Olá pessoal.
A cárie dentária é uma doença multifatorial que pode acometer qualquer pessoa. Se não tratada, pode ocasionar danos à estrutura dental que vão desde uma pequena cavidade à perda dentária. Esta situação influencia negativamente na capacidade mastigatória, bem como na estética do sorriso.
Contudo, alguns tipos de cáries podem ser bem agressivos, provocando a perda rápida do dente, dependendo de outros fatores, é claro. Uma dessas é a cárie de mamadeira. Para que não haja dúvida no assunto, é importante saber, de maneira geral, como se dá o processo carioso. Caso não tenha lido o post sobre cárie dentária e sua repercussão na saúde bucal clique aqui.
árie de mamadeira
O aspecto clínico inicial da cárie de mamadeira é observado pelo aparecimento e manchas brancas e costuma acometer primeiramente os dentes anteriores superiores. Contudo, não necessariamente uma mancha branca é considerado início de cárie. De qualquer forma, o indicado é procurar um dentista o quanto antes.
Nesta hora, os microorganismos se desenvolvem mais facilmente, formando a placa dentária, que se não tratada, formará uma lesão cariosa. Como já vimos no post sobre dentes de leite, a camada de esmalte da dentição decídua é muito fina, sendo transpassada facilmente pela cárie, ocasionando seu progresso rápido.
De uma maneira bem simples de se dizer, cárie de mamadeira nada mais é do que um tipo de cárie bem agressivo que acomete as crianças menores de três anos. Nesta faixa etária, é comum o acometimento por lesões cariosas. Além disso, muitas mães não estão cientes do que um simples hábito noturno pode causar na saúde bucal da criança. É bastante comum a ingestão noturna de leite nesta fase. E com bastante açúcar!
Contudo, durante o sono, ocorre diminuição no reflexo de deglutição da criança e do fluxo salivar. Sabemos que a saliva tem função importante no combate da cárie dentária. Quando há diminuição da mesma, a defesa natural diminui.
Por mais que seja uma dentição temporária, é importante a manutenção dos dentes de leite n cavidade bucal, porque eles tem a função de “guiar” o dente permanente para o correto espaço de erupção, além de outras funções.
Leia mais sobre dentes de leite clicando aqui.
Apesar de se achar que a quantidade ingerida é importante, na verdade a frequência de ingestão é o grande problema. A ingestão do alimento com frequência associado à higiene bucal deficiente contribuem para o aparecimento da cárie de mamadeira. Muitas vezes é a própria mãe que “acostuma” a criança com este hábito que pode ser nocivo.
Como evitar a cárie de mamadeira
De certa forma, é relativamente fácil prevenir o aparecimento deste tipo de cárie:
Evite adoçar mamadeiras ou chupetas. Ele para de chorar, mas em troca de muitas cáries futuramente,
Tente não criar este hábito na criança;
Nos alimentos sólidos, dê preferência aos naturais e não aos industrializados, que podem conter açúcar;
Higienize os dentes da criança logo após as refeições;
Visite regularmente o odontopediatra.