Recentemente, apareceram diversas denúncias de “dentistas” que exerciam a profissão ilegalmente. Em outras palavras, charlatanismo na Odontologia.
No charlatanismo, Indivíduos que atuam de maneira ilícita, colocando em risco a saúde do cliente, que muitas vezes não sabe identificar se o profissional realmente é apto, do ponto de vista legal, para atuar naquela profissão.
Em alguns estabelecimentos, a Odontologia é exercida por indivíduos de nível médio, que possuem apenas o curso técnico, se passando por profissional odontólogo. muitas vezes despercebidos pelo cliente.
Quanto mais longe da capital, maior a dificuldade de fiscalização ao charlatanismo, logo maior a chance de se encontrar os famosos “charlatões”.
O conselho regional de odontologia apresenta, para cada estado, um site no qual você pode obter informações sobre a legalidade de atuação do profissional. Vamos utilizar o exemplo de Pernambuco com meu nome, por ex.:
Como mostra na foto abaixo, há uma opção na qual você pode localizar profissionais:
No campo nome, você digita o nome do profissional que realizou a consulta. Você pode completar as informações, como colocar o nº do CRO ou o estado no qual ele exerce. Deixo claro que há necessidade da colocação dos dados completos. Um nome apenas, por ex., ocasionará em várias ocorrências:
No fim, todos os dados sobre o profissional aparecem, como na tela abaixo:
Caso dentista seja registrado, aparecerá esta tela com todos os dados. Se na sua cidade não possua este tipo de sistema, procure o CRO para saver mais informações sobre o profissional que atendeu, caso haja dúvidas quando à legalidade do profissional que prestou o atendimento.
É importante salientar que somente o Dentista está apto a realizar os procedimentos inerentes à saúde bucal.
Para os demais profissionais que fazem parte da equipe, os trabalhos devem ser realizados sob supervisão do dentista. No site do CRO, você pode encontrar o manual de saúde bucal, aonde pode encontrar a atribuição de cada participante da equipe do dentista.
É importante a participação da população para combater este tipo de prática. Caso haja certeza de que o indivíduo não é devidamente registrado para exercer a profissão, denuncie.
É comum a prática de baixos preços por parte destes “profissionais”, mas levando em consideração que eles muitas vezes não estão capacitados para executar tal procedimento, a relação custo – benefício vai por água abaixo.
A continuidade do atendimento por parte deste indivíduo pode colocar em risco desde sua saúde bucal até a sua vida.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.