitir que o abscesso drene por dentro da boca e não por fora (pelo rosto) é colocar compressas de gelo na face (região do dente) e bochechos com água quente, pois promoverá a dilatação do vasos no local, fazendo com que a drenagem ocorra por dentro da boca
Este seu tratamento foi realizado com dentista públic, particular ou convênio?
Aguardo retorno.
Anônimo
de Cynthia
Foi realizado por dentista particular, que infelizmente não deu mto atenção ao caso, pois nem mesmo receitou antibiótico, sendo preciso procurar um 2° e um 3° dentista. Hj tive febre novamente, minha garganta parece "fechada" e pretendo procurar um hospital amanhã para, se preciso, passar por cirurgia.
Agradeço sua atenção e profissionalismo em pleno domingo.
Obrigada!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Se for possível, procure um dentista na sua região por indicação de alguém ou uma faculdade (que geralmente apresenta serviços de urgência).
Converse com alguém para ver se indica algum dentista. Será até mais confiante para você! E se for possível, um endodontista ou um bucomaxilo.
Melhoras!
Nene de Oliveira
Boa Tarde!
Dia 18/03 eu caí de cara no chão e por sorte meu dente não saiu inteiro da boca, mas ele trincou todo. Fiquei sentindo muita dor (acho que devido o impacto)e sensibilidade mais ao gelado e cerca de 1 semana depois senti uma pressão no dente e identifiquei que ele estava um pouco pra frente. Iniciei um tratamento com Meloxicam dia 11/04 por quatro dias receitada pela dentista onde fui me consultar e obtive melhora total dessa sensibilidade.
Hoje, dia 19/04 acordei com muita dor na gengiva só na região desse dente e a pressão que eu estava sentindo aumentou e ele está latejando (estou sentindo tipo uma pulsação), mas graças a Deus não tenho mais sensibilidade ao gelado que pra mim era a pior coisa que eu estava sentindo.
Tenho 23 anos e todos os meus dentes são perfeitos e bem branquinhos, estou com medo de ter que fazer canal. Essa pressão e dor na gengiva é motivo pra fazer o tratamento de canal??
A gengiva não está vermelha e nem estou com bolinha de pus
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Fica complicado dizer o que pode estar ocorrendo sem antes uma avaliação clínica. Em traumas dentais, pode ocorrer a morte da polpa, que com o tempo, ocasiona liberação de gases e aumento da pressão, como o seu caso.
Qual foi a hipótese diagnóstica da dentista?
A dor que sentia com gelo passava de imediato ou ainda permanecia por um tempo?
Aguardo retorno.
Nene de Oliveira
Muito obrigado por responder.
A dor que eu sentina quando em contato com gelo era absurdamente forte e não passava de imediato não. O dente doía até quando eu estava no ar condicionado, mas depois do 2º dia com meloxicam de 15mg eu já não sentia mais essa sensibilidade e mesmo com essa pressão que estou sentindo, continuo bebendo água gelada e não dói mais nada nesse sentido.
E a dentista não fechou um diagnóstico pq eu não tinha todos os sintomas de um e nem de outro, sou leiga mas entendi isso então acho que por isso ela me passou o remédio para tomar e tipo ficar esperando algum sintoma comum acontecer.
Outra coisa, não sei se tem alguma coisa a ver mas eu dormi com a cabeça virada para o lado do dente trincado,e isso acaba que faz peso, já que fica na mesma posição a noite toda. Será que pode ter alguma relação??
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Existe esta possibilidade do esforço durante o sono sim, mas depende do problema.
É necessária uma avaliação para dizer com certeza qual é realmente o problema!
Melhoras!
analuisa
Boa tarde, fiz um tratamento de canal hoje, (25/04/2012), sessão única, num dente de trás do lado direito (o penúltimo dente). Durou uma hora, o dentista é especialista precisamente em canal, fez o curativo, não senti dor alguma durante o procedimento, nem sequer no momento da anestesia. Aliás, quando fui para o consultório, nem estava sentindo dor. Foi tudo perfeito. Estava tão feliz… Mas quando cheguei em casa, mais ou menos duas horas depois, quando passou o efeito da anestesia, comecei a sentir uma dor violenta na gengiva (não nela toda, apenas perto da área do dente em que fiz o canal, era nesse local que eu sentia a dor antes de fazer o canal). É claro que tomei os remédios que o dentista prescreveu, mas ainda está doendo muito. Isto é normal? Neste momento, faz mais de três horas que já fiz o tratamento e estou apavorada por estar sentindo tanta dor.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
TOme as medicações que o dentista receitou. Caso não cesse a dor, outras medicações podem ser receitadas para aliviar o desconforto.
Melhoras!
Matheus Guilherme
Olá Dr. Wilson
Boom eu comessei o tratamento de canal no dente molar, só tive uma sesão, ele pediu para que eu voltasse com um prazo de 15 dias, não estou sentindo dor nenhuma, certa noite estava dormindo é acordei com o dente rachado, no dia seguinte fui comer um pedaço do dente caiu ou seja quebrou, então eu queria saber se vou perder o dente, se tem alguma medida a ser tomada, até chegar o dia da prossima consulta. Dede já agradeço.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Dependendo da estrutura dentária que restou, pode haver sim fratura dental, infelizmente.
O interessante seria você voltar ao dentista o mais breve possível para ele avaliar o caso.
Melhoras!
keilarangel
Olá dr. Wilson.
Comecei um tratamento de canal a mais ou menos dois anos. Depois de terminado o canal, passaram-se 15 dias e comecei com dores novamente. Voltei a este consultório e disseram que teriam que refazer o canal. Novamente 20 dias eu retornei com dores explicava tudo a eles porém não tinha nenhuma resolução. Abriram pela terceira vez e depois de uma semana doendo novamente. E um sintoma que eu achava estranho é que quando meu dente ficava sem aquele curativo a dor sumia como um passe de mágica, colocava o curativo a dor voltava. Hoje faz 15 dias que o dentista restaurou o meu dente mais agora eu sinto muita dor no dente e muita coceira na gengiva em volta do dente (1° molar superior), não tenho sensibilidade alguma é muita dor e parece que meu dente está amolecido e levantado. Não sei se tem algo haver, estou com uma sinusite estranha e com um formigamento na ponta do nariz. O que poderia ser tudo isso.
desde já agradeço
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
É importante fazer uma avaliação clínica para realmente saber o que pode estar causando isso. É muito comum relatar alívio da dor quando o dente está aberto, pois os gases liberados pela ação bacteriana são expelidos. Já com o dente fechado, não há liberação de gases, o que causa a dor.
A sinusite geralmente causa reflexos nos dentes que estão muito próximos do seio maxilar e em dentes vivos.
Procure o seu dentista para resolver o assunto!
Sunshine
Boa Tarde,
Estou em um tratamento de canal iniciado no dia 02/04/12 – quarta feira (dente incisivo superior direito – 11)que já estava aberto, no Centro odontológico público de Ouro Preto – MG. Fui à consulta extremamente preocupada, pois havia perdido o incisivo superior esquerdo por um erro de outro profissional do mesmo centro que forçou o dente na hora da abertura do canal ( e a situação ficou extremamente complicada, quase chegando as vias judiciais). A profissional foi super gentil, conversamos e lhe expliquei a situação (meus dentes possuem raiz extremamente curtas e aparentemente segundo ela, tenho bruxismo, pois os dentes possuem desgaste excessivo, micro-rachaduras e ao acordar sinto dores fortes no maxilar. Ela fez o raio-x e disse-me que a raiz estava plenamente recuperável mas a coroa estava comprometida por uma fratura, mas seria viável o canal. Ao aplicar a anestesia, senti uma dor tão intensa que comecei a lacrimejar involuntariamente. Não senti dor alguma durante a reabertura do canal e primeiros tratamentos. Ela colocou curativo, para não expor mais o dente. Fui para casa, feliz e serelepe, com a recomendação de procurar um especialista urgentemente para "tratar" o bruxismo. A anestesia passou, comi normalmente, bebi normalmente, sem nenhum incomodo. Quando acordei (ás 2:15 da manhã)senti forte dor em todo o lado direito da boca, incluindo dente, língua,gengiva. Tomei paracetamol de 750 mg, dipirona sódica para aplacar temporariamente a dor (obviamente respeitando limites de tempo) e nada. Tentei falar com a Dentista mas sem sucesso. Ontem, fui até a emergência odontológica para verificar o porque da dor. Graças a Deus a profissional que tinha iniciado o tratamento estava lá e reabriu o canal, me dizendo que era uma infiltração, realizando uma drenagem, passando uma lima, e neste momento ouço um "crec-crec" como se meu dente estivesse sendo estilhaçado, e desta vez senti um pouco de dor. Perguntei pra ela o que era, pelo que me respondeu que era normal, e que eu sentiria um alívio da pressão, receitando Amoxicilina 500 mg por 7 dias ininterruptos e Diclofenaco Sódico, em caso de dor, e ainda fazer compressas geladas do lado de fora e bochechos com água morna, alternadamente com certo intervalo entre eles. A medicação aplacou um pouco a dor, mas sinto uma bola de inchaço logo acima do dente e o sinto meio mole e aparentemente mais baixo. A próxima consulta é nesta quinta (dia 10)para verificar a situação e prosseguir com o tratamento. Estou pressentindo o pior, e sinto tanta dor as vezes que dá uma vontade de bater com a cabeça na parede para ver se muda o foco da dor pois não consigo comer, falar, escovar os dentes,nada! Tenho plena confiança na profissional (muito educada)mas eu fiquei com umas dúvidas, pelo que gostaria de seu "parecer":
1 – Caso este "crec-crec" realmente tenha sido a completa quebra da coroa, considerando ainda a forma como este tratamento está sendo feito (SUS), mesmo tendo raízes curtas, há possibilidade de recuperação estética?
2 – O dispêndio para a confecção de placa para bruxismo (considerando o tratamento em si e avaliação médica) será muito alto (R$)?
Desculpe pelo incômodo e desde já agradeço
aninimo
olá Dr. fiz um canal a uns 8 anos atras hoje estou sentindo fortes dores no mesmo dente onde fiz o canal pode me dizer o que pode ser ? obrigada
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Seria interessante uma avaliação para dar um diagnóstico preciso. Às vezes, as dorem podem ser oriundas dos dentes vizinhos.
Procure seu dentista para resolver o problema!
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O som que escutas durante o tratamento nada mais é que o atrito entre a lima e as paredes do canal. Isto não enfraquece a coroa dentária e não tem a ver com a recuperação estética, visto que é feito no interior do canal. A recuperação tem a ver com a quantidade de estrutura dental da coroa.
O custo da placa não é muito caro e varia de acordo com o profissional.
Boa sorte no seu tratamento!
Nanda
Doutor,
Estou com um canal aberto no dente localizado ao lado do siso (que ainda não nasceu) faz meses! Estou com medo de dá alguma inflamação grave…o dente está todo acabado e eu estou querendo arrancá-lo mesmo porque preciso de espaço no tratamento ortodôntico. Detalhe: O dente não dói mais de jeito nenhum! O que devo fazer? Arrancá-lo? Se eu arrancasse ajudaria no tratamento ortodontico? Visto que o dentista me pediu para extrair um dente da frente pra abrir espaço!
Desde já agradeço!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Os molares não são os dentes indicados para extrações dentárias com finalidade de conseguir espaço.
Converse com seu dentista sobre o assunto, para ver a viabilidade de permanecer com o dente!
Unknown
Dr,
Fiz um canal a 3 dias e fiquei de retornar ao dentista pra " terminar" o tratamento do dente, fiquei apenas com um curativo, é no ultimo dente inferior, mas a gengiva abaixo do dente doi muito quando pressiono nao consigo comer direito. É normal?
Meu nome é Well Rodrigues. Obrigado.
Anônimo
Doutor,
me responda.eu estava com uma carie,no dente antes do ciso em baixo meu dente doia com quente gelado e doce,fui ao dentista ele tirou um raio x e disse que ia abrir o dente limpar e colocar uma massa provisória nele. e esperar 20 dias.se não doesse ele ia restaurar normal e se duesse tinha que tratar o canal. ja faz 10 dias e estou com umas leves pontadinhas no dente.e tenho sensibilidade ao gelado,e tenho uma dorzinha ao lado quando passo o dedo na gengiva,agora não sei se é o ciso ou é o dente restaurado estou com dores no ouvido pq ela disse que o meu ciso esta pra nascer e minha gengiva esta inchada. gostaria de saber se a dor que estou sentindo pode ser o ciso ? qual procedimento tomar pra ver se a necesidade de tratar o canal do dente restaurado? me responda? obrigada pq não sei qual dente esta doendo..obrigada
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
As dores podem sim serem oriundas da erupção do 3º molar (siso). Mas como o dente anterior está comprometido, é necessario identificar o foco da dor.
O procedimento realizado por ela foi correto. Se as dores estiverem regredindo, já é um bom sinal.
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Não é normal mas pode ocorrer! Converse com seu dentista sobre o assunto!
Melhoras!
Anônimo
Meu dente quebrou, e ficou só a raiz, a carne da gengiva foi crescendo, e sobrindo a raiz, mas as vezes aparecia a pontinha dela. E por ter medo de dentista, fui deixando passar o tempo. Mas comecei a ter muito mau hálito, por causa da raiz, ela fedia minha boc ainteira, então resolvi ir no dentista arranca-la. Anti-ontem fui, e eram duas raizes, o dentista conseguiu arranca-las , mas passado o dia de ontem, eu observei, que a gengiva no lugar que estava a raiz, esta marrom, e com manchas,e brancas, e está com odor muito forte, as vezes sai um liquido amarelo, me disseram que é normal, porque ainda não cicatrizou. Mas estou com medo da gengiva ter apodrecido, ou algo do genero, me ajuda , o que tenho que fazer ?
Atensiosamente, Glessylane
Anônimo
Bom dia Dr. Wilson.
Estou recorrendo ao Sr. para saber o que me está acontecendo.Então…há uns 2 meses finalizei um tratamento de canal no meu primeiro molar superior.Foi feita a restauração,mas 15 dias depois uma parte quebrou e comecei a sentir gosto do curativo ou sei lá o que ela colocou dentro do meu dente .A dentista disse ser um pedaço do dente que tinha caído.Fez mais uma restauração nesta parte que quebrou,mas devo dizer que sempre sinto esse tal gosto de remédio ,ou o que for.
Agora,de uns 10 dias pra cá,comecei a sentir neste dente a mesma sensibilidade que tinha antes de tratar o canal,ou seja lateja,dói com calor ou frio e é claro,dói quando como.Não posso nem pensar em mastigar nesse lado.
Deixe-me contar sobre as sessões de tratamento do canal…mesmo depois de 4 sessões a sensibilidade não diminuía,eis que então,ela achou um quarto canalzinho e em duas sesões tratando deste,resolveu fecha-lo.
Será que o canal foi mal tratando ou entrou alguma infiltração e será que se tiver que ser reaberto, terei que pagar outra vez ou ainda é parte do mesmo tratamento,?
Agora dói tudo ,do dente ao bolso.
Agradeceria por sua orientação.
Josiane
Unknown
Eu voltei la, ele disse que poderia ser afta e so, vou ter que trocar de dentista, ele disse que o remedio que ele usou, nao sei se anestesia ou o que era pode ter machucado. Mas ate hoje ta doendo :(… Teria como o senhor me indicar um antiinflamatório para a gengiva?
Anônimo
A Vontade que eu tenho é de morrer. do que fazer esse tratamento, de tanto pânico!
Anônimo
Olá, tenho 15 anos, e não consigo gostar de ir ao dentista, e me deu uma cárie, e sempre fui evitando, pois desde quando ela surgiu já tinha medo. até que um dia, fui tirar esta cárie e por a "massinha" e a dentista, não deu anestesia por falta, já que era um posto de saúde, Podre. Ela me disse que eu iria ter que fazer canal, por que estava aparecendo, eu fiquei em pânico total! nunca ouvi ninguém falando bem, só dizem que dói, dói muito. e são pessoas que nunca fizeram. Desde aquele dia sempre que passo em frente a uma clínica, me dá calafrios, e agora tenho que botar aparelho, e nao sei se vou conseguir não chorar, quando eu estou esperando, minhas mãos começam a soar, fico tremendo sem parar, e quase chorando. Nunca mais fui a mesma, Doutor, o senhor poderia me dar uma dica? muito obrigada. Estou muito ansiosa, e estou em pânico, quando estava escrevendo isso, não pude aguentar o choro. ):
gislaine
olá doutor .
fui fazer uma obturação e a dentista disse que tinha dado canal , só que meu dente esta com um pedaço quebrado ,
gostaria de saber se dar pra fazer mesmo assim o canal , ah ainda me disse que o canal iria ser feito pelo outro profissional , sendo que em uma unica sessão , isso é possivel .
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Para indicar alguma medicação, há necessidade de se analisar o caso ao vivo. Você pode achar que é uma coisa e pode ser outra completamente diferente! Se for uma afta, em poucos dias o incômodo cessará.
Converse com seu dentista sobre o assunto!
Melhoras!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
A quantidade de "dente restante" geralmente não inviabiliza o canal, mas sim o procedimento restaurador.
E pode sim fazer o tratamento em uma única sessão.
Boa sote!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Medo de dentista é super comum. De cada 100, 95 tem medo!
O tratamento de canal é feito sob anestesia! Fique tranquila e vá fundo!
Boa sorte no tratamento!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Alguns casos, os dentes apresentam canais adicionais, como foi o seu caso. Para se ter uma ideia, geralmente o 1º molar superior tem 3 canais.
Nestes casos, o tratamento pode se tornar um pouco mais difícil, aumentando a chance de insucesso, que não necessariamente é inerente ao dentista.
Se a dor estiver diminuindo, aguarde alguns dias!
Quanto à remuneração, converse com sua dentista, pois isto é muito pessoal.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Algumas vezes, o cliente confunde o tecido cicatricial com algum quadro inflamatório.
De qualquer forma, procure sua dentista para confirmar isso!
Anônimo
Caro Dr.
Há 3 anos perdi um pivô. O dentista fez um curativo e nunca tive problemas, não sinto dor, nada. Espontaneamente outro pivo do lado oposto do que caiu antes, caiu semanas atrás. Fui a um dentista que o recolocou, para minha surpresa, não só o pivô está melhor como os dentes a seu lado (os dois da frente, também pivôs). Fui a seis dentistas e estou estupefata, cada um me diz uma coisa. Me afirmam que preciso tirar a raiz do primeiro pivô que caiu, sem radiografar, um chegou a me "mostrar a raiz pelo espelinho". Estou numa nova cidade e não conheço profissioanais daqui, quero me tratar. Não quero extrair a raiz daquele pivô, em qual situação isso é necessário? Extrair a raiz é perder o dente, e por falar nisso, será que tenho raiz se tenho pivo? estou confusa. Abraços.
Vinicius Demetres
Dr, fiz a primeira sessão do canal a tres dias atras, a dentista coloco um curativo, mas minha consulta é só dia 6 agora, nesse meio tempo eu venho fumando tem algum problema? Outra pergunta não tem problema ficar tanto tempo sem mexer no dente?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Dependendo do material colocado no interior do canal, pede-se para esperar alguns dias para atuação do mesmo. E seria interessante não fumar, não somente por isso,mas por todas as repercussões que o tabaco pode causar!
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
A prótese fixa é conhecida como "pivô", e há necessidade de se ter uma raiz para a sua colocação, a não ser que seja uma ponte fixa. Dê uma lida no post de prótese fixa!
E o interessante é fazer o tratamento com o profissional que você confia!
Boa sorte!
Anônimo
Muito Obrigada por responder, sua dedicação e respostas além dos que perguntam ajudam aos que lêem. Parabéns, o Sr. é prova que existe gente idônea e de boa vontade. Lerei seu post sobre ponte fixa. abraços.
Lauro
Bom dia Dr.
Tenho um dente com carie, não sinto dor ao beber algo gelado. quando mastigo com esse dente as vezes ele dói um pouquinho. Gostaria de saber a sua opinião. Se terei que realizar tratamento de canal? Obrigado.
Anônimo
PREZADO DOUTOR WILSON
preciso de ajuda. Há um mes e meio atrás procurei um dentista porque sentia muitas dores no segundo molar inferior esquerdo. ele disse que eu teria que fazer um canal, no mesmo instante abriu e retirou a polpa do dente. como estou sem condições financeiras para um tratamento particular o mesmo me encaminhou para o CEO. Só que demorou demais para eu conseguir a consulta no CEO. com uma semana o curativo caiu e na outra seguinte um dia pela manhã senti dores muito fortes no dente que subiam até meu olho esquerdo. corri para o consultório do dentista que mexeu mais um pouco no dente e colocou outro curativo. desse dia até agora, depois que passou o efeito da anestesia sinto dores em todo o lado esquerdo da face. voltei lá dois dias depois e pedi para que o mesmo extraísse o dente. assim ele o fez. mas o quadro só piorou. não consigo abrir a boca. sinto uma dor latejante até o ouvido e até meu olho esquerdo está mais baixo que o outro. todo o lado esquerdo está inchado. voltei lá há uns quatro dias e o mesmo fez um rx e disse que está tudo certo com o dente extraído. passou azitromicina, arflex e dorflex para eu tomar, mas eu continuo sem poder mexer com minha boca. estou com bastante medo. e assim que passa o efeito do analgesico a dor quer voltar. por favor, me ajude.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Complicações podem ocorrer nas extrações dentárias. As medicações receitadas são antibióticos para tratar, ao que parece, um quandro infeccioso no qual está no momento.
Acredito que você já esteja melhor!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Só um exame clínico para dizer a necessidade ou não.
De qualquer forma, procure um dentista para ver seu quadro!
Anônimo
Olá Dr.! Primeiramente, quero parabenizá-lo pelo seu trabalho! O dentista constatou uma cárie próxima ao canal no meu dente (ele disse que deve estar a uma distäncia de 1 ou 2 mm do canal). Diante disso, disse que ia consultar com um especialista em tratamento de canal sobre a necessidade de realizar o tratamento ou nao. Acho estranho tratar um canal sadio, que nao dói, nao está contaminado. É possível somente fazer o tratamento da cárie? Qual a espessura de dente que deve existir sobre o canal?? Obrigada.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
A necessidade de um tratamento de canal não necessariamente acompanha dor. O limiar de dor varia de pessoa para pessoa. O que dói em mim pode não doer em você, por ex.
Há outros aspectos a serem analisados para se diagnosticar um tratamento endodôntico. Isso sua endodontista pode explicar bem no momento da sua consulta.
Não existe uma distância ideal. O interessante é que fique o mais distante possível do canal.
Boa sorte!
Anônimo
Boa noite!
Já faz um tempo comecei um tratamento de canal, fiz algumas sessões, mas não foi finalizada. O curativo que foi colocado caiu e agora sinto dores no dente e ficou escurecido.Fui a outro dentista ela tirou radiografia e pediu q eu procurasse um especialista, mas ela me informou q na radiografia, tem uma mancha escura na raiz do dente q pode ser carie ou fissura…é arriscado eu perder esse dente? estou preocupada.
Anônimo
Olá Dr.
Uma dúvida..
Acredito que precisarei fazer um retratamento de canal no segundo pré-molar inferior, pois um pedacinho da restauração quebrou e percebo manchas negras no local (cárie/ infiltração..não sei dizer).
Enfim.. o "problema" é que eu estava com intenção de iniciar um tratamento ortodôntico tão logo terminasse de retratar esse canal. Isso é possível? Sei que cada caso é um caso.. mas em média é recomendável um intervalo de quanto tempo, após um retratamento, para se colocar aparelho ortodôntico?
Desde já agradeço e parabéns pela atenção que o sr. dá a todos nesse espaço.
Flavia.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
As manchas geralmente não tem ligação com o tratamento de canal, exceto quando escurece o dente.
Caso haja necessidade de tratamento, e se tiver alguma lesão no fim da raiz, que somente um exame radiográfico confirmará, espera-se um tempo que varia de 6 meses a 2 anos, para que aquela lesão cicatrize. Mas como você mesma falou, cada caso é um caso.
Converse com seu dentista sobre o assunto.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Se realmente existir uma fissura, deve ser avaliada com cuidado e por um especialista, de preferência. E não necessariamente uma fissura causa a perda dentária!
Boa sorte!
Anônimo
Dr. Wilson,
Há 6 meses que estou fazendo um tratamento dentário no 26, ainda dói muito, o dente esta escurecido e mesmo sem mastigar continua latejando… em algum momento do tratamento a sensibilidade diminuiu muito e então a Dra. fechou o dente mas sem abturar, já que há meses estou sem sucesso no tratamento. Ela indicou apicectomia, seria mesmo o ideal? Meu convênio não cobre no consultório dela então fui até outro consultório, só que esta recusa fazer a apicectomia enquanto o tratamento de canal estiver aberto e doendo. Afinal, qual é o motivo deste tratamento? Preciso mesmo que ele esteja fechado? Dói muito… o que eu faço?
Atenciosamente,
Marcielly
Anônimo
Oie Dr. Fiz tratamento de canal nos meus dois dentes da frente , um a 3 anos atraz e o outro terminei a 1 mes e agora os dois tão escurecendo , ficando muito amarelo , tem como reverter esse caso ? Estou tão angustiada e não quero mais nem rir com vergonha dos meus dentes 🙁 o que faço Doutor tem algum novo tratamento que posso fazer pra reverter esse caso ? e qual a melhor pasta que eu posso usar … Obrigado
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Pode ocorrer o escurecimento dos dentes com tratamento de canal. Um simples clareamento resolverá o problema.
Você pode usar qualquer pasta no mercado, desde que contenha flúor em sua composição!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
A apicectomia consiste em remover o ápice dental (final da raiz) através de uma cirurgia que requer experiência. Normalmente é utilizado quando já se fez o tratamento de canal e, por algum motivo, existe algum problema no final da raiz que requer sua remoção.
O conselho que dou é você procurar um profissional que você confie. Por falar em convênio, aconselho não fazer esta cirurgia por ele.
Boa sorte!
Fernanda Ferreira
Boa Noite Doutor
Hj fiz um Canal no meu dente, esse dente estava aberto ja fazia um tempo, porem como não tinha condiçoes de arruma-lo a situação só foi piorando. e Hj fiz um canal nesse dente, fizemos a Obturação onde foi colocado um novo dente no lugar desse que estava aberto e podre. Só que sinto umas fisgadinhas e a sensação é de que o dente vai cair. o resultado ficou ótimo mais tenho medo de algo acontecer; essas fisgadas é normal?? depois de quantos dias q passa esse incômodo??
Anônimo
Dr Wilson, sou dentista também, e estou com um problema meio "insolúvel", rsrsr
em janeiro quebrei meu 13 comendo amendoim japones, que raiva!, não teve jeito, tive de fazer endo nele, estava vivo, minha colega especialista fez numa única sessão.
Ficou sensível alguns dias, normal, colocamos núcleo e jaqueta, mas a sensibilidade aumentou, nunca inchou, mas bastava movimentar o lábio ele doia.
teve de ser reaberto, removendo núcleo e tals.
desde então já tentamos, Calen, HC, Otosporin, mas nada resolve, não há resíduos durante a manipulação, e qdo abre pra trocar curativo e manipula um pouco fica mais dolorido ainda.
o forame parece fechado, está bem na condutometria.
nao ranjo os dentes, e independe dele ficar sensível, logo ao acordar ou durante o dia.
as vezes parece q vai doer forte, mas não dói e nem incha.
precisamos duma luz, rsrs, obrigada
Vera Lúcia.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Algumas vezes ocorre isso, infelizmente, mas na maioria esmagadora dos casos, o incômodo cessa com alguns dias!
Procure falar com seu dentista sobre a resistência do dente, para que você tire as suas dúvidas!
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada colega de profissão,
Vocês já levaram em consideração a possibilidade de uma fratura radicular no dente em questão? Nem sempre é visível radiograficamente.
Aguardo retorno e melhoras!
Anônimo
Ola,Dr. Wilson…
Há uns 3 meses fiz um tratamento de canal no primeiro molar superior.Senti dores desagradáveis depois de fechado .O canal foi reaberto ,e a dentista viu que tinham 4 e não 3 canais.
Bem,agora sinto um gosto do produto que ela usou dentro do meu canal.Pergunto isso é normal?Acaso não está havendo alguma infiltração?Inclusive,na gengiva logo mais ao lado sinto uma dor , ao toca-la ,como se tivesse alguma infecção.Fico imaginando se não está mal feito este tratamento.
O Sr. poderia me orientar a respeito?Desde já agradeço sua atenção.
Josiane.
Anônimo
Dr. Wilson fiz um tratamento de canal hoje, depois do futebol parece que o curativo saiu e começou um sangramento, é normal? ou devo me preocupar?
Anônimo
Dr. Começei a fazer um tratamento de canal, mais sentia muita dor durante as sessões, a dentista aplicava várias anestesias tanto que saia da sessão com o rosto anestesiado, mais meso assim sentia muita dor durante o tratamento. Levei mais de 3 meses para abrir o dente. Fiquei com o dente aberto por um ano, pq tinha muito medo de voltar ao dentista. O incomodo do dente aberto era menor do que a dor no dentista. Agora retomei o trata,mento com outro dentista, estou tomando antibiotico e com o curativo por 10 dias antes da dentista começar a instrumentar. Está doendo muito, e tenho medo de as anestesias voltarem a não funcionar. Isso é possível ? Obrigada, Rafaela.
Ayla Silva
Doutor, eu tenho que fazer tratamento de canal em 2 dentes posteriores , e tenho muito medo , pq todos falam que doi , na hora de dar a Anestesia … eu queria saber se dooi muito para fazer esse tratamento , ? Desde já agradeço !
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O procedimento é realizado sob anestesia! Vá tranquila! =)
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
É importante não passar muito tempo sem ir ao dentista, justamente para não se desenvolver uma infecção!
Isso pode ocorrer sim, contudo, há anestésicos mais fortes para estas situações!
Melhoras.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Seria interessante procurar o dentista o quanto antes para ver o que pode ter ocorrido!
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O gosto do produto é deve ser o mesmo utilizado na limpeza dos canais. Se o gosto ruim sumir, não se preocupe, mas informe ao dentista!
A infecção na maioria dos casos é acompanhada de febre!
Converse com sua dentista sobre o assunto e melhoras!
lidiane Zapelini
Boa tarde, faz 1 ano que fiz tratamento de canal, porém nestes últimos 2 meses estou sentindo uma sensibilidade muito forte no meu dente, com coisas frias, quentes e até mesmo quando bate o vento no dente dói muito, gostaria de saber o que causa isso, o que tenho que fazer, já que fui ao dentista que fez o canal no meu dente e ele fez um raio x e disse que não tem nada, simplesmente me receitou um anti inflamatório, não estou mais aguentando de tanta dor…
Alan - Sorocaba
Bom Dia
Doutor,
Meu nome é Alan, Sou de Sorocaba. Fiz canal a 3 meses com uma dentista, e outra fechou o buraco. Durante 1 mês senti uma sensibilidade baixa, algo que acontecia somente com contato com água. Porém, de 2 semanas para cá, não consigo nem dormir, devido a pontadas constantes que acontecem no local. Parece sensibilidade, pois abaixo e levanta a dor, mas são muito cronicas. O Dente aparentemente está normal, mas a dor está intensa. Devido ao trabalho, tenho dificildades de ir ao dentista. Gostaria de saber se isso é comum e se tem algum medicamente que posso tentar usar para aliviar essa dor, ou se devo mesmo voltar ao dentista?
Agradeço a compreensão e ajuda
Alan Sobrinho
Anônimo
i sou Ana estou fazendo um canal, e estou nao segundo tratamento a sinto os dores de Lever quando acordo depois passa e doer quando e vou mastigar..
tudo começou com uma restauração que eu fiz mas uma dente continuou a doer, ai fiquei 7 meses botado so curativo e o curativo cair o dentista falava que estava cheio e nao podia me atende fui para outro e essa falou que meu casou era canal.
Anônimo
Olá Dr. Wilson, meus dentes estavam normais (sem dor) até que a obturação do terceiro molar (acho que é terceiro molar (do lado do ultimo canino)) inferior direito, que já estava bem profunda, caiu um pedaço – deixando um buraco no dente (mesmo depois de cair a obturação não doia), além disso, no dente do lado (acho q é o ultimo canino)(que já estava obturado com amalgama (a obturação resumia-se em dois pontinhos de amalgama, um de cada lado do dnte)) tinha um pequeno buraco com um ponto amarelo, do qual, se se colocasse um palito de dente doia. ok, fui ao dentista (uma que eu já tinha consultado), ela tirou a restauração que estava quebrada, e colocou outra por cima no molar, e no mesmo dia – tirou as restaurações de amalgama do dente do lado – canino (que tinha o pontinho amarelo) – só que quando ela estava mexendo nesse dente começou a doer muito, tudo bem ela fechou os dois dentes e o resultado desta fase foi, 1º – No canino que não parecia tão profundo (só tinha 2 pontinhos de amalgama e 1 amarelo começando) doeu muito o dente na hora do tratamento e depois não se podia triscar no lado esquerdo do dente, imagine morder, eu fiz o teste com o palito de dente, era bem na parte de trás do dente. além disso eu ainda conseguia ver o pontinho amarelo que me levara ao dentista, só que agora por baixo da obturação (motivo que me fez desistir do tratamento da mesma; e o outro dente – o molar – não estava doendo na superficie (testei c/ o palito de dente) mas, quando colocava o fio dental entre o 3 molar e o 2 molar (o 2 molar ainda n tinha nda haver c a história) era insuportável a dor, não dava para colocar o fio dental… enfim mudei de dentista, e ele refez a obturação do ultimo canino do pontinho amarelo, e a dor melhorou, não era tão gritante quanto antes mas a dor não sumiu, de modo que quando vou morder, ainda doi o dente, e hoje fui ao dentista refazer a restauração do molar (o que tinha caido no começo e q doia quando se colocava o fio dental) só que o dentista que eu estava tratando, por ordens do convênio não pode mais atender restaurações e eu fui para outra, e ela falou que esse dente era caso de canal e já matou a nervo do dente – justificou esse ato dizendo que antes de terminar de tirar a restauração o nervo já estava exposto); o fato é que nem deu tempo de eu pensar, e fiquei com vergonha de pedir para parar o tratamento no meio! – e amanha fui indicado a começar a fazer o canal em um especialista! aí vem minhas dúvidas!
1 – só o fato de um pedaço do nervo estar exposto já é motivo para canal, visto que o dente estava intacto até cair a obturação, e segundo a primeira dentista não caiu por causa de cárie, então se ele estava normal, prq agora precisa fazer canal?
2 – o dente que agora vai ser tratado c/ canal não estava doendo por cima, só doia quando colocava o fio dental, e só começou a doer depois que a primeira dentista fez a restauração – será que a restauração não estava apenas mal feita? como uma dentista diz que não precisa de canal e restaura o dente e outra abre e já vai matando a o nervo?
3 – o que será que está causando a dor do canino, que depois de aberto não parou mais de doer! não quero nem pensar em canal neste outro dente!
4 – é possível reverter o processo que ela diz ter FEITO – matando o nervo (aquele procedimento que parece que rosqueia pequeno cilindro dentro do dente ou do nervo (acho que é isso))?
5 – A doutora falou que o 2 molar do lado do 3 (entre eles que doia o fio dental) está cariado, estou com medo de fazer a restauração com a doutora e ela falar que precisa fazer canal.
6 – Será que a dor do canino é influencia do 3 molar? mas acho que não pois ele começou a doer depois que foi mexido e ele doia especificamente onde eu apertava e a dor diminuiu uns 60% depois de restaurado novamente!
Desculpe-me pela extenção da pergunta. é que estou aflito! Obrigado
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Vamos nos guiar pelas suas perguntas ok?
1 – só o fato de um pedaço do nervo estar exposto já é motivo para canal, visto que o dente estava intacto até cair a obturação, e segundo a primeira dentista não caiu por causa de cárie, então se ele estava normal, prq agora precisa fazer canal?
R – Não necessariamente. Outros aspectos são levados em consideração, como por exemplo a sintomatologia do dente (dor). Quanto a segunda resposta, é necessário avaliar todo o percurso do caso.
2 – o dente que agora vai ser tratado c/ canal não estava doendo por cima, só doia quando colocava o fio dental, e só começou a doer depois que a primeira dentista fez a restauração – será que a restauração não estava apenas mal feita? como uma dentista diz que não precisa de canal e restaura o dente e outra abre e já vai matando a o nervo?
R – A dor em algumas regiões não determina se será canal ou não. Como te disse, é necessário realizar o acompanhamento do caso.
3 – o que será que está causando a dor do canino, que depois de aberto não parou mais de doer! não quero nem pensar em canal neste outro dente
R – É uma possibilidade de ser canal, mas pode ser algo mais simples também. Dependendo do dente, pode ocorrer irradiação da dor para outros dentes, caso sejam vizinhos.
4 – é possível reverter o processo que ela diz ter FEITO – matando o nervo (aquele procedimento que parece que rosqueia pequeno cilindro dentro do dente ou do nervo (acho que é isso))?
R – Não.Ela já está trabalhando no seu dente. O cilindro é uma lima (foto no post). Para o seu bem , termine o canal.
5 – A doutora falou que o 2 molar do lado do 3 (entre eles que doia o fio dental) está cariado, estou com medo de fazer a restauração com a doutora e ela falar que precisa fazer canal.
R – Aí entra a questão da confiança. Se confia nela e ela está resolvendo seus problemas, continue!
6 – Será que a dor do canino é influencia do 3 molar? mas acho que não pois ele começou a doer depois que foi mexido e ele doia especificamente onde eu apertava e a dor diminuiu uns 60% depois de restaurado novamente!
R- Já respondido acima. Contudo, converse com sua dentista sobre a dor na mastigação.
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Não é comum e pelos sintomas, já pode-se pensar em canal. É uma possibilidade que será confirmada pelo dentista. O remédio pode ajudar, mas a dor volta. O tratamento local resolve o problema rapidamente.
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
É possível que seja o dente do canal, mas geralmente casos assim são mais encontrados nos dentes vizinhos. Há algo de errado neles segundo o dentista?
Boa sorte!
sandra vanilde
Caro Dr. Wilson,
Antes de mais nada PARABÈNS pelo seu blog, me deu esperança de poder trabalhar e passar o natal sem dor….
Usei aparelho ortodontico por 5 anos, e durante este tempo "sempre" perguntei a minha dentista se estava td bem, pois o meu penultimo dente superior direito "agarrava" no fio dental e saia um odor desagradável, ate o dia em que quebrou um pequeno pedaco e finalmente saiu uma massa horrivel, com o odor q eu já havia relatado diversas vezes e o segundo dente inferior direito tbem quebrou um pedaço, que segundo ela era devido ao bruxismo, não fechou nenhuma das cavidades e nem deu importancia, disse que era apenas um quebradinho. Agora, cerca de 2 semana comecei sentir uma fisgada e resolvi procurar meu antigo dentista, pois deixei de me consultar com ele , pois passava mensalmente com a ortodentista e acreditava q a mesma foose me dar suporte, enfim ele começou a mexer no meu dente e foi logo explicando q a infiltração estava muito profunda ( o segundo superior) tirou o máximo q podia e fez curativo, no outro dia mexeu no dente inferior, surpresa,,,tbem profundo, novamente fez um curativo. No dia seguinte fui retirar o bendito aparelho, e relatei td a história e a mesma se fez de desentendida, provei o aparelho móvel e sai…..horas depois os 2 dentes começam a doer, procuro meu atual dentista q fez teste com pancadinhas e jato frio, q causaram pouquissima mal estar, quase nenhum, aproveitou e abriu mais um dente, desta vez do lado esquerdo segundo e terceiro inferiores, advinha???? tbem profundamente cariados. Enfim,este último em nada me encomodou, mas os outros dois , tem me dado dor de ouvido e na tempora direita, que passa depois de cerca de 10 min.depois que tomo paracetamol. Só estou conseguindo usar o aparelho móvel para dormir, pois tenho muita ansia de vomito, a acordo com dores tanto nos dentes (creio eu) , esta dificil de identificar, mas só pela manhã, no meio da tarde e no final da noite. Perguntas : será devido ao uso do aparelho móvel ? se fosse canal , a dor passaria com paracetamol? tenho sinuzite crônica , até onde isto implicaria ? Segundo meu atual dentista, se fosse canal doeria com as pancadas e com o frio, e tbem disse q não seria necessário rx , pois o mesmo só acusaria a profundidade da restauração., esta correto?? Por favor , me ajude , pois sou vendedora e estou perdendo muito tempo c dores de sei lá o que…. Muito obrigada e que Deus ilumine e mantenha esta grande capacidade profissional e humana que tens meu caro Dr. <3
Tatiana
Caro Dr. Wilson… Pela segunda vez em um ano estou procurando seu blog. Você merece um prêmio por esse serviço…
Isso sim é utilidade pública…
Bem que seu consultório poderia ser em Belo Horizonte… estaria menos preocupada.
Brincadeiras a parte, agora meu problema e outro. Não trata-se do elemento 36 inferior direito. Agora o problema esta no primeiro molar superior esquerdo. Nesse dente tenho uma obturação intocada feita na infância (há aproximadamente 18 anos), acontece que percebi que uma das paredes do meu próprio dente quebrou-se deixando uma espécie de buraco com a amalgama a vista. Dada a profundidade da obturação e a quebra da parede que a sustentava em parte, gostaria de saber se é indicado o tratamento de canal.
Novamente, meus sinceros votos de agradecimento.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Tem que se avaliar todo o quadro clínica (sintomatologia, profundidade da cavidade, proximidade com o nervo pulpar, etc).
Converse com seu dentista sobre o assunto.
Boa sorte e agradeço os elogios!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Vamos responder pelas suas perguntas ok?
Será devido ao uso do aparelho móvel ?
R – Provavelmente não, ainda mais quando se tem dentes com cavidades profundas;
Se fosse canal , a dor passaria com paracetamol?
Com grande chance, não. Dependendo do caso, medicações fortes aliviam por um tempo, mas depois volta a dor, mas só se o tratamento for sistêmico (só medicações). Se associar com o tratamento local (abrir o dente e botar uma medicação no interior do canal), na maioria esmagadora dos casos, não há dor.
Tenho sinusite crônica , até onde isto implicaria ?
R- Só se os ápices das raízes dentárias (final da raiz) estivesse em contato com o seio maxilar, mas mesmo assim, o seu caso parece estar relacionado com os dentes mencionados;
Segundo meu atual dentista, se fosse canal doeria com as pancadas e com o frio, e tbem disse q não seria necessário rx , pois o mesmo só acusaria a profundidade da restauração., esta correto??
R – Os testes térmicos são auxiliares no diagnóstico, para ver a persistência da dor. Por exemplo, no teste frio, há uma dor grande, que em um dente com a polpa sadia, cessa em segundos. Se a dor persistir, pode haver um comprometimento pulpar.
As pancadas (teste de percussão) avaliam o estado do periodonto. Se realmente sentisse alguma dor, poderia haver comprometimento do ligamento periodontal por causa de alguma inflamação no tecido pulpar.
O Rx é um exame complementar do diagnóstico, e deve ser associado ao exame clínico do dente.
Boa sorte no seu caso.
Anônimo
Dr. por gentileza meu irmão é pré-diabético e fez um tratamento de canal há um tempo e continua com dor no dente e o dentista não quer extrair com medo de não cicatrizar. Ele já foi em três dentistas e todos deram a mesma resposta, o que ele pode fazer?
Muito Obrigada
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
O diabético compensado (que toma as medicações e os devidos cuidados) é um paciente comum.
Há casos que se pode receitar antibióticos antes da cirurgia, justamente para evitar infecções. Se não está achando profissionais, procure uma faculdade ou um CEO( centro de especialidade odontológica).
Boa sorte no seu caso!
Anônimo
olá Doutor obrigada pela atenção com todos, se puder me ajudar fiz um tratamento de canal há mais ou menos 2 anos só que não realizei a confecção da coroa, somente restauração simples bem profunda, foi devido a problemas financeiros que não realizei, este dente fraturou, fui a um novo profissional que informou que o canal estava perfeito porém agora com a necessidade de um implante dentário tamanho o tipo da fratura, fraturoudo lado com a restauração a mostra…doía demais, havia sensibilidade demais, de uma hora para outra cessou a dor, porém se não podia fazer a coroa por motivos fincanceiros uma implante ficou ainda menos acessível, este dente depois de meses volta a dorer comfisgadas até o pescoço/peito esporadicamente, se o canal está perfeito porque a dor?sei que o dente está vulnerável devido a fratura, mas porque houve ocorrencia de dor, aí uns bons meses sem nenhuma dor e agora novamente? eu cuido muito bem da escovação, fio dentral enxaguantes bucal (sem álcool)…obrigada se puder me ajudar desde já agradeço.
claudia
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O incômodo pode ser decorrente de outras áreas situadas ao redor do dente em questão, inclusive com o envolvimento dos dentes vizinhos ou dos tecidos gengivais. O que o dentista mencionou sobre isso?
Melhoras!
Anônimo
Dr Wilson, boa tarde!
Fiz tratamento de canal num molar dia 21/01/2013, a obturação foi realizada em 23/01/2013. Deste dia (21/01) até hoje dói muito quando tento abrir a boca, dói para comer, esovar os dentes, dói muito no locsl onde foi aplida anestesia. Do dia 25/01 até hoje começou doer também o dente tratado, já tomei Biprofenid (uma caixa), Maxsulid (uma caixa) e estou tomando voltaren injetável (tomei 5 injeções já) duas por dia. Quando passa o efeito da injeção sinto muita dor, quase insusportável e tento controlar com paracetamol e outros até a nova injeção de voltaren. Meu dentista ontem retirou a obturação e limpou todos os tres canais novameente, colocou material curativo nos tres e mandou continuar com as injeções e devo voltar lá amanhã a tarde para reavaliação…ocorre que a dor não para, parece estar cada vez pior e estou preocupado. Algum conselho? Tenho contade de ir ao pronto-socorro, sei lá a dor é muito grande, mas o dentista me parece um bom profissional e atencioso, me foi muito bem indicado.
Obrigado
Cláudio
pamela Camilo
Tive uma única cárie, no dente do fund, decorrente do siso que atrapalhava para a escovação correta, a carie apareceu no lado do dente chegando perto do nervo, amanhã começarei o tratamento, porém o dente que sinto mais dor e pressão é tres dentes a frente desse? será q ele está careado também ou é irradiação do outro dente?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Pode ser as duas coisas na verdade! É comum o incômodo se irradiar para dentes vizinhos!
Na dúvida, fale com seu dentista sobre o assunto!
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
No seu caso, o tratamento local é o mais efetivo, ou seja, iniciar o tratamento de canal. Existem materiais anti inflamatórios que são colocados diretamente no canal.
Já que tens confiança no dentista, converse com ele sobre o assunto.
Melhoras!
lilian
bom dia Dr wilson
tem 3 dia que fiz um tratamento de canal em uma unica sessão pois eu tenho um pequena regugitaçao mitral e ele preferiu fazer em uma unica sessão so que tenho sentido umas pequenas fisgada e um desconforto no dente ,isso é normal? ou e melhor volta ao dentista obs: só vou fecha o canal semana q vem.
Anônimo
Olá, Dr.
Eu fiz uma restauração entre outubro e novembro no 46, desde então eu sinto uma pressão no interior do dente . Não chega ser dor, mas uma pressão incômoda que vai e vem do nada [não sinto nada quando como ou mastigo, é do nada mesmo]. Será ficou cárie por baixo? Eu moro fora e só posso visitar a minha dentista em abril. Até lá, se ficou cárie, tem chance dela chegar até a polpa e ser necessário fazer um tratamento endodôntico? Posso esperar ou deveria procurar um dentista por aqui?
Desde já, agradeço. 😉
Carla dessordi
DR estou com problema de desgaste nos de trás sinto q os meus dentes estão entortando e sinto desconforto no maxilar oque poderia ser feito para amenizar esse problema ?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Para cada problema, existe uma solução, mas antes é necessário identificar a causa! O tipo de desgaste pode estar relacionado com o bruxismo (ranger os dentes) por exemplos e os dentes "tortos" podem sugerir tratamento ortodôntico, mas é necessária uma avaliação para dar o correto diagnóstico.
Converse com seu dentista sobre o assunto!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Dependendo do comprometimento pulpar, não necessariamente há cárie dentro do dente provocando incômodo, mas sim um nervo doente que precisa ser tratado. Lógico que isso são possibilidades e não certezas.
Aconselho procurar um dentista no seu local atual de residência para melhor avaliação da situação e correto diagnóstico. Não espere piorar mais.
Melhoras!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O canal foi finalizado ou quando fala em "fechar o dente" refere-se à colocação de restauração definitiva?
Caso tenha feito em única sessão, pode ocorrer algum incômodo, porém dura poucos dias. Quando é necessário, receita-se uma medicação para alívio.
Melhoras!
Anônimo
Dr. Wilson
Aos doze anos levei uma queda, e quebrei dois pedacinhos, dos dois dentes da frente superiores, fiz a restauração e depois de mais ou menos duas semanas, um dos dentes escureceu, mas não totalmente, ainda ficou uma parte branca hj estou com 20 anos, e queria fazer o clareamento dental, queria fazer duas perguntas. Posso fazer o clareamento? e se puder. Qual o método indicado?
Anônimo
Caro Dr. Wilson,
Fui ao dentista ontem e apareceu uma mancha (no raio X) num molar inferior. O dentista disse que é uma cárie importante, mas disse que tem 95% de chance que NÃO seja caso de canal.
Dr., eu tenho uma boa higiene bucal, nunca fiz canal e vou ao dentista 2X por ano.
Estou preocupada porque a próxima consulta é somente no dia 7 de maio.
O que o sr. acha?
Muito grata,
Agathe
não sei ainda
Dr, gostaria de saber quanto tempo dura um tratamento de canal, pois estou fazendo um tratamento e já esta com 5 meses e ainda nada isso é normal ?
Anônimo
Boa tarde Dr!
Queria saber se fazendo canal, o dente continua com cor escura, meu dente da frente está ficando escuro, mas não sinto dor, to doidinha com issoo, meu sorriso sempre foi bonito e cuido direitinho. Pode acontecer do dente mudar de cor se nunca doeu? E fazendo canal ele volta a cor normal ou ainda fica escuro?
Pedro Ferreira
Bom dia, Dr. Wilson.
Segundo uma dentista eu tenho amelogênese hereditária. Minha mãe perdeu os dentes muito cedo, pois quebravam a toa. Eu devo ter o mesmo problema. Do nada fura um dente e tenho que obturar. Eles também têm manchas amareladas no meio, principalmente os mais internos.
Minha última obturação no primeiro molar superior esquerdo caiu devido a essa fragilidade do dente. Porém eu não procurei de imediato o dentista. Passado uns meses comecei a sentir dores quase todas as noites, resolvendo com um enxaguante bucal.
Porém hoje estou com a mesma dor e o enxaguante não resolve mais. Tive que ficar quase uma hora com água gelada na boca.
Já estava pensando em fazer o canal que a dentista sugeriu, mas estava sem dinheiro.
Será que o canal resolve o problema desse dente ou preciso procurar um especialista patologista?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Neste caso, se já houve indicação de realizar o canal, não há outra saída!
Tente realizar o canal o quanto antes!
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Geralmente, quando ocorre um trauma, por exemplo, o dente fica escurecido, podendo estar morto ou não.
O tratamento de canal seria apenas para tratar o interior da raiz dentária. Para o escurecimento do dente, se realiza um clareamento interno ou uma faceta.
Dê uma lida no post de clareamento dental!
Boa sorte@
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Geralmente se termina em poucas semanas. O dentista especificou algum motivo para o prolongamento?
Aguardo retorno!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O interessante é tratar o cárie de imediato, porém se não é algo importante, pode-se esperar um pouco!
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Geralmente, em casos de escurecimento de um dente, o clareamento interno é recomendado, todavia, é necessário realizar o canal antes!
Caso o dente esteja vivo, pode-se fazer uso de uma faceta!
Boa sorte!
Anônimo
Dr. Wilson vou fazer um canal hoje e estou com muito medo que doa, o dentista falou que o nervo ja esta morto e que o tratamento é canal ou a extração do dente(25) queria saber se a outro tratamento e tambem se eu fizer mesmo o canal depois eu vou poder usar aparelho ortodôntico ?
Obg!!
Ana
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada
Poderá usar sim sem problemas! O tratamento de canal é justamente para resolver o problema!
Boa sorte!
Livya Nacarate
Olá, tive uma inflamação na raiz do incisivo lateral, no raio x dava pra ver a inflamação encostando na ponta da raiz do dente, doeu todo meu lado esquerdo da boca, inchou meu rosto e deu uma bola de pus no céu da boca. Tomei antibiótico e passou. Agora 3 meses depois a dor no mesmo dente voltou, parece um coração pulsando dentro do dente, o dentista diz não ter cárie e nem inflamação na raiz dessa vez. Devo fazer canal mesmo assim? Tirei meu aparelho ortodondico há 4 meses, pode ter relação? Tô tomando antibiótico de novo, (Azitromicina) já estou no 3º dia e o dente ainda dói e agora está mole. O q faço?
Anônimo
Quanto custa a consulta inicial? Ana Cláudia ([email protected])
Evelyn
Olá Dr. Wilson,
Comecei um tratamento de canal a uma semana e meu dente está com curativo. Senti dor só nos primeiros dias, porém sinto pressão no dente e incomodo no maxilar. Isso é normal??
Minha próxima consulta é só mês que vem, pois minha dentista viajou. Vale a pena eu ir no 24 hrs e pedir pra trocar o curativo??
Obrigada
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Se o incômodo aumentar, sim!
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
No início do blog, há o fone de contato! Você pode ligar para lá e obter informações!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Seguindo as informações que você me passou (que acredito eu, tenham sido dadas pelo dentista), pode ser alguma infecção no interior do dente sim.
Se realmente for constatado isso, o tratamento de canal resolverá o problema definitivamente. O antibiótico foi receitado pelo dentista ou está tomando por conta própria?
Aguardo retorno.
Anônimo
olá Doutor, a uma semana atrás comecei a sentir muita dor no meu dente, fui ao dentista , ele avaliou e disse que estava cariado, então ele disse que ia ter que remover a cárie, só que ele tentando retirar descobriu que a cárie estava muito profunda, ele limpou, colocou um curativo e me mandou fazer um raio x , Descobrir que teria q fazer canal, o médico me aplicou duas anestesias, fiquei com a boca, nariz e até um pouco dos olhos dormentes, mais quando ele estava mexendo no meu dente, doeu muitooo. e foi muito rápido, acho q uns 20 minutos, daí ele apenas fechou com um curativo e disse que esse dente o canal ja estava concluido! aí falou para mim voltar para fazer canal no outro dente ! não entendi o fato de ele ter concluído o canal de um dente e ter fechado somente provisório, e quanto ao tempo doutor, é normal ser assim tão rápido , somente 20 minutos ?
Att. Bertilla
Jeffveras
Faço a primeira seção de canal terça agora estou morrendo de medo.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Todo o procedimento é sob anestesia.
Vá tranquilo!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Hoje em dia, há técnicas avançadas que permitem a conclusão de canal com mais agilidade que o método antigo e, associado À morfologia e quantidade de canais, alguns dentes apresentam menos dificuldades que outros.
Geralmente coloca-se o curativo e após alguns dias, fecha-se o dente com material restaurador!
Boa sorte!
Valerio Santos
Dr Wilson meu dentista fez vários raio x em um tratamento de canal em torno de uns 10 sera que eu vou ficar doente com isso??
Anônimo
Boa tarde Dr. Wilson
Faz 3 meses que meu primeiro molar inferior esquerdo quebrou no canto interno do dente. Depois disso as coisas ficaram complicadas. Meu dentista arrumou o canto com amalgama, mas depois de 2 dias a mesma caiu. Restaurou novamente com resina, fiquei com um pouco de sensibilidade no local mas ele disse que passaria em 3 dias… depois de 1 semana a sensibilidade ainda continuava principalmente ao escovar os dentes sentia choques muito fortes… notei também que a amígdala esquerda tinha cáseos… sentia dores no ouvido, no pescoço próximo ao maxilar, no olhos e também irritação no canto esquerdo da faringe.. tudo no mesmo lado do dente… fui no otorrino… o mesmo examinou, tirou o cáseo e disse que estava normal, que eu poderia estar com começo de sinusite. Receitou antibiotico e antiinflamatorio… tomei certo por 10 dias e nada de passar os sintomas… voltei no otorrino que examinou novamente e nao constatou nada… por duvida fui em outro otorrino, que fez laringoscopia e examinou visualmente tb e disse nao ter nada, só receitou Pantoprazol e domperidona para Refluxo. Como os sintomas nao passavam, sem saber o que fazer voltei no dentista… ele pediu uma Radiografia do dente e constatou que eu teria que tratar o canal, pois a raiz ou polpa nao sei direito estava muito na superficie… ao examinar meu dente ele tocou este lugar com a pinça "Meu Deus" quase cai da cadeira de tanta dor. Agora estou fazendo orçamento para tratar o canal. O doutor acha que esses sintomas que estou sentido pode ser provocados pelo dente?
Att. Rafael
Ernane
eu fiz esse tratamento de canal e o meu doeu quando a medica colocava essa limas no meu dente. Eo tratamento doi mesmo ou e ela que não colocou muita anestesia??
Anônimo
Bom dia Dr! Fiz um tratamento de canal ano passado, mas precisei refazer um mês depois pq o dente doía ao toque, porém o dente continua doendo ao toque, com sensação de inchado. Não doi sozinho, nem com calor ou frio, mas sim qdo empurro com a língua ou doi entre a coroa e a gengiva, qdo toco no dente parece que ainda está vivo. Já voltei nodentista várias vezes mas segundo ele o canal está bem tratado e não tem abscesso. Procurei outro dentista que tb fez rx e disse que está tudo certo com o canal. Desde ontem sinto dor abaixo do maxilar na região da garganta só no lado do dente, o que pode estar acontecendo? Minha preocupação é que há três anos atrás precisei extrair o último molar superior após um tto de canal pois foi descoberto que houve perfuração do canal, mas só descobri depois de uma tomografia do dente. O que vc aconselharia a sua paciente fazer? Por favor me dá uma orientação pois já procurei outros profissionais e não obtenho orientação adequada para o meu caso! MT obrigada e parabéns pelo trabalho e dedicação. Julia
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O tratamento de canal tem a ideia justamente de "limpar" o interior do dente, findando na ausência da dor.
Deve-se avaliar o dente em questão e os dentes vizinhos para ver se a causa não está em outro dente.
Alguns deles mencionou qualquer problema no canal?
No aguardo.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Pode ficar tranquilo. Para se ter uma ideia , uma tomada de radiografias periaciais (a que você bateu) tem 14 radiografias.
Boa sorte no tratamento.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Ocasionalmente pode ocorrer incômodo, que pode ser facilmente resolvido com anestesia.
Boa sorte.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Tais sintomas geralmente não estão associados aos dentes, ainda mais quando eles estão vivos.
Realize o canal e consulte seu médico para identificar a causa.
Boa sorte.
Caroline
Estou tratando os canais do penultimo dente de baixo (aquele que tem 4 canais) ha mais de 1 mês e no começo foi tudo ótimo, meu dente não doia nem nada. Só que agora nas duas ultimas seções, meu dente depois da anestesia dói muito, é uma dor muito forte a ponto de eu não poder nem tocar no meu dente com a própria língua. A primeira vez que doeu procurei a dentista pra avisar e ela de imediato me atendeu e pediu um RX pra ver se não tinha nenhuma infecção escondida e nessa mesma ocasião ela retirou a massinha que havia colocado em cima do curativo, fez um novo curativo só com algodão e a dor passou! Na próxima consulta depois desse ocorrido ela viu meu Raio X e disse que estava bom e fez mais uma vez os procedimentos de tratar o canal e mais uma vez meu dente está doendo muito. É uma dor forte, latejante e não posso nem pensar em tocar a língua e muito menos um dente no outro. Fiquei preocupada pois nenhum remédio passa essa dor, tenho consulta marcada novamente dia 15 e não sei se vou aguentar até lá. Eu mexi no meu dente de um lado pro outro e tenho a nítida sensação que ele está frouxo….tb quando abaixo a cabeça ou se faço força ele lateja ainda mais ……….será que isso é normal????O que será que pode ser??? Pq minha dentista (muito atenciosa e tudo) disse que não o pq de estar doendo assim…..
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Vale a pena sim!
Melhoras!
Serway
Boa noite Doutor.
Apareceume um abcesso sem k tivesse tido alguma dor de dentes. Fui ao dentista e ela através da radiografia disseme que a infecção era um pouco grande e disseme que o nervo do dente estava morto. Queria saber se é possivel atraves de uma radiografia o dentista saber se um nervo de um dente estar morto. Ela disseme que ia fazer tratamento de canal e como sabe que eu tenho medo disseme logo para estar descansado pk não ia doer pk o nervo esta morto. É que eu uma vez levei uma anestesia directamente no nervo e a partir dai fiquei com fobia de ir ao dentista, daí ela me ter alertado para estar descansado k nao me ia doer nada. Eu confio muito na minha dentista mas nao lhe fiz esta pergunta e estou com ela na cabeça.Obrigado.
Anônimo
Doutor , boa noite!
É normal um tratamento de canal durar quase um ano? Sonia
daniel salu salu
boa noite Dr. wilson fui para na emergencia ondontologica e a dentista de plantão precisou abrir o meu dente e fez um canal.
porem o dente continua latejando sera pq e recente? e colocou o curativo.
Anônimo
Boa Noite, Dr Wilson
Ontem fiz tratamento do canal no dente 17 em uma única sessão, hoje sinto a gengiva um pouco inchada dando a impressão que está inflamada, porém não sinto dor , apenas um incomodo , meu dentista informou que isso poderia ocorrer, e me passou um anti inflamatório, a minha pergunta é: é normal essa "inflamação na gengiva"?
Outra questão é que estou com curativo e a minha dentista que irá restaurar este dente , esta viajando, portanto só retornarei no dia 19, isto oferece algum risco para o dente já que ficará com o curativo por 18 dias?
Desde já agradeço sua atenção.
Grata,
Daniele
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Infelizmente isso pode ocorrer. O que eu recomendo é não ter um intervalo grande entre as consultas e solicitar ao dentista um medicamento mais forte.
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O interessante é investigar o que pode estar causando o inchaço.
Geralmente o material provisório dura entre 15 dias e 1 mês.
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Pode ocorrer este incômodo sim, mas geralmente ocorre o alívio com a medicação.
Boa sorte.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Não é normal.
Aconselho procurar o dentista.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
O exame radiográfico é complementar, todavia a imagem pode sugerir se a polpa dentária está viva ou morta.
Pode ir realizar seu tratamento tranquilo!
elissandra santos
ola dr Wilson, eu estou fazando canal em um dente atras. estou na 5 seção gostaria de saber se é normal ficar por 6 horas fazendo o canal no consultorio, porque cada sessão dura seis horas e a minha boca esta inchada fico desgastada.
adriana
Dr Wilson por favor me ajude.
Há um tempo atrás senti meu dente grande na boca, procurei a dentista, ela fez uma obturação e melhorou, meses depois coloquei um aparelho nos dentes pra corrigir a forma de morder, tirei dois anos depois e a sensação de dente grande voltou, procurei novamente a dentista e ela aconselhou a tratar o canal só que a sensação continua como uma pressão dentro do dente é horrível, eu tenho retenção de gengiva tbm , nossa o que ´pode ser isso .??
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Já foi realizado o tratamento de canal?
No aguardo.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Geralmente não.
Converse com seu dentista e procure saber o motivo da sessão alongada.
Boa sorte!
Anônimo
Dr Wilson! Refiz uma restauração no último dente arcada inferior há 15 dias, pois um mês antes outro dentista havia feito e deixou o dente dolorido, então o meu dentista de confiança disse que seria falta de forramento. Depois de refeito senti dores terríveis ao morder, então ele desgastou a restauração e depois de uma semana percebems que se tratava de contato prematuro (o dente era pontudo), então foi completamente nivelado. Meu dentista diagnosticou de pericementite e me prescreveu biprofenid por 4 dias. Bom, já faz 2 semanas desde a restauração, e 8 dias desde que o dente foi nivelado. Ainda sinto um pouco de dor ao morder. Saberia me dizer quanto tempo uma pericementite em dente pulpado pode levar para ser curado?
Anny Almeida
Olá Dr. Wilson,
vou começar um tratamento de canal a dentista falou que depois vai ter que colocar a coroa. Como seria esse procedimento ?
Obrigada.
Anônimo
Oii meu nome é Carla , e a um tempo sentir que meu dente tava ficando mole , então a dor passou um tempo depois , agora fui colocar aparelho e o dentista disse só pegando no meu dente que não ia precisar de canal !Tem como saber se o dente precisa de canal só olhando e pegando no dente ?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Como você foi colocar o aparelho,acredito que o dentista tenha verificado também pela radiografia.
Converse com seu dentista sobre o assunto.
Dr. Wilson Correia Júnior
A coroa consiste na recuperação da coroa dentária (que não existe ou existe em pouca quantidade). Dê uma lida no post sobre prótese fixa!
Boa sorte.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
A pericementite no seu caso foi ocasionada pela restauração "alta", isto é, reflete o impacto no ápice radicular (final da raiz).
O interessante é deixar o dente em repouso até que o quadro melhore, mas como é muito difícil impedir que a mastigação ocorra neste dente, o quadro geralmente demora um pouco para melhorar.
Aguarde mais um pouco.
Melhoras!
Anônimo
olá sr dr. WILLSON tenho uma infeção dentaria na gengiva, o dente já foi tratado e disvitalizado e a infeção desapareçeu mas rebentou acima passado uns meses, avriaram meu dento de novo algumas vezes e já passaram 2 anos einfeçao contunua ca, uma bolhinha, o dentista diz que que se não desaparece com antibiótico, so é possivel eliminar a causa retirando o dente, tem outra solução.pode-me esplicar se tem outra maneira, a gengiva ta sempre sensivel na zona afetada.o meu obrigado ferreira.,portugalllllll
Anônimo
Olá Dr.!
Há dois dias fiz meu primeiro tratamento de canal e estou sentindo uma dor terrível, no mesmo dia da finalização do procedimento viajei e só estou suportando por conta dos analgésico.
A dentista disse que tenho 4 canais, não sei se isso é normal.
Não informei ela sobre como estou, pois "acho" que foi um tratamento mal feito e no retorno procurarei outro profissional; ou posso estar enganada e essa dor pode ser comum passados dois dias?
Desde já agradeço sua atençã.
P.S.: Sou mulher e tenho 30 anos.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Pode ocorrer sim de um dente apresentar 4 canais, embora não seja comum.
Seria bom voltar ao dentista que iniciou o procedimento e discutir o assunto com ele, já que ele realizou todo o processo.
Todavia, mesmo com a conversa mencionada acima, caso não haja mais confiança no profissional (o que é fundamental), é importante procurar alguém em que confie.
Melhoras!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
É necessário avaliação para saber se a "bolhinha" afetou o dente de tal forma que inviabilizou sua permanência na cavidade oral.
O dentista mencionou o que estaria causando a bolhinha?
No aguardo.
Anônimo
Bom dia,
sei que esse post é antigo,mas encontrei-o ao procurar por respostas ao meu caso e vide suas respostas atenciosas, resolvi contatá-lo. Após fortes dores no dente 46, descobri a necessidade de um tratamento de canal. A radiografia indicou um estágio avançado, sendo que a inflamação/infecção (não sei qual o termo adequado) chegou abaixo da raiz do dente. Comecei o tratamento há 3 dias e uma grande íngua se desenvolveu abaixo do meu maxilar. Gostaria de saber se essa íngua é normal, e se há a necessidade de algum procedimento diferente no tratamento do canal tendo em vista o estágio avançado da infecção.
Grata desde já por sua atenção!
Mariana
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Isso pode ocorrer durante o tratamento.
Converse com seu dentista para ver se haverá necessidade do uso de medicações!
Melhoras!
Anônimo
Dr Wilson! Fiz um procedimento de emergencia onde o Dentista abre o dente manipula o interior com uma lima e depois fecha com um algodao e um medicamento nesse algodao tampando com uma massinha porem isso ja tem tres meses. O senhor me aconselharia???
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Algumas medicações são utilizadas por algum tempo, para que haja eliminação dos microorganismos.
Converse com seu dentista sobre o assunto!
diego
tenho 3 dentes quebrados os de tras e queria muito saber o que devo fazer para ele voltar a sua boa forma de antes
maria
ador fazer canal dos meus dentes ja fiz 3 e quero fazer em todos para nunca mais ter dor……………..
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Você pode ficar sem dor tendo uma higiene bucal satisfatória e visitando o dentista regularmente!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Só uma avaliação pode determinar se isto é possível, mas na maioria dos casos consegue-se uma boa recuperação!
Boa sorte!
Anônimo
Oi doutor fiz um canal a cinco dias e esta mto inchado isso é normal???ahhh e doiii mtoooo!!!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Pode ocorrer sim! Aconselho procurar seu dentista o quanto antes!
Melhoras!
Flavia
Boa noite Dr. Wilson.
Primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog e pelo carinho que responde a todas as duvidas.
Dr. hoje fui ao dentista para uma consulta de rotina, e para fazer limpeza pois a ultima limpeza foi a 6 meses.
Dr. eu tenho 26 anos e nao sei lhe dizer o que e uma dor de dente. Em fim hoje com a ida ao dentista ela disse que eu precisava fazer um canal no 1 molar direito superior, pois no ultimo fim de semana comendo pipoca caiu uma lasquinha mas minuscula do mesmo, mas Dr. foi muito pequeno mesmo eu acredito que somente uma resina sei la ja resolveria, mas em fim ela disse que precisava fazer esse canal, e foi feito mas Dr. ela fez o canal sem fazer R X, isso e normal? Eu estou com o curativo e vou retirar o mesmo na quinta- feira 31/10 e finalizar o procedimento, Dr mas eu nao estava sentindo absolutamente nada de dor, como eu relatei acima eu nunca senti DOR DE DENTE, eu vi relatos de pessoas que fizeram canal por que faltavam ficar loucos de dor, e nao meu caso. E por nao bastar ela disse que eu tinha que extrair meus 4 siso, que segundo ela 3 estao com uma pequenina carie, mas Dr. Wilson meus siso nunca me deu trabalho nem mesmo para nascer eles nasceram direitinho nem DOEU, eu consigo ate passar o fil dental nos 4, eu usei aparelho odonto. por 4 anos e retirei faz 3 anos, quando eu estava fazendo o tratamento odonto, um outro dentista disse que nao precisava extrair os siso ate por que nao iria atrapalhar no tratamento e ele ressaltou ( em time que esta ganhando nao se mexe) rsrs. e estou com eles ate hoje. Se e que tem mesmo essa pequena carie que ela diz ter embora quando eu pedi para ela me mostrar onde era eu nao consegui visualizar a mesma. Dr. pelo amor de DEUS, tira essa duvida eu to preocupada, sera que tinha necessidade de fazer isso tudo? e eu posso ter problema com esse dente que foi feito o canal ou com os dentes vizinhos? eu posso ter dor nos dentes depois de ter passado por isso? E eu nao estou sentindo absolutamente nada, nenhum desconforto, e como se eu nao tivesse feito nada so to sentindo um gosto esquisito na boca fora isso ta tudo ok.
E Dr. eu vou procurar outro dentista para ver se tem mesmo essa suposta carie, e se caso tenha ele pode ser restaurado em vez de extrair? Eu irei na quinta feira finalizar isso aqui, pois ja esta pago, e eu posso ta pedindo o RX pra ela pois e um direito meu ne?
Bom Dr. eu lhe agradeco, por esse espaco. ( desculpa pela falta de assentos, e letras indevidas no texto e por que o TC do not esta em ingles e eu nao consigo mudar) rsrs
Desde ja muito obrigada!
Deus lhe abencoe..
Desejo sucesso na sua carreira.
Ha onde fica seu consultorio?
Rondynelly Borges
PREZADO DR, PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE SE PODER TIRAR MINHA DÚVIDA FICAREI GRATO, POIS A UNS 7 ANOS SOFRI UM ACIDENTE DE MOTO E TRAUMATIZEI OS 2 PRIMEIROS DENTES INCISIVOS SUPERIORES, ELES ESCURECERAM, E MIM FALARAM Q EU TINHA D FAZER UM CANAL, PORÉM COMO NÃO TINHA CONDIÇÕES NA ÉPOCA, AI FUI DEIXANDO O TEMPO PASSAR, ELES NÃO DOÍAM , ATÉ QUE A UM MÊS ATRAS COMECEI A SENTIR FORTES DORES NESSES DENTES Q FALEI, PRINCIPALMENTE NO INCISIVO SUPERIOR ESQUERDO QUE A DOR IA ATÉ A GENGIVA SUPERIOR, AI FUI AO DENTISTA, FIZ RADIOGRAFIA, E A DENTISTA INDICOU Q TINHA Q SER FEITO UM CANAL DE IMEDIATO NOS DOIS DENTES EM QUESTÃO, COMEÇAMOS A SESSÃO AI O RESULTADO FOI O SEGUINTE:
1. SESSÃO: COMEÇOU A DESAPARECER A DOR, PORÉM SE APERTASSE A GENGIVA SUPERIOR SENTIA-SE COMO SE ESTIVESSE INFLAMADA;
2. SESSÃO: A DOR DOS DENTES DESAPARECEU, PORÉM AS VEZES FICA PALPITANDO BEM POUQUINHO DENTRO DO DENTE E SE APERTAR A GENGIVA DO DENTE INCISIVO SUPERIOR ESQUERDO ELA DOE;
3. SESSÃO E ÚLTIMA:, FOI FEITO PELO DENTISTA EXPLIQUEI P ELE Q AINDA TINHA DOR A CIMA DO DENTE NA GENGIVA SE EU APERTASSE , E ELE FALOU Q IA DESAPARECER COM O TEMPO, QUERIA SABER SE É VERDADE?, SE TENHO QUE TOMAR MAIS ANTIINFLAMATÓRIO, OU PROCURAR UM ESPECIALISTA, MIM ORIENTE DR., POIS ESTOU MUITO PREOCUPADO, ESPERO RESPOSTA URGENTE, OBRIGADO PELA ATENÇÃO, ABRAÇOS……………
RENATO
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
A recuperação virá com o tempo. Pelo seu relato, as dores estão diminuindo gradativamente. Aguarde mais alguns dias!
Melhoras!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
A recuperação virá com o tempo. Pelo seu relato, as dores estão diminuindo gradativamente. Aguarde mais alguns dias!
Melhoras!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O limiar de dor varia de uma pessoa para outra. Há pessoas que sentem dores horríveis e outras não relatam incômodo algum, embora isso não seja comum em dor dental.
Acredito que ela tenha feito um atendimento de urgência (e não um canal), segundo os seus relatos. Fica impossível dizer se era necessário ou não realizar o procedimento, visto que é necessária uma avaliação clínica.
A extração de terceiros molares tem indicações.Dê uma lida no post sobre terceiros molares.
Quanto à radiografia, todo o tratamento pode ser discutido entre o cliente. e o dentista, até mesmo para que se crie uma confiança no tratamento em questão. Converse com ela sobre o assunto.
Há o endereço do meu consultório no início do site.
Boa sorte!
Anônimo
É o seguinte, ano passado eu quebrei meu dente, o último antes do ciso e ficou o nervo exposto. Como vou ao dentista regularmente não tive problemas, não tinha nenhuma cárie e ele só fechou o buraco. Mas me disse que como era muito estreito, a massinha poderia cair. Então a uma semana e meia atrás eu senti uma dor aguda quando fui tomar água gelada, fui olhar e lá estava o buraco de novo. Ele só dói quando tomo água muito gelada ou mecho com palito de dente no buraco, mas passa logo depois. Como me mudei da minha cidade pra estudar e não conheço nenhum dentista confiável aqui para fazer o tratamento decidi esperar até este sábado e ir consultar com meu dentista. O problema é que a dois dias atrás quando fui olhar com uma lanterna, percebi que logo abaixo do buraco tem uma mancha preta, não muito grande e fiquei muito preocupada. A mancha não dói e nem nada, nem quando eu mecho mas mesmo assim acho que é uma cárie. Então fiquei com muitas dúvidas e ficaria grata se você me ajudasse a esclarecer. Primeiro, será que a mancha pode ser de outro fator que eu não saiba e não ser uma cárie? Fiquei muito tempo com o nervo exposto, 1 semana e meia? Vou ter que fazer tratamento de canal? A mancha pode ter aparecido por eu não tratar logo o meu dente, ou ela estava antes ali e eu não percebi? Essas são minhas principais dúvidas. Adoraria que me ajudasse, pois me preocupo muito, sempre cuidei muito bem dos meus dentes, eles são muito sensíveis e mesmo quando estão saudáveis sinto um pouco de dor ao tomar água gelada, por isso nunca fui muito fã de procedimentos, pois sinto dor muito fácil. Agradeço muito se me ajudar! Bárbara Schirmer
Anônimo
Oi Dr.Wilson A um mês eu começei o tratamento de canal mais ontem a massinha caiu e eu só vou no dentista segunda feira tem algum problema fica com o dente aberto sem a massinha?? eu corro o risco de perde meu dente???
Leandro Rodrigues Chaves
Dr. Wilson, boa tarde. Tive que correr pra emergência, onde foi verificado a necessidade de tratar o canal no 2º molar, e foi feito um curativo. Além de usar a broca, a Dra. usou um objetivo pontiagudo e flexível com a ponta em forma de cone, depois fez como se fosse uma raspagem interna. Ao sair esqueci de perguntar a ela. Com base no que observei, é possível que ela já tenha removido a polpa? Pergunto isso porque se o dentista onde eu for tratar o canal tiver uma outra opinião, de que não parecia ser necessário, se ela a polpa já tiver sido removida, aí não tem mais como evitar o canal, certo?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Se já foi iniciado o canal, é importante terminá-lo e não há mais retorno. A limpeza do canal se dá com limas (veja na postagem acima).
Boa sorte no tratamento!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O ideal é que o dente permaneça fechado, para evitar infecções e fraturas dentais.
Procure seu dentista o quanto antes!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
A dor a estímulos externos (no exemplo citado, a água) é natural, visto que a dentina está exposta e é composta por nervos.
A mancha preta localizada na cavidade pode ser dentina esclerosada, que é uma defesa do dente! Mas se a mancha preta será isso ou não, somente seu dentista de confiança dirá.
Boa sorte!
Anônimo
Olá, bom dia!!
Meu nome é Janderson, sou de Criciúma Santa Catarina.
Após tratar de 4 canais no dente 46, na quarta, foi tranquilo para dormir e acordar na quinta para ir trabalhar… Porém no trabalho fiz muita força física (descuido por minha parte), começou a doer daí comprei nimesulida, então na noite de quinta para sexta não dormi a noite toda, e pela manhã de sexta já estava com inchaço, fui liberado, liguei para minha dentista onde ela me receito Paracetamol e Amoxilina, além da nimesulida q já estava tomando, ao chegar em casa fui dormir um pouco para compensar a noite perdida, e ao acordar a a tarde meu rosto tava mais inchado ainda…. Acredito que isso tudo aconteceu devido ao meu descuido por fazer força física, ao invés de repouso. Nossa próxima sessão daq a duas semanas. Pergunto:
– Esse inchaço tende a passar?
– Será que ouve hemorragia?
– Buchejo com malva (chá natural) ajuda na infecção?
– É necessário furar o curativo novamente?
Agradeço sua atenção e dedicação ao feedback passado aqui a todos!
Abraço Sucesso!
Bruna
Prezado Dr Wilson,
Terminei um canal ha 8 dias (no dente de baixo ao lado do siso). O tratamento foi realizado em 4 idas ao dentista, porém a ultima só para restaurar o dente, entretanto a dentista não tirou nenhum raio-x, ela errou? É possível fazer isso? Ainda estou sentindo uma dor quando mastigo em cima do dente, ou coloco a língua. Estou muito preocupada será que terei que refazer o canal? Posso ter que tirar o dente???
Desde já muito obrigada,
Bruna.
Mineirinha
Prezado Dr. farei um canal amanhã no dente 45 pelo convênio da odontoprev, mas todos que conheço dizem pra eu fazer o tratamento particular, pois há diferença de material usado entre particular e convênio! O que o senhor acha?
Robson Alessandro Cruz Fernandes Bi
Olá Dr.
Faz 70 dias que estou tratando uma sinusite no seio maxilar, no transcorrer do tratamento comecei a sentir dores no ouvido esquerdo que e constante quase que o dia todo. Meu otorrino disse que essas dores no ouvido não tem nenhuma relação como a sinusite. Como tenho ATM procurei um bucomaxilar que pediu um tomografia que ainda estou esperando o resultado. Nesse mesmo período procurei minha dentista, pois o meu maxilar esquerdo está com um leve inchaço. Pensei que poderia ser canal, minha dentista tirou raio-x dos meu dois último dentes do lado esquerdo da parte de baixo onde o maxilar está inchado mas não apareceu nada, ao bater no penúltimo dente senti um leve desconforte. Ela retirou a obturação que possuo nesse dente e ao chegar na polpa senti dor. Ela fechou novamente o dente e pediu para eu aguardar para ver a evolução da dor. A sensibilidade nesse penúltimo dente da parte de baixo e esquerda da boca deu uma leve aumentada. Não sei o que fazer será que pode ser mesmo canal, mesmo sem estar aparecendo no raio-x. Esse inchaço no maxilar e a dor de ouvido pode ter relação como o canal.?
Lara Beatriz..
Boa noite, fiz um tratamento de canal no segundo molar há mais ou menos 2 meses. Mas agora comecei a sentir uma leve dor dentro do dente e uma pressão nele. A dor não é constante e não é muita. Pode ter dado algum problema no canal?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Existe uma possibilidade sim!
Entre em contato com seu dentista o quanto antes!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Pode ter uma relação sim, mas só uma avaliação para confirmação dos caso.
Converse com seu dentista sobre o assunto.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Os problemas que sei sobre endodontia por convênio é a disponibilidade de vaga, uma vez que pouquíssimos dentistas fazem canal por convênio.
Eu também indicaria particular se a demora para marcação fosse grande.
Boa sorte.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
Na realização da restauração do dente, não é necessário uma nova radiografia, visto que ela já foi tirada durante o tratamento de canal.
A sensibilidade pode ocorrer, mas cessa com poucos dias.
Boa sorte.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Geralmente o tratamento é local (abrindo o dente) e sistêmico (com medicações.
Seu rosto em breve voltará ao normal. Volte ao dentista o quanto antes.
Anônimo
Oi Dr. Tenho agulhadas nos dentes do fundo quando mordo, já abri os dentes duas vezes o dentista não encontrou nenhuma cárie. Mas cada vez dói mais. Oque fazer?
Adriana Silva
Boa noite dr essa tarde fui ao dentista a principio para fazer uma medicação mais quando ele abriu disse q não dava pra trata pois o dente estava morto. Então ele colocou umas agulinhas e dpois colocou uns bastões brancos. Colocou um curativo e disse que o íamos fazer canal. Gostaria de saber se o tratamento d canal vai doer pois agora não sinto nda. Obrigado
monitlp
Estou fzendo tratamento de canal.da segunda vez que fui ao dentista ele mexeu muito e ficou dolorido nao dormi a noite.Ele nao passou nada , entao eu comprei diclofenaco e ibuprofeno 600.Como a dor passou comi chocolate e no otro dia acordei com o rosto deformado, tem alguma coisa haver??
Melissa Caldas
Oi Dr.Wilson,gostaria de saber se pode ocorrer de mesmo fazendo uma radiografia panorâmica não conseguir visualizar a cárie e só "saber" de sua existência quando surge a cavitação. Obrigada! =]
Anônimo
Dr. Wilson
Passei por tratamento dentário ano passado, extrai todos os sisos e fiz
um canal no dente no segundo molar do arco inferior. Faz 3 meses que terminei o tratamento e já voltei ao dentista pois a restauração do dente q fiz canal havia trincado. O dentista retirou toda a e colocou um curativo. e pediu q eu remarcasse a consulta pois perdi uma parede do dente. O dente ficou em formato de c ao contrario. ele falou que vai ter que utilizar um arco para poder restaurar o mesmo. Fiz um canal e depois perco uma parede do dente.Dr e comum isto acontecer ? Houve erro do dentista ao fazer este tratamento?
Anônimo
Dr Wilson,
Há dois anos comecei a apresentar sensibilidade no primeiro molar inferior e procurei a minha dentista que disse ser necessário trocar a restauração. Como tenho um limiar de dor muito baixo ela fez uma anestesia troncular ,mas mesmo anestesiada não foi possível retirar um pedaço da restauração antiga pq a dor era insuportável(só em um lado do dente). Ela resolveu deixar esse pedaço e usar um curativo na parte que conseguiu retirar. Nunca tinha tido pavor de dentista,mas fiquei traumatizada com o que passei, imaginando que nunca mais uma anestesia iria funcionar,pois tinha ficado com metade do rosto anestesiado,a lingua sem controle e e mesmo assim o dente doeu. Por conta do medo, levei seis meses com o tal curativo até ter coragem de voltar. Tomei nova troncular e dessa vez consegui aguentar até o final,embora sentindo um certo desconforto. A dentista me disse que o dente estava bem e que a restauraçao era rasa(longe da polpa) e que não apresentaria mais problema. Só que a sensibilidade voltou,em menor grau,mas voltou. Sentia dor ao comer alimentos duros tipo amendoim e só de um lado do dente. Doía bastante quando passava o fio dental entre esse dente e pré-molar.
Mas por pavor de sentir dor durante o tratamento,fui levando e mastigando do lado oposto. Mas depois de um ano,comecei a ter dor fortíssima espontânea e procurei outro dentista,contando o meu pavor de tratar por medo da anestesia não funcionar.
Ele fez uma anestesia usada em cirurgia(dito por ele) e funcionou perfeitamente.Fez a limpeza e colocou um curativo pra depois iniciar o canal.No momento estou completamente sem dor e conseguindo mastigar sem problema.
Minha pergunta é a seguinte: vou viajar daqui há um mês e preferia fazer esse canal na volta e com maior tranquilidade. Se esse curativo for mudado,será que posso viajar assim sem risco de ter dor durante a viagem?
Desculpe o texto tão longo e agradeço sua atenção,Barbara
Anônimo
Bom dia Dr. Wilson,
Iniciei o tratamento de canal dia 26/03/14 (quarta-feira) no dente inferior (segundo molar, acho que é esse o nome), ouvi quando o dentista falou que ia colocar um curativo (uma massinha branca). Desde então o dente parou de doer (estou tomando antibiótico e anti-inflamatório).
Estava mastigando no lado contrário do canal, mas devido a um dente muito sensível passei a mastigar com cuidado e delicadeza no mesmo lado do canal. Hoje percebi que o curativo está afundando, como se estivesse entrando dentro do canal (dá até para notar o buraco aberto em razão do procedimento, modelado no curativo).
O retorno para a continuação e conclusão do canal está marcado para os dia 15 e 22 de abril.
Gostaria de saber se esse curativo resiste até o dia 15/04 (mesmo que eu só mastigue do lado contrário daqui por diante) ou devo voltar lá imediatamente para reforçar o mesmo?
Depois do tratamento passei a escovar os dentes 5 vezes ao dia. A escovação pode ter causado o afundamento do curativo?
Pergunta boba: Pesquisei na internet e não encontrei uma resposta satisfatória. Posso pegar peso? (p.s – o dentista que me atendeu não fez nenhuma restrição, sair de lá dirigindo normalmente) Em outras palavras, achei poucas informações (na internet) sobre os cuidados e/ou restrições (se houver) durante ou pós tratamento.
Desde já agradeço.
Atenciosamente Pâmela Rabelo
Luma OLIVEIRA
Olá Dr. Wilsson fiz um canal mas não cheguei a terminar por falta de condições financeiras e agora depois de 1 ano começou a nascer uma carne de dentro do dente, vou perder meu dente? e as vezes doi bastante.
jardel possatti
ola boa noiteee !…
Fiz uma meu dente molar quebrou numa parte inferior a direita no lado ! o dentista limpou tirou todas as caries .. colocou maçinha ou seja restaurou ! porèm 1 mês depois ele começou doer do nadaa e uma dor insuportavel ! voltei ao consultòrio ele fez raio x e nao constatou nadaa .. ele disse pra min comprar uma sensodyne comprei e useii mais ainda sofro de dorr latejandoo e começou a inchar ao lado delee e surgindo umas paradinhas brancas o que devo fazer ? um canal ! ? não aguento mais doutor!
Anônimo
Oii eu tenho um canal q esta sendo tratado só q a dentista entrou em férias e fiquei mais de mês sem mexer agora eu estou com uns dentes da frente inchados queria saber se pode ter alguma relação? Preciso por aparelho e a pasta ja esta até pronta só q este inchaço na parte inferior nao dimiui ja fiz limpeza e tudo mas nada faz diminuir queria saber se poderei colocar o aparelho?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado(a) paciente,
O blog passou por problemas na plataforma bem como na atualização das postagens e comentários. Por esse motivo, passei algum tempo sem responder as dúvidas. Desde já peço desculpas pela ausência. As dúvidas serão respondidas, mesmo que se tenha passado um bom tempo.
Já te orientaram a procurar um endodontista (dentista de cana)?
No aguardo.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado(a) paciente,
O blog passou por problemas na plataforma bem como na atualização das postagens e comentários. Por esse motivo, passei algum tempo sem responder as dúvidas. Desde já peço desculpas pela ausência. As dúvidas serão respondidas, mesmo que se tenha passado um bom tempo.
O tratamento é feito sob anestesia! Pode ir sem medo!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado(a) paciente,
O blog passou por problemas na plataforma bem como na atualização das postagens e comentários. Por esse motivo, passei algum tempo sem responder as dúvidas. Desde já peço desculpas pela ausência. As dúvidas serão respondidas, mesmo que se tenha passado um bom tempo.
Com o alimento, provavelmente não. Mas essas intercorrências podem ocorrer. Procure seu dentista o quanto antes e me de um feedback sobre o assunto.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado(a) paciente,
O blog passou por problemas na plataforma bem como na atualização das postagens e comentários. Por esse motivo, passei algum tempo sem responder as dúvidas. Desde já peço desculpas pela ausência. As dúvidas serão respondidas, mesmo que se tenha passado um bom tempo.
É bem possível, porque a radiografia panorâmica não mostra detalhes na estrutura dental, diferente da radiografia periapical (pequena, feita no consultório dentário), que mostra detalhes da estrutura dental.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado(a) paciente,
O blog passou por problemas na plataforma bem como na atualização das postagens e comentários. Por esse motivo, passei algum tempo sem responder as dúvidas. Desde já peço desculpas pela ausência. As dúvidas serão respondidas, mesmo que se tenha passado um bom tempo.
Para realizar o tratamento de canal, há necessidade de fazer um acesso a ele, que inclui também a remoção da cárie. Isso pode ocasionar um enfraquecimento da estrutura dentária.
Em outras palavras, isto pode ocorrer e não se trata de um erro profissional!
Boa sorte!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado(a) paciente,
O blog passou por problemas na plataforma bem como na atualização das postagens e comentários. Por esse motivo, passei algum tempo sem responder as dúvidas. Desde já peço desculpas pela ausência. As dúvidas serão respondidas, mesmo que se tenha passado um bom tempo.
Bom, sua viagem já foi feita. E provavelmente você não deve ter sentido incômodo, embora o interessante seja terminar o tratamento de canal primeiro.
Dê-me notícias sobre seu caso.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado(a) paciente,
O blog passou por problemas na plataforma bem como na atualização das postagens e comentários. Por esse motivo, passei algum tempo sem responder as dúvidas. Desde já peço desculpas pela ausência. As dúvidas serão respondidas, mesmo que se tenha passado um bom tempo.
O curativo não apresenta a resistência de uma restauração definitiva, e por esse motivo, não é recomendado fazer esforço mastigatório no local, todavia a higiene DENTAL deve ser feita normalmente.
Aconselho terminar o tratamento antes de realizar esforços.
Dê-me notícias sobre seu caso.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado(a) paciente,
O blog passou por problemas na plataforma bem como na atualização das postagens e comentários. Por esse motivo, passei algum tempo sem responder as dúvidas. Desde já peço desculpas pela ausência. As dúvidas serão respondidas, mesmo que se tenha passado um bom tempo.
Isso já é um sinal de que a situação ficou mais grave. Procure os serviços públicos ou faculdades públicas!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado(a) paciente,
O blog passou por problemas na plataforma bem como na atualização das postagens e comentários. Por esse motivo, passei algum tempo sem responder as dúvidas. Desde já peço desculpas pela ausência. As dúvidas serão respondidas, mesmo que se tenha passado um bom tempo.
Aparentemente, é uma sintomatologia de comprometimento da polpa dentária. Converse com seu dentista sobre o assunto.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado(a) paciente,
O blog passou por problemas na plataforma bem como na atualização das postagens e comentários. Por esse motivo, passei algum tempo sem responder as dúvidas. Desde já peço desculpas pela ausência. As dúvidas serão respondidas, mesmo que se tenha passado um bom tempo.
O tratamento de ortondontia só poderá ser iniciado quando a saúde bucal estiver em perfeitas condições, do contrário a ortodontia pode até agravar o caso.
Anônimo
DR WILSON
estou com problemas com meu dente o primeiro pré molar estava cariado fui ao dentista e ela me disse que precisava tratar canal mas o meu dente nao doia esperei doer ate q começou dores fortes e inchou todo meu rosto fui ao dentista ele abriu o dente para sair a invecçao fiquei de voltar pra tratr o canal mas se passou algum tempo. Agora voltei ele me disse q o dente esta perdido tenho que extrai e fazer inplante disse que o canal pode durar pouco nao tenho condiçoes de fazer o implante e tambem nao qro extrair o dente.
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Este é o problema em tratar logo no período recomendado pelo dentista: a situação pode piorar.
Se o dentista é de sua confiança e já diagnosticou que o dente está perdido, realmente não há muito o que se fazer.
Caso não tenha condições, veja se no seu município há alguma faculdade que preste serviços de saúde bucal.
Boa sorte.
Unknown
Doutor em minha boca tem um dente que acima dele na gengive fica dolorido e quando aperto sai um pouco de sangue, eu passo fio, sempre uso enchaguante bocal,mas mesmo assim ele fica dolorido e uma manchinha vermelha na gengive. Oq devo fazer ?
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezado,
Pode ser várias coisas, desde uma gengivite até um abscesso dentário.
Procure um dentista o mais breve possível!
Franciele
Dr. Meu dente já era pra ter fechado o canal, deste quinta feira 26/11 só que estava doendo. Ela limpou colocou medicamento e colocou o curativo. Mas não estou aguentando de tanta dor, mas e quando vou mastigar.
Já tomei paracetamol e não melhora!! O que pode ser ,estou ficando com medo ��
Uma amiga minha falou, que ou o dente esta inflamado, ou esta com bactéria, q o dentista teria que passar um antibióticos pra matar a bactéria.
Meu dentista deve passar algum antibiótico?
Anônimo
Olá Dr, muito obrigada pela matéria, bastante esclarecedora. Eu faço duas higienizações por ano, lavo correctamente e passo o fio todos os dias, mesmo assim na mina última consulta de higienização tive de tratar duas cáries em dois molares. A Dra me falou que eram pequenas e não tinham atingido a polpa mas que se doesse teria de fazer desvitalização. Acontece que não tenho dor espontânea, mas por vezes ao mastigar certos alimentos mais duros sinto uma dor ajuda que passa logo assim que alivio a pressão no dente. Também doí um pouco quando tento introduzir o fio no meio desses dois dentes. Estes restauros foram há um mês. É normal sentir isso? Quanto tempo devo esperar até consultar minha dentista? Muito grata pela sua atenção. Sara
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O fato de não ter dor espontânea já é um bom sinal! Seguindo o que a dentista falou, (cáries pequenas) é possível que tenha alguma fala na restauração, que pode ocorrer!
Converse com sua dentista o quanto antes!
Dr. Wilson Correia Júnior
Prezada,
O primeiro passo do tratamento é remover sua dor! Que medicação vai ser utilizada depende do estado em que se encontra o dente, isto é, se há inflamação apenas ou inflamação ou infecção .
Se o incômodo persiste, aconselho procurar seu dentista o quanto antes!
Boa sorte!
Samuel
Doutor, fiz .canal porque tinha sensibilidade a quente e a frio
Já faz mais de seis meses, sentia uma leve dor de ouvido, mas já melhorou. Agora continuo sentido tipo um choque no dente quando mastigo e quando cutuco o dedo ou o cabo do garfo. O que pode ser?
Wilson Correia Júnior
Prezado,
Seria interessante reavaliar o tratamento de canal que foi realizado.
Anônimo
Boa tarde Dr Wilson,
Muito boa sua explicação a respeito do Tratamento de Canal.
Li os comentários dos colegas e seu feedback para ver se alguma das dúvidas poderia ser parecida com a minha.
Iniciei um tratamento de canal, e mesmo com a radiografia em mãos, quando o dentista abriu meu dente ele teve uma surpresa (molar superior nº26), uma raiz estava necrosada e as outras duas ainda estavam vivas. Não havia sinal de sangramento nenhum e nem mau cheiro.
Minha dúvida é se isto é normal de ocorrer?
E o procedimento correto é tirar todas as polpas das três raizes, mesmo estando vivas (2)?
Abraços
Anônimo
Ola doutor estou com i dente 36 aberto e sinto um gosto muito ruim estou sentindo como se ele estivesse inchado tirei rx e nao esta inflamado o q eu faço ele esta me incomodando muito e eu quero fazer a extração antes q o pior acontece tambem estousentindo dor de ccabeça o q seria mas aconselhavel a extração ou o canal e como é feita a prevenção do dente qntes de fazer canal. .
Angela Pinto
Fiz uma limpeza onde o dentista desgatou minha coroa do ultimo dente ,que eu não sentia nada deixando o canal aberto .Segundo ele não dá para fechar pois teria que trocar optando para um implante. Tem como recuperar essa coroa ?
Wilson Correia Júnior
Prezada,
Não entendi sua pergunta! O dente está perdido ou não (segundo a dentista)?
Wilson Correia Júnior
Prezada,
Sempre opte por salvar o dente, caso haja esta possibilidade!
Converse com seu dentista sobre o assunto.
Wilson Correia Júnior
Prezada,
Pode ocorrer sim! E o tratamento é feito em todas as raízes (e canais) já que é um sistema de canais radiculares. Se uma estiver comprometida, todo sistema é afetado!