Bom dia pessoal!
Vamos discutir hoje sobre um aparelho que parece não ter muita importância, mas pode fazer uma GRANDE diferença no futuro: os mantenedores de espaço.
O mantenedor de espaço como o nome já diz tem por objetivo “manter ou preservar” um determinado espaço na arcada dentária quando há uma perda precoce de um dente de leite.
A figura abaixo mostra de maneira clara o que ocorre quando há uma perda dentária precoce do dente de leite e não há preservação do espaço. Os dentes adjacentes tendem a se inclinar para “fechar o espaço”.
Caso não tenha lido o post sobre dentes de leite, clique aqui para ficar por dentro do assunto.
Uma das frases que mais escuto dos pais quando levam seus filhos para o consultório:
” Mas é só um dente de leite Doutor. Não vai nascer um novo depois?”
A perda de um dente de leite deve ocorrer de maneira natural, isto é, de acordo com a cronologia de erupção dentária, os dentes vão “caindo”.
Por que manter os dentes de leite na boca? Veja abaixo alguns motivos já explicados neste blog:
A – Papel importante na mastigação dos alimentos. A ausência pode dificultar a mastigação dos alimentos, prejudicando a digestão e absorção dos nutrientes;
B – Atuam como “guia” dos dentes permanentes, “guardando” aquele espaço para os dentes permanentes, promovendo a correta posição de erupção dentária. A extração precoce (cedo) pode provocar perda deste espaço, dificultando ou até impedindo a erupção dos dentes permanentes;
C – Desempenham papel na fonação (articulação das palavras), uma vez que há o contato nos dentes para formação das palavras. Tal fato pode gerar a dificuldade de fonação, fazendo com que a criança tenha dificuldade de se expressar foneticamente, sendo muitas vezes necessária a intervenção do profissional fonoaudiólogo;
D – Prevenção contra hábitos deletérios. Um exemplo clássico disso é quando uma criança perde o incisivo decíduo (foto ao lado) e tende a “brincar” com aquele espaço interpondo a língua, succionando o dedo, etc. Tais costumes podem gerar problemas, como a mordida aberta, que muitas vezes são corrigidos através do tratamento ortodôntico.
A vantagem dos mantenedores de espaço é a manutenção do espaço, logo, visando prejuízos futuros, a recuperação da função mastigatória deste espaço (mantenedor funcional) e com um custo acessível.
É importante mencionar que nem sempre a perda de um dente de leite necessita de um mantenedor de espaço. O estudo da idade cronológica da erupção dos dentes permanentes associado com exames radiográficos são fundamentais para o correto planejamento.
Há dois tipos de mantenedores: os removíveis e os fixos.
Os mantenedores de espaço removíveis são aparelhos passivos que se estendem nas regiões nais quais ocorreram perdas dentárias precoces. Não tem somente a função de preservar os espaços ausentes, mas também de recuperar a função mastigatória (foto ao lado).
Para melhor entendimento, digamos que é uma prótese para criança, na qual todos os cuidados de higiene devem ser mantidos.
Observe que há dentes artificiais que substituirão temporariamente aquele espaço ausente, preservando o espaço ausente e recuperando a capacidade mastigatória, já que há dentes neste tipo de mantenedor.
A desvantagem deste aparelho é que necessita da cooperação do cliente, ou seja, ele tem que usar para que o efeito desejado seja alcançado.
O mantenedor de espaço fixo também tem a função de preservar o espaço, impedindo que os dentes adjacentes “andem” e ocupem este espaço. A grande vantagem é de não necessitar da colaboração do cliente, visto que o aparelho é cimentando. Há vários tipos de mantenedores fixos:
A banda alça (foto abaixo) é utilizada para preservar os espaços na região posterior. É um aparelho de fácil confecção, boa durabilidade e fácil higiene.
É importante que o arco seja suficientemente largo para permitir a erupção do dente permanente sem que haja necessidade de remoção da banda. A desvantagem deste aparelho é que não há recuperação da função, visto que não há um “dente” para recuperar a função mastigatória.
O mantenedor de espaço funcional estético fixo segue o mesmo objetivo do funcional removível, mas é cimentado em dentes de apoio. Neste caso (foto), ocorreu a recuperação do espaço dos centrais superiores.
As perdas dentárias precoces dos dentes de leite podem ocasionar prejuízos consideráveis no oclusão, dentre elas a falta de espaço para a erupção dos dentes permanentes. Hoje em dia, estes aparelhos apresentam custos bastante acessíveis e podem prevenir meses de tratamento ortodôntico para recuperar o espaço perdido.
Os tipos de mantenedores de espaço devem ser indicados de acordo com o fator idade e o fator de cooperação. De maneira geral, em crianças com pouca idade utilizamos os dispositivos fixos, e os removíveis para crianças com melhor entendimento quanto ao uso do aparelho e higienização.
Marina Feliciano
muito bom!!
bem explicado!!!