Continuando com a sessão de dúvidas comuns no consultório, falarei de algo bastante questionado: colocação da banda do aparelho dentário (mais conhecido como anel do aparelho).
No atendimento do dia a dia, os clientes me perguntam: quando o sr. vai colocar a banda do aparelho dentário?
Ou quando o paciente é de outro dentista, ele questiona o motivo pelo qual não foi colocado a banda do aparelho dentário ainda. A resposta é a mesma para ambas as situações: Já foi colocada. Só que não da maneira como você conhece! Então, vou explicar de maneira simples e objetiva.
A banda ortodôntica (ou anel do aparelho dentário), de maneira geral, nada mais é do que uma banda metálica utilizada na ortodontia, de diversos tamanhos, que compõe o aparelho dentário, com um tubo nela soldado. Vamos seguir as fotos abaixo:
1. Banda do aparelho dentário propriamente dita:
2. Tubo ortodôntico de Soldagem
3. Máquina de solda (para soldar o tubo ao anel)
4. Banda ortodôntica com o tubo soldado
O resultado final disso é a banda pronta para uso pelo dentista. Em outras palavras, este é o anel do aparelho dentário que vocês conhecem.
Um tubo soldado em uma banda metálica, que será cimentada no dente. Só que há outra maneira de fazer isso, que é pouco conhecida entre os clientes, mas amplamente usada na ortodontia.
O que gera muitas dúvidas nos clientes, em relação à colocação ou existência do anel, é que nós, dentistas, também temos a opção de colar o tubo diretamente no dente do cliente (foto abaixo).
Eu mesmo utilizo isso. E escuto bastante as perguntas: vai colocar quando o anel do aparelho dentário? Este faz o mesmo efeito? Por que não senti dor alguma?
Via de regra, a função deles é a mesma. Obviamente que as bandas são utilizadas em outras funções, variando conforme a necessidade do caso. A figura abaixo mostra exatamente o que expliquei acima. Um dente com a banda e o outro com o tubo diretamente colado no dente:
A banda do aparelho dentário é largamente utilizada principalmente porque dificilmente ela “quebra” ou se desloca do dente, diferente do tubo, que apresenta um maior índice de queda. Do outro lado, a simples colagem do tubo diretamente no dente elimina uma fase bem desconfortável para o cliente, que é a colocação dos elásticos separadores (foto ao lado).
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.