Hoje à noite, passou na TV uma reportagem muito interessante sobre associação entre as bactérias da periodontite e as doenças do coração. Abaixo, a notícia sobre o assunto.
Bactérias da periodontite podem chegar ao coração
É que a ciência começou a perceber que muitos doentes do coração tinham um problema em comum: a periodontite, também conhecido como doença periodontal ou piorréia (nome popular), é uma inflamação que atinge a gengiva e que pode levar à perda dos dentes a partir da destruição do osso que dá suporte aos dentes.
Os sintomas da doença se manifestam lentamente. Podem levar um ano para aparecer. Os mais comuns são: sangramento da gengiva, úlceras – ferimentos entre os dentes – e dor. Mas o maior estrago provocado pela periodontite o paciente não sente nem vê.
O periodontista José Fernando de Oliveira, pesquisador da Unicamp, que trabalha em Salvador, investigou essa ligação.
Na pesquisa que realizou com 180 pacientes cardíacos, veio uma surpresa. “Nós observamos que os pacientes que têm a cardiopatia tinham duas a três vezes mais problemas periodontais do que os grupos que não tinham a doença coronariana”, explica.
E a bactéria pode ir parar no coração, provocando inflamação nas artérias. A medicina ainda não considera oficialmente a periodontite um fator de risco para doenças do coração.
Mas os estudos continuam, e os especialistas recomendam: é melhor prevenir, cuidando da higiene da boca com uma escovação correta.
Não custa, é simples, e o resultado pode ajudar a sua auto-estima e o seu coração.
Fonte: G1
Leia mais sobre a doença periodontal e suas repercussões na saúde clicando aqui!
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.