Uma pergunta que escuto com frequência: a radiação odontológica (Rx do dentista) faz mal? Então, vamos às respostas.
A radiação odontológica é emitida pelo aparelho de Rx do dentista (foto abaixo), que é um item praticamente indispensável em consultório odontológico, principalmente quando se quer investigar algum problema de maneira mais detalhada.
Trata-se de um exame complementar de suma importância para o auxílio do correto diagnóstico. Vamos utilizar dois exemplos que justificam o uso do Rx: cárie dentária e tratamento de canal:
O diagnóstico de cárie dentária se dá, na maioria dos casos, pelo aspecto clínico do dente, ou seja, ele apresenta sinais e sintomas (dor de dente) que sugerem ou indicam a presença da lesão cariosa em um determinado dente.
Porém, há casos em que é necessária uma análise mais aprofundada do caso. Por exemplo, para saber a profundidade da cárie, quantos dentes estão envolvidos, se há ou não proximidade com o nervo do dente, etc. A foto abaixo mostra uma cárie em atividade entre dois dentes, possivelmente comprometendo ambos.
Para o tratamento de canal do dente, o uso do aparelho de Rx do dentista passa a ser obrigatório, uma vez que não é possível visualizar o interior do canal a olho nu, bem como obter as medidas necessárias para o tratamento da raiz.
Bom, então vamos à resposta: a dose de radiação odontológica utilizada pelo aparelho de Rx do dentista é muito pequena para causar algum malefício à saúde do cliente. Claro que, se for usada de forma excessiva, pode gerar problemas no futuro. Além disso, durante o exame radiológico do dentista, o cliente faz uso de um avental de chumbo, promovendo a proteção contra a radiação.
Outro ponto importante é que, no processo de regularização do consultório odontológico, é solicitado o laudo do departamento de energia nuclear do município ou região, justamente para averiguar se há algum problema na emissão de radiação por parte do aparelho de Rx, bem como o local mais seguro aonde o mesmo ficará situado.
No caso das gestantes, embora se saiba que a dose de radiação é muito pequena para causar malefícios, sem falar das proteções utilizadas, opta-se geralmente por não fazer durante o período gestacional, salvo casos em que os benefícios superam os riscos.
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus amigos!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço!
Wilson Correia Jr.